Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/06/2021 às 15h37min - Atualizada em 03/06/2021 às 14h57min

Star Trek e as alegorias dos direitos LGBTQIA+ no episódio The Outcast

Lucas Campos - Editado por Ana Terra
Sendo Star Trek uma série sobre o futuro quase perfeito no espaço sideral, é evidente que traga assuntos que hoje são mais comuns. Desde apresentar o primeiro beijo entre uma mulher preta e um homem branco na TV estadunidense nos anos 60 com Star Trek: The Original Series, até contratar atores e atrizes não-binários em Star Trek: Discovery foi um longo caminho, trilhado por diversos debates filosóficos e humanistas, alguns até de cunho econômico. Não é ironia dizer que a série audaciosamente foi onde ninguém jamais esteve e criou o caminho para seus predecessores.

No universo das séries de Star Trek, muitos episódios trabalham as questões igualitárias e dos direitos humanos, mas poucos são tão diretos e pretensiosos como The Outcast (O Excluído, aqui no Brasil, ou deveria ser A Excluída?). Estreado em 16 de Março de 1992, o episódio da quinta temporada de Star Trek: A Nova Geração teve o potencial de se consolidar como um dos mais icônicos episódios da franquia para qualquer jovem LGBTQIA+, mas vejamos até onde esse episódio cumpre sua promessa.

Em O Excluído, a Enterprise é chamada para ajudar uma raça de seres sem gênero chamados de j’naii. Ignorando toda a complexidade tecnológica do espaço do século XXIV, o Comandante Riker (Jonathan Frakes) se envolve romanticamente com Soren (Melinda Culoen), que para a sua própria ruína se identificava como uma mulher. Os j’naii possuíam uma visão diferenciada dos gêneros e condenavam e tratavam essa identificação binária num sistema de cura desalienação da condição. O qual Soren é pega ao fim do episódio, mesmo após uma sequência de discursos tocantes. Mas qual o problema nessas alegorias? Nenhum, exceto que a intenção não alcançou o público esperado.

Sem um conceito muito difundido de identidade de gênero no início dos anos 90, na tentativa de legitimar o público gay, Star Trek acabou por legitimar também o público trans. Soren representava mais que “o público gay”, mas acabava por trazer mais para o peito seus telespectadores transsexuais que podiam se ver na personagem.


Mas nem tudo são flores em O Excluído. Seguindo uma linha bem comum em seu tempo (e mesmo até hoje), personagens LGBTQIA+ parecem não podem ter um final feliz e se desvencilharem da catástrofe que os ronda nas mídias fictícias. Quando Soren é descoberta pelos j’naii, ela é levada para um centro de tratamento, onde dá um belo discurso que praticamente sumariza o episódio e toda a luta da comunidade que representava por compreensão, direitos iguais e liberdade de viver suas vidas. Entretanto, é importante notar que uma tática recorre. Quando há a necessidade de se tratar certos assuntos mais delicados, a série faz uso de sua infinidade de raças alienígenas para ilustrar tal assunto. É difícil imaginar que no século XXIV questões de sexualidade e identidade de gênero ainda fossem complicadas de se compreender como o Riker demonstra ao se perguntar qual pronome usar com Soren. Mas, mais uma vez, apenas um fruto de seu tempo.

Entretanto, no mês do orgulho, é importante se perguntar até onde essa estratégia de terminar histórias LGBTQIA+ num desastre romântico pode chegar? Isso é um traço da realidade ou apenas um traço do que se espera de relacionamentos nessa comunidade? Personagens como Soren não podem ter uma saga em uma busca de compreensão sem que acabe em uma tragédia shakespeariana? Nem mesmo Star Trek e sua visão futurista consegue escapar das rédeas invisíveis da sociedade. Star Trek fez um ótimo trabalho em abraçar as minorias em suas tramas, mesmo que de maneira segura, mas até onde isso justifica a tragédia de Soren?

REFERÊNCIAS
Star Trek's Accidental Transgender Episode, 2018. 1 vídeo (11 min). Publicado pelo canal Jessie Gender. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PQ0xKWGU6b8>. Acesso em: 31/05/2021.
The Outcast. In: Wikipedia, the free encyclopedia. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/The_Outcast_(Star_Trek:_The_Next_Generation)>. Acesso em: 31/05/2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »