20/05/2021 às 17h10min - Atualizada em 20/05/2021 às 16h58min

5 filmes de terror que foram baseados em livros

O gênero tem grandes produções que vieram de obras literárias

Júlia Victória - Editado por Ana Terra

O suspense / terror psicológico A Mulher na Janela entrou para o catálogo da Netflix no dia 14 de maio. Estrelado por Amy Adams, segue Anna Fox, psicóloga que sofre de agorafobia, um transtorno de ansiedade que lhe concede o medo de locais e situações que possam causar pânico. Esse distúrbio faz com que fique isolada em casa. O que resta a Anna é observar os vizinhos pela janela. Em um desses dias, ela acaba presenciando um crime e isso gera uma série de acontecimentos.

Essa produção foi adiada e remarcada diversas vezes, não só por conta da Covid-19, já que estava em desenvolvimento desde 2018. Ela contou com problemas no roteiro, já que teve de sofrer alterações no meio do caminho. A obra não agradou a crítica e só teve 26% de aprovação no site especializado Rotten Tomatoes. A Mulher na Janela é uma adaptação do livro homônimo, lançado em 2018 por Daniel Mallory, que assinou a obra com o pseudônimo A.J. Finn. Como fez muito sucesso na época, foi anunciado que seria transformado em um longa dirigido por Joe Wright.

 

O título da Netflix não é o primeiro a ser adaptado. No universo do audiovisual, diversas narrativas já foram levadas das páginas para salas de exibição. O suspense e o terror têm bons exemplos disso. Confira alguns abaixo:

 

Drácula

O romance escrito pelo irlandês Bram Stoker em 1897, é um dos mais revisitados nas obras cinematográficas. Desde o início do cinema, o Conde sanguinário que se esconde em um castelo na Transilvânia recebe diferentes versões. 

 

Diversos atores já viveram o vampiro nas telas, entre eles: 

 

Bela Lugosi, “Drácula” (1931);

John Carradine, “A Mansão de Drácula” (1945);

Christopher Lee, “O Conde Drácula” (1970)

Gary Oldman, “Drácula de Bram Stoker” (1992).

 

A história ainda estimulou a exploração do tema e a produção de outros longas como “Van Helsing - O Caçador de Monstros”, “Entrevista com o Vampiro”, “Blade”, “30 Dias de Noite” e até séries como “Drácula” da Netflix.

 

O Exorcista

Um dos filmes de terror mais conhecidos do gênero e que causou alvoroço quando foi lançado é baseado no livro de mesmo nome, escrito por William Peter Blatty e publicado em 1971. A obra de Blatty, é inspirada em um caso de exorcismo real que ocorreu em 1949, envolvendo um garoto chamado Robert Mannheim. O filme foi lançado em 1973 e tem como protagonista a jovem Regan MacNeil, que é possuída por uma entidade e tem que ser exorcizada por um padre. O roteiro foi assinado pelo próprio autor.
 
O Bebê de Rosemary 

O thriller psicológico de Roman Polanski foi lançado em 1968. O clássico atraiu fãs tanto pela história quanto pelos eventos estranhos que ocorreram nos bastidores. A produção é conhecida como um dos filmes “amaldiçoados de Hollywood”. A história é baseada em um livro homônimo de Ira Levin, publicado em 1967 e que remonta a narrativa de um casal que se muda para um apartamento e pretende ter um filho, mas fatos estranhos começam a rondar o cotidiano dos dois, principalmente a esposa Rosemary Woodhouse.


O Iluminado

É um dos muitos livros de Stephen King que foi adaptado para o cinema. A narrativa acompanha uma família que se muda para um hotel, após Jack Torrance ganhar um emprego e ter de cuidar do local durante o inverno. Contudo, o lugar possui um passado sombrio e exerce certa influência sob Jack ao longo da estadia. Esse muda o comportamento e passa a oferecer perigo à esposa e ao filho.

 

O livro foi publicado em 1977, três anos depois o diretor Stanley Kubrick decidiu levar a história para o cinema. Apesar de ser considerado um dos melhores filmes e ser lembrado até hoje, a obra não agradou o autor original. Stephen King criticou a maneira com que Kubrick representou os personagens interpretados por Jack Nicholson e Shelley Duvall.

 

O Cemitério Maldito

Este é outro título de Stephen King e entra nessa lista pelo motivo de que o roteiro foi escrito pelo próprio King. Talvez com receio de como outras obras fossem retratadas nas telonas, o autor decidiu escrever o script. A trama é envolta na família Creed, que se muda para uma casa no Maine, Estados Unidos. Logo que chegam, são apresentados a um cemitério de animais localizado em uma trilha nos fundos do terreno, o qual irá mexer com o cotidiano deles. O exemplar foi lançado em 1983 e o filme em 1989.

 
REFERÊNCIAS
10 melhores filmes de terror baseados em livrosGeeks In Actions, 2021. Disponível em: <https://geeksinaction.com.br/index.php/2020/03/23/10-melhores-filmes-de-terror-baseados-em-livros>. Acesso em: 18 de maio 2021.
NESTAREZ, Oscar. 8 melhores filmes de terror baseados em livros. Revista Galileu, 2017Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/09/8-melhores-filmes-de-terror-baseados-em-livros.html>. Acesso em: 18 de maio de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »