Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/05/2021 às 13h10min - Atualizada em 16/05/2021 às 14h21min

Turma da Mônica Jovem, 3º Série: uma nova janela do Mônicaverso

Edição 52 da Segunda Série marca o início da trajetória de mudanças na coleção, que se configura como uma entre tantas “janelas” do Mônicaverso

Letícia Nunes - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte : Maurício de Sousa Produções | Panini Comics / Reprodução : Facebook (@turmadamonicajovemoficial)

A coletânea brasileira de gibis criada pelos Estúdios Maurício de Sousa, a Turma da Mônica Jovem (TMJ), publicada pela primeira vez em agosto de 2008, encaminha-se para o lançamento da Terceira Série da revista, que será desenvolvida a partir do último volume da Segunda Série, edição 52, intitulada "A Volta da Yuka".

A informação foi divulgada através das redes sociais oficiais da editora responsável em realizar a distribuição do mangá para as bancas, a Panini Comics, que estruturou a estratégia de divulgação da nova série a partir da revelação online das seis páginas prévias da revista de estreia.

Os leitores puderam conferir as primeiras imagens da Terceira Série a partir das hashtags #TMJ3 e #EncontreAsPaginas, que foram incluídas na publicação feitas nos perfis do Instagram e Twitter da TMJ e Panini Comics.



Outros cinco jornalistas e influenciadores também fizeram parte da ação de marketing, contribuindo para a divulgação da revista através do compartilhamento de algumas das páginas prévias da nova edição em seus perfis pessoais, sendo eles: Fernando Caruso, Samir Naliato, Load Comics, Fora do Plástico e Nerd Bunker.

Em release enviado para a imprensa, a editora Panini Comics define a edição 52, que encerra a Segunda Série da coleção, como um volume essencial para o início da nova temporada, visto que as páginas prévias divulgadas nas redes sociais para divulgação estarão também, inclusas na nova edição.

 

“Unindo duas séries em uma só revista, o roteiro gira em torno de um inimigo que chega para libertar a bruxa Yuka das Quatro Dimensões Mágicas. O evento mudará tudo o que se conhece [no universo da Turma da Mônica Jovem] e irá agitar a vida de todos no bairro do Limoeiro. O que será que vem por aí? ”, diz trecho do release da edição "A Volta da Yuka".


A partir da promessa de uma nova perspectiva sobre a Turma da Mônica Jovem, garantida pelos Estúdios Maurício de Souza e pela editora Panini Comics com a Terceira Série, considera-se que a edição 52, "A Volta da Yuka", representa o primeiro passo da jornada de mudanças na coleção, que se configura por si só, como uma entre tantas “janelas” do Mônicaverso.


O PONTA PÉ: A ABERTURA DA NOVA JANELA
O mangá Turma da Mônica Jovem (TMJ) chegou às bancas como uma releitura da Turma da Mônica Clássica. Os quatro amigos (Mônica, Cebola, Magali e Cacão), apresentados em traços artísticos semelhantes aos encontrados nos mangás japoneses, encontram-se com 12 anos, vivenciando dilemas típicos da pré-adolescência em contextos cotidianos e fantasiosos, envolvendo vilões e organizações secretas (DI.NA.MI.CA).

O volume de estreia da Primeira Série, intitulada “Eles Cresceram!”, introduz o leitor ao Universo Turma da Mônica Jovem com uma viagem entre às Quatro Dimensões Mágicas, gerenciadas pela Rainha Yuka, que possui domínio sobre os artefatos místicos responsáveis por abrir o Portal do Tempo, que intermedia a passagem entre as dimensões.

Com a missão de reunir os quadros artefatos místicos do Portal do Tempo, após a Rainha Yuka ser liberta pelo Poeira Negra da caixa mágica, guardada no Museu de História Natural do Limoeiro, em que ela estava aprisionada por 400 anos, o quarteto – Mônica, Cebola, Cascão e Magali –, iniciam uma aventura no espaço-tempo, em que enfrentam diferentes vilões e superam demais desafios para, então, retornarem a rotina de antes.  

Para abarcar a complexidade da estória que se inicia a partir do primeiro volume da Primeira Série da TMJ, foram necessários três volumes. No entanto, as aventuras não se limitaram a trilogia. Pois, ao longo da série, foram abordados outros submundos relacionados a Turma Jovem, que aparecem conforme a cada nova edição. Estas se revelam ao leitor como passos do amadurecimento dos personagens, que transparecem gradativamente nos quadrinhos com a “roupagem” dos 15 anos.

 
Em exemplo, pode-se citar o 37º volume da Primeira Série, intitulado “Um Mundo Diferente”. Na edição, a narrativa é guiada por Astronauta e Xabéu, que espiam universos paralelos que abrigam diferentes realidades possíveis para a Turma do Limoeiro. Entre elas, a opção inversa do contexto comum abordada na série.

A estória perpassa em um cenário em que Cebola – neste caso, manipulador, grosseiro e Dono da Rua –, depara-se com um perseguidor, que lhe atormenta com bilhetes maldosos referentes a sua dislalia. Com isso, no intuito de desvendar a origem dos recados, Cebola inicia uma jornada de autos e baixos, a qual termina enfrentando a si mesmo após se reconhecer como o seu próprio vilão.
 
"Passei esse tempo todo tentando compensar alguma coisa! Pensei que fosse o meu defeito de fala... Mas, ela você! Ela a sua falta! Tudo telia sido difelente se você estivese aqui! Não quelo pelder você de novo, Mônica!", diz Cebola ao se reconciliar com Mônica nas páginas 118 e 119 da edição 37, "Um Mundo Diferente", Primeira Série.
Por fim, o criador do Mônicaverso, Maurício de Sousa, explica que a proposta da edição é incentivar uma reflexão sobre os “Eus” de um indivíduo, indicando a importância de olhar para dentro de si mesmo e conscientizar-se sobre as possibilidades que surgem a cada nova decisão diante de uma escolha.
 
“Quantos Eus eu posso ser? Ou ter sido? Ou serei? Parou um pouco pra pensar? Você se conhece bem como é. Como foi a sua vida, suas vitórias, seus desencantos. E sem dúvida se recorda muito bem dos momentos cruciais em que teve que escolher um caminho novo. Após suportar alegrias, tristezas, arrependimentos, compartilhamento”, trecho do "Fala Maurício!" da edição 37, “Um Mundo Diferente”, da Primeira Série.
Logo, considerando essa observação, vale ressaltar que, no volume 37, os personagens encontram-se uma faixa etária um pouco mais avançada do que as edições iniciais da Primeira Série, que é perceptível pelos traços que incorporam o visual dos personagens. Um indício sobre a evolução pessoal que eles adquirem no processo de amadurecimento e crescimento.

 
Sendo assim, a medida que a Turma cresce, as preocupações e dificuldades cotidianas mudam, como é abordado na edição 38 da Segunda Série da revista, “Diário de Viagem”. A estória protagonizada por Jeremias aprofunda o questionamento do “Eus”, inserindo-o em um contexto temporal.

Com a ajuda de um experimento feito por Franjinha, Jeremias visita submundos que refletem diferentes futuros possíveis para ele, que se moldam conforme as brechas que surgem entre cada decisão que ele toma. Após deparar-se com os seus diferentes “Eus”, Jeremias percebe que o futuro para qual está destinado é resultado das ações executadas no seu presente.

 
“[...] A vida é um Diário de Viagem! E o futuro estará lá, quando eu chegar! Será um desses ou outros! Melhor não esquentar com isso, então!”, diz Jeremias na edição 38, “Diário de Viagem”, página 119.
Dessa forma, compreende-se que submundos do Universo TMJ são apresentados ao leitor de forma cautelosa, sendo traduzida como questões pessoais que se manifestam conforme a faixa etária dos personagens. Ponto este, que é explorado nos volumes como gancho de identificação entre os leitores e a Turma do Limoeiro, proporcionando crescimento mútuo entre personagens e leitor, que enfrenta as mesmas dificuldades dos protagonistas na realidade que fica fora dos quadrinhos.
 
A LINHA DE CHEGADA: A PASSAGEM PARA UM MUNDO NOVO
Na edição de encerramento da Segunda Série, “A Volta da Yuka”, o quarteto principal da Turma retornam ao ponto de partida ao reencontrarem a Rainha em uma situação semelhante à retratada na edição de abertura da Primeira Série da revista.

No entanto, neste caso, o leitor descobre com os protagonistas que às Quatro Dimensões Mágicas se subdividem em mais outras quatro, sendo elas as quais os personagens se aventuram na intenção de impedir que a Rainha Yuka encontre os artefatos místicos do Portal do Tempo.

Os pontos em comum entre a edição 52 da Segunda Série com os volumes citados anteriormente, é o enfrentamento dos diferentes “Eus” e a multiplicidade do futuro. Pois, a cada revista das séries, os personagens somam aprendizados que os tornam capazes de assumir o controle sobre os seus “Eus”, e também, dos seus futuros.

Com base nisso, na edição 52 da Segunda Série, o quarteto principal embarca em uma jornada dimensional que os convida a ampliar o olhar interno para o que está em volta. A partir disso, percebemos que Mônica, Cebola, Magali e Cascão adquirem consciência sobre o presente, passando a entender sobre como as experiências obtidas até então podem impactar a formação do futuro.

 
Desse modo, ao fim da estória, a Turma do Limoeiro se encontra preparada para viver uma realidade que antes era abordada nas séries da revista como inconscientes ou paralelas, marcando um ponto de amadurecimento dos personagens que abrirá uma nova janela no Mônicaverso, que possibilitará reflexões sobre temas que antes não caberia na fase que se encontravam.

REFERÊNCIAS:
CORDEIRO, Lia. Turma da Mônica Jovem ganha novo estilo com tremenda divulgação. Teoria Geek, 22 de abr. 2021. Disponível em: < https://teoriageek.com.br/turma-da-monica-jovem-ganha-novo-estilo-com-tremenda-divulgacao/ >. Acesso em: 11 de mai. 2021.

LUISA, Ingrid. O plano realmente infalível de Mauricio de Sousa. Super Interessante, 23 de mai. 2019. Disponível em: < https://super.abril.com.br/especiais/o-plano-realmente-infalivel-de-mauricio-de-sousa/ >. Acesso em: 16 de mai. 2021.

MARTINS, Raphael. Turma da Mônica: no Mônicaverso!. Legião dos Heróis, 22 de jun. 2019. Disponível em: < https://www.legiaodosherois.com.br/2019/turma-da-monica-no-monicaverso.html >. Acesso em: 16 de mai. 2021.

NOGUEIRA, Marcelo. Turma da Mônica Jovem será relançada a partir do #1 e personagens ganham novo visual. Universo HQ, 23 de abr. 2021. Disponível em: < http://universohq.com/noticias/turma-da-monica-jovem-sera-relancada-a-partir-do-1-e-personagens-ganham-novo-visual/ >. Acesso em: 11 de mai. 2021.

PROJECT GEEK. Confirmado: edição 52 de Turma da Mônica Jovem traz as primeiras páginas da Terceira Série do mangá. 16 de abr. 2021. Disponível em: < https://www.geekproject.com.br/2021/04/confirmado-edicao-52-de-turma-da-monica-jovem-traz-as-primeiras-paginas-da-terceira-serie-do-manga/ >. Acesso em: 11 de mai. 2021.

SOUSA, M. A. A Volta da Yuka. 2. ed. Baueri: Panini Comics, 2021. 130 p.

SOUSA, M. A. Eles Cresceram!. 1. ed. Baueri: Panini Comics, 2008. 130 p.

SOUSA, M. A. Diário de Viagem. 2. ed. Baueri: Panini Comics. 2020. 130 p.

SOUSA, M. A. Um Mundo Diferente. 1. ed. Baueri: Panini Comcis, 2011. 130 p.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »