Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/06/2021 às 14h00min - Atualizada em 05/06/2021 às 19h25min

Os Eternos | Entenda quem são esses seres nos quadrinhos

Conheça a equipe cósmica que está na Terra desde a criação do homem

Victória Souza - Editado por Ana Terra

Finalmente os refrescos! A Marvel Studios liberou o primeiro trailer dos Eternos. O filme que já está pronto, seria lançado no ano passado, mas devido a pandemia teve sua estreia adiada para este ano. Nessa nova fase, a Marvel irá trazer para as telas a história desses seres que foram criados pelos deuses Celestiais e que estão na terra desde os primórdios.

 

Antes é importante frisar que o universo dos quadrinhos não é seguido totalmente à risca, então não sabemos ainda quais eventos serão inseridos no filme. Outra coisa importante, mesmo sendo desconhecidos para os fãs que nunca leram as histórias em quadrinhos, saibam que lá não é muito diferente. Embora criado nos anos 70 e tendo interação com alguns personagens como os X-mens, na edição de Charles Knauf, os Eternos estiveram ausentes em vários momentos no universo da Marvel Comics.
 

A primeira aparição dos Eternos foi com Jack Kirby, em 1976. Kirby havia deixado a Marvel Comics para trabalhar na DC Comics, e ali ele viu a oportunidade de criar uma nova história de heróis que foram criados por deuses. E foi assim que nasceu a história dos Novos Deuses, com seres imortais e poderosos como o Darkseid, por exemplo. A saga não foi terminada e Kirby voltou para a Marvel. Querendo continuar a ideia, ele resolveu criar os Eternos, que no começo era muito parecido com os Novos Deuses. Vendo que as histórias e alguns personagens eram muito semelhantes aos da DC, a Marvel bateu o martelo e decidiu cancelar os quadrinhos, e mais um vez, Jack Kirby teve sua história incompleta.

Depois de cancelada, os roteiristas Roy Thomas e Mark Gruenwald deram continuidade a obra de Kirby e terminaram alguns pontos que ficaram inacabados. Os Eternos apareceram em Eternals, mais especificadamente, nos quadrinhos de Thor, e depois disso eles começaram a de fato entrar no Universo Marvel, ainda que de maneira mais afastada.

 

Após isso, eles sofreram vários reboots, sendo um deles em 2006, quando Neil Gaiman e John Romita Jr revisaram e recriaram a franquia. Essa franquia é a que melhor define o papel de cada integrante e sua função na terra. Em 2008, Charles Knauf dá continuação dos eventos de Gaiman em Os Eternos: Um Deus Para Matar.

“E NO PRINCÍPIO”...QUEM ESTAVA NA TERRA?

Antes do ser humano aparecer, a Terra era povoada por animais e a presença de vida no planeta atraiu a atenção dos Celestiais. Os Celestiais são seres cósmicos extraterrestres, e embora não haja indícios de sua origem, acredita-se que eles são tão antigos quanto o próprio universo. O poder desses seres age de maneiras diferentes, podendo manipular a matéria e energia em níveis subatômicos.


Dando início a sua missão evolucionária, os Celestiais começaram seus experimentos. Após resgatarem várias espécies de macacos, eles aceleraram suas evoluções de diferentes formas, e assim criou-se três espécies poderosas: Os Deviantes, os Humanos e os Eternos.

Deviantes: São seres totalmente instáveis e destrutivos. Sua estrutura genética é totalmente variável e a cada geração podem adquirir formas diferentes. O propósito dessa espécie é a guerra e o caos. Apesar de mortais, os Deviantes possuem uma longevidade maior que a dos humanos. Esses seres vivem nas profundezas da Terra, criando novas armas para enfrentar os Celestiais.

 

Humanos: Não apresentam variação em sua estrutura genética e vivem entre a guerra e a paz. Foram criados e destinados para evoluir e povoar a Terra. Os humanos tiveram que enfrentar a natureza e os animais, fazendo dali, seu lar.


Eternos: Embora sejam em número menor, os Eternos se assemelham aos deuses e o tempo e a morte não os afetam. Os Celestiais deram a eles a missão de proteger e garantir que os humanos cumpram seu propósito. Eles vivem separados dos outros seres vivos nos cumes mais altos em Olímpia, sempre treinando e aprimorando suas habilidades.
 

Houve uma época em que os Deviantes com suas armas secretas, dominaram os seres humanos e os escravizaram. Quando os Celestiais retornaram para a terra, foram recebidos com hostilidade pelos Deviates e uma grande batalha começou, trazendo ventanias, furacões e tormentos de fogo. Essa guerra gerou uma grande devastação e várias pessoas desapareceram do mapa.
 

Desde então, os Eternos vivem em guerras com os Deviantes para garantir o objetivo de auxiliar na evolução da vida do homem. Eles auxiliaram através da orientação espiritual e aprendizados, sendo eles o cultivo, construção e até mesmo a cultura.

Dentre os poderes dos Eternos estão manipular a energia cósmica. Mas cada membro usa essa fonte de energia de maneiras diferentes e particulares, mas no geral, suas habilidades são as mesmas:

  • Imortalidade
  • Imunidade à doenças e venenos
  • Imunes à temperaturas extremas
  • Regeneração
  • Absorção de oxigênio (permite que eles respirem debaixo d’água)
  • Durabilidade
  • Força sobre-humana
  • Vôo e levitação
  • Projeção de energia e calor
  • Telepatia e controle mental
  • Criação de ilusões
  • Teletransporte
  • Transmutação de objetos
  • Geração de campo de força
  • Transformação em uma entidade psiônica (o Unimente, à partir da junção de três Eternos)

​A unimente é uma estrutura mental em que eles liberam seu potencial por completo. Eles usam essa habilidade quando precisam enfrentar algo extremamente perigoso. Tanto na versão do Kirby quanto na do Knauf, os Eternos formaram a unimente para enfrentar o julgamento dos Celestiais.


Os Eternos
Ainda não se sabe se aparecerá outros integrantes, já que nas HQ’s existem cerca de 100 Eternos, mas a maioria que estão 100% confirmados no filme, são os que protagonizaram grandes situações nos quadrinhos. Confira abaixo quem são eles:

Ikaris (Richard Madden)

Sendo o primeiro Eterno a aparecer nos quadrinhos de Kirby, Ikaris é comprometido com a sua missão em proteger os humanos. No arco de Gaimam, ele é o único Eterno a se lembrar de seu passado quando Sprite/Duende, outro Eterno, decidiu usar os poderes para alterar a realidade e apagar a memória de seus irmãos, transformando todos em humanos como forma de vingança por estar preso em um corpo de criança. Ikaris vai atrás de Makkari que assumiu a identidade de Mark e é um estudante de medicina. Seus poderes incluem, voar, super força e ele pode projetar rajadas de energia cósmica de seus olhos.

Sersi (Gema Chan)

Sersi é a Eterna mais próxima da humanidade. Na edição de Kirby, ao contrário de alguns que viviam em Olímpia, ela morava em Nova York e vivia entre os humanos. Na versão de Gaiman, ao encontrar Makkari, ambos não se lembram que eram um casal no passado, mas sentem uma forte ligação um com o outro. Quando Makkari desperta o Celestial dos sonhos e é o único que pode se comunicar com ele, Sersi é escolhida para proteger Makkari. Quando Ajak, desintegra Makkari e a câmara de ativação - era através dela que os Eternos "ressuscitaram", é quebrada, Sersi se sacrifica para que Makkari volte e o Celestial que havia iniciado a “canção da morte” volte ao seu estado de observação. Seus poderes incluem projeções luminosas e a capacidade de criar ilusões, além de telecinese e teletransporte. Sersi foi uma grande aliada dos Vingadores também.

Thena (Angelina Jolie)

Filha de Zuras, Líder dos Eternos nos quadrinhos, ela tem um caso de eras com o tenente dos Deviantes Kro, em outros arcos, tem dois filhos com ele. Além disso, no arco de Gaiman, em sua versão humana ela trabalha para Tony Stark, desenvolvendo armas e tem um filho chamado Joey que foi possuído e usado como espião dos Celestiais para obter informações. Quando isso é descoberto, os Celestiais destroem a mente de Joey, que depois é ressuscitado pelo Celestial caído Tiamut na continuação de Knauf e se revela como um Eterno na última edição. Thena é a maior guerreira, com ampla experiência em combate.

Ajak (Salma Hayek)

Nos quadrinhos, o personagem é um homem. Ajak nos quadrinhos era o único Eterno capaz de se comunicar com os Celestiais, mas isso muda quando Makkari desperta Tiamut, e o mesmo o escolhe para ser seu comunicador, pois segundo ele, não confia em Ajak. Movido por ódio e inveja, Ajak une alguns Eternos que ainda não se lembravam de sua identidade e de seu passado e provoca um ataque contra Makkari, que é incinerado. Suas habilidades vão desde alto combate corpo a corpo quanto botânica e zoologia.

Kingo Sunen (Kumail Nanjiani)

Kingo desenvolveu habilidades de samurai durante o século VXI. Assim como Sersi, quis viver entre os humanos e aproveitou suas habilidades marciais para se tornar um astro dos cinemas no Japão.

Gilgamesh (Don Lee)

Possuindo força, velocidade e grande resistência, é um dos Eternos mais fortes da Terra. Quando era humano, Gilgamesh estava trabalhando em um circo, na cidade de Goiás, no Brasil.

Sprite (Lia McHugh)

Nos quadrinhos é chamado de Duende e também é um personagem masculino, Embora tenha a aparência de uma criança, possui milhares de anos. Famoso por fazer travessuras e pregar peças o tempo todo, possui as habilidades de telepatia, telecinese, manipulação cósmica e ilusionismo. Foi o responsável por transformar os Eternos em humanos e apagar suas memórias como forma de vingança por nunca envelhecer. 

Phastos (Brian Tyree Henry)

Com grandes habilidades em forjar armas e com tecnologia, Phatos é um tipo de Eterno pacificador, que não gosta de lutar com frequência.

Makkari (Lauren Ridloff)

Makkari é o velocista dos Eternos. Sua função é viajar o mundo armazenando conhecimento sobre os humanos e a Terra. Nos quadrinhos foi escolhido pelo Celestial Tiamut e se comunica constantemente com ele para descobrir a identidade dos outros Eternos que ainda eram humanos e sobre o papel dos Celestiais. Tinha um relacionamento de idas e vindas com Sersi e foi o Eterno que ensinou os humanos a escrever.

Ao contrário dos outros Eternos que se importam com os humanos, Druig os despreza. Capaz de controlar as pessoas com a mente, Druig foi um agente da KGB e se envolveu em política em um país chamado Vorozheika, localizado na Chechênia. Tinha como objetivo, tomar o lugar de Zuras e se tornar líder dos Eternos. Para isso, ele descobriu a identidade de vários Eternos e os manipulava contra o líder.

Cavaleiro Negro/ Dane Whitman (Kit Harington)

Ligado aos vingadores, o personagem não é um Eterno. Ele é sobrinho do Cavaleiro Negro Nathan Garret e, assim como seu tio, é o único que pode empunhar a Espada de Ébano, uma arma amaldiçoada que tem sede de sangue.

Por se tratar de seres que estão na terra desde a Pré-História, é esperado que esse filme responda várias lacunas dentro do universo da Marvel, e um deles pode ser a introdução dos mutantes no MCU. Isso porque quem criou os mutantes foram os Celestiais, que alteraram os genes de alguns humanos para avançar o processo de evolução, criando assim o gene x. O que nos resta agora é aguardar e esperar que a diretora Chloé Zhao nos surpreenda - o que talvez não seja muito difícil, considerando a grande diretora que ela é.

Os Eternos chegam aos cinemas no dia 5 de novembro deste ano.

REFERÊNCIAS:
GAIMAN; N: Os Eternos. MARVEL COMICS. 2006. BOLLERS; K, HIGGINS; M: Novos Eternos: Apocalipse. MARVEL COMICS. 2000.
KIRBY; J: Os Eternos. MARVEL COMICS. 1976. GRUENWALD; M, THOMAS; R: Thor: A Saga Dos Eternos. MARVEL COMICS. 1978.
KNAUF; C, KNAUF; D: Eternos: Para Matar um Deus. MARVEL COMICS. 2008.
THOMAS; D, THOMAS; R: Eternos: Fator Herodes. MARVEL COMICS. 1991.
YUGE; C: Quem são os Eternos nos quadrinhos e como deve ser a adaptação da Marvel Studios. CANALTECH. Disponível em: https://br.financas.yahoo.com/noticias/quem-s%C3%A3o-os-eternos-nos-140000019.html>. Acesso em: 01/06/2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »