Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/06/2021 às 13h24min - Atualizada em 13/06/2021 às 14h17min

Donna Beneviento: Quem é a triste dama de preto do Resident Evil Village?

Letícia Mendes - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Capcom | Reprodução: Google

A dama de preto não aparece nem para contar histórias. Sozinha em seu ateliê de marionetes, Donna Beneviento vive de imaginação e sofrimento, na esperança de um dia reencontrar os familiares que perdeu. 
Numa cordilheira do Leste Europeu, residia a família Benneviento, famosa pela confecção de belas bonecas dos mais diferentes estilos. Para assegurar sua posição de nobreza, mantinham laços com Berengário, uma antiga figura folclórica que dizia fazer parte do processo de colonização da região, com descendentes das famílias Dimitrescu, Moreau e Heisenberg. Tempos mais tarde, seguiram mantendo acordo, mas por um outro denominador comum: Mãe Miranda

Donna, última proveniente de seu nome, sofreu a perda dos pais para o suicídio. Assim que faleceram, a menina desenvolveu forte ansiedade e depressão, isolando-se do vilarejo para se dedicar exclusivamente às suas bonecas. Não se sabe ao certo quando, mas a mãe Miranda, figura misteriosa que procurava um receptáculo para reviver a própria filha, adotou Beneviento. 
A princípio, a implantação do parasita Cadou foi um sucesso, assim como ocorrido com Lady Dimitrescu, mas logo mutações começaram a surgir no organismo da garota em luto. Em seu olho direito, um grande abscesso cresceu, o que resultou na deformação de parte do seu rosto. Beneviento também passou a ter a capacidade de secretar substâncias psicoativas que poderiam induzir alucinações extremas em quem tivesse contato. 
 Além disso, as doenças mentais de Donna se intensificaram de tal modo que ela desenvolveu uma agorafobia severa e uma mentalidade infantil, transferindo-a para as bonecas que, graças ao controle advindo de seus poderes, poderiam se mover, falar, e até mesmo matar. 



 Sol e lua, vida e morte. Angie e Donna Beneviento me completam. A boneca preferida da vilã é quem se faz presente em boa parte do Resident Evil Village. Quando jovem, o pai confeccionou a marionete e a deu de presente para Donna, na infância da filha. Durante o game, Angie aparece em momentos cruciais para a jogabilidade, desde a primeira reunião entre os lordes para decidirem o destino do protagonista Ethan Winters, até a sequência da casa Benevento, onde ela e sua dona podem ser derrotadas. 
O mistério envolto em sua história, bem como toda a atmosfera de terror que ronda a personagem, tornam Beneviento um dos lordes mais interessantes do jogo. Apesar de acreditar que seus momentos poderiam ter sido mais explorados, as partes mais assustadoras e claustrofóbicas carregam grande potencialidade e apavoram os jogadores. A dama que veste luto da cabeça aos pés é sem dúvidas a maior estrela do Resident Evil Village, e merece uma DLC que se aprofunde em sua jornada. 

 





 

REFERÊNCIAS
 

2k. Resident Evil 8 Village - BENEVIENTO (Donna e Angie) - TODAS AS CENAS - Dublado PT-BR. Youtube, 8 de mai de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3A4lkbEakIA. Acesso em: 08 de jun de 2021.

 

MENDES, Letícia. Lady Dimitrescu: Conheça a história da vilã vampiresca do Resident Evil Village. Dicas Jornalismo,  06 de jun de 2021. Disponível em: https://labdicasjornalismo.com/noticia/7696/lady-dimitrescu-conheca-a-historia-da-vila-vampiresca-do-resident-evil-village. Acesso em: 12 de jun de 2021.

 

O Meu Canal de Games. Quem é DONNA BENEVIENTO? Sua Triste História EXPLICADA [Resident Evil Village]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ouz_ktng-l8&ab_channel=OMeu CanaldeGamesOMeuCanaldeGames. Acesso em: 12 de jun de 2021
 

RESIDENT EVIL VILLAGE: 10 CURIOSIDADES SOBRE DONNA BENEVIENTO. FC Games Oficial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WnmNsXAphdU. Acesso em: 08 de jun de 2021

'Resident Evil Village': Vamos falar sobre a fabricante de bonecas Donna Beneviento e sua história trágica. Collider. Disponível em: https://collider.com/resident-evil-village-donna-beneviento-face-expl ained/. Acesso em: 08 de jun de 2021.

 

Resident Evil Village: inspirações e homenagens do game ao terror. Voxel. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/voxel/217345-resident-evil-village-ins piracoes-homenagens-game-terror.htm. Acesso em: 08 de jun de 2021.

 

WIKI. Cálide de Benegário. Disponível em: https://residentevil.fandom.com/wiki/Berengario%27s_Chalice.Acesso em: 12 de jun de 2021.

 

WIKI. Donna Beneviento. Disponível em: https://residentevil.fandom.com/pt-br/wiki/Donna_Beneviento.Acesso em: 08 de jun de 2021

 

WIKI. Ethan Winters. Disponível em: https://residentevil.fandom.com/wiki/Ethan_Winters. Acesso em: 12 de jun de 2021.

 

WIKI. Mãe Miranda. Disponível em: https://residentevil.fandom.com/pt-br/wiki/M%C3%A3e_MirandaAcesso em:  12 de jun de 2021

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »