Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/06/2021 às 22h12min - Atualizada em 12/06/2021 às 22h04min

O gigante legado de Kentaro Miura com Berserk e sua marca deixada no mundo

O mangaká nos deixou, precocemente, aos 54 anos por conta de uma doença no coração

Rayana do Carmo - Editado por Ana Terra

Lembro de ouvir com frequência, quando era menor, dos meus amigos mais velhos, sobre Berserk. A obra era constantemente descrita como algo “pesado” de mais, com sangue de mais e temas adultos demais, genial. 

Engraçado como eu nunca parei para pensar, mesmo anos depois, quando já tinha “idade suficiente” para ler sua obra, como o autor Kentaro Miura era e como andava a sua história genial. Foi só depois de sua partida que eu me deparei com a falta que sua presença e sua genialidade, irá fazer no mundo e nos fãs, que mesmo depois de mais de 30 anos, acompanham a sua obra, infelizmente, inacabada.  

Vivemos em tempos sombrios, onde a incerteza é um caminho que todos estão trilhando ultimamente. Sua morte, precoce, com apenas 54 anos pegou todos de surpresa. O problema que vitimizou o autor foi uma doença no coração, relacionada a hipertensão e que é comum entre pessoas a partir dos 60 anos, mas estranhamente, é um quadro que não apresenta casos em japoneses, algo raro. 

A notícia de sua partida veio a público por meio de sua editora Hakusensha, na conta oficial da obra no Twiter, no dia 20 de maio. Em tradução, a nota diz: 

“O Dr. Kentaro Miura, autor de ‘Berserk’, faleceu em 6 de maio de 2021 devido a uma dissecção aguda da aorta. Gostaríamos de expressar nosso maior respeito e gratidão à arte do Dr. Miura e orar por sua alma”

Conta oficial da obra no Twiter

Conta oficial da obra no Twiter

A revista “Young Animal” que é responsável de vincular a obra, também deixou palavras gentis e saudosistas sobre o autor em um comunicado oficial à imprensa. “A notícia do falecimento repentino de Miura deixou o departamento editorial da Young Animal em profunda tristeza”. Kentaro foi lembrado por todos os funcionários como uma pessoa gentil, brincalhona e que era apaixonado por sua arte. “Nunca o vimos com raiva”, continuou a nota, acrescentando que ele sempre se “divertia como um garotinho”.

O FENÔMENO BERSERK 

Nascido em Chiba, província que fica a apenas 40 quilômetros de Tóquio, Miura começou a escrever sua primeira obra em 1976. Não tardou muito para que ele ficasse conhecido, ao longo dos anos seguintes, por seu estilo de arte composto, principalmente, por violência gráfica, conteúdo sexual e desenhos bem detalhados. Peculiaridades que o fizeram se tornar aclamado não só na comunidade de mangakás no geral, como também por artistas de todo o mundo. 

Mesmo tendo começado bem cedo, foi apenas em 1989, que sua obra mais conhecida e aclamada foi publicada. Berserk foi um divisor de águas, reconhecida como revolucionária dentro da cultura Pop, e reafirmou mais uma vez o estilo da arte de Miura. 

Guts / Reprodução: Critical Hits

Guts / Reprodução: Critical Hits

Ambientado na Europa medieval, a trama gira em torno do solitário Guts, um ex-mercenário e agora um espadachim amaldiçoado que é forçado a vagar sem descanso para sobreviver e buscar vingança. A história também foca em Griffith, o líder de um bando de mercenários, chamado de “Bando do Falcão”. 

Até o momento a obra possui 40 volumes lançados, sem um final previsto. Ela já se tornou um dos mangás mais vendidos de todos os tempos, tendo atingido a marca de 50 milhões de cópias, incluindo versão digital. Além dos mangás, a história foi adaptada para animações.  

Para Yuri Lira, colecionador e fã da obra desde 2007, Miura era “genial! Sua arte era detalhista demais e composta por uma arte crua, mas ainda assim, muito expressiva.” Seu primeiro contato com o mundo criado por Kentaro foi com 14 anos e através do primeiro anime lançado em 1997. “Quando me deparei com esse universo, com essa idade, a primeira coisa que me impressionou foi a violência crua da história principalmente logo no começo. Era uma coisa surreal ver um cara com uma espada gigante matando monstro num mundo medieval” explica o fã.

Depois de se impressionar com o anime, Yuri decidiu partir à procura dos mangás para continuar a acompanhar a história, já que a adaptação do anime não ia muito longe. “Logo após terminar o anime eu fui correndo atrás do mangá que na época era lançado pela Panini mais que já tinha algumas edições bem raras de achar” 

Por conta das dificuldades em conseguir algumas edições, Yuri só foi começar sua coleção em 2014, sete anos depois de conhecer a obra de Kentaro. “Infelizmente deixei passar, porque eram impossíveis de achar alguns volumes de mangá. A colecionar mesmo eu comecei em 2014 quando a Panini publicou a obra, e tenho todas as edições lançadas” completa com orgulho. 

Coleção de mangás Berserk Panini. Foto: Arquivo pessoal de Yuri

Coleção de mangás Berserk Panini. Foto: Arquivo pessoal de Yuri

Ao longo dos anos de coleção e consequentemente o seu amadurecimento como fã, Yuri foi tendo novas percepções da obra de Kentaro, mostrando que a história vai muito além da violência explícita. “Primeiro que mostra várias formas de lidar com traumas, cada personagem central lida com os traumas de uma forma. O autor também trata de redenção.” Explica Yuri. 

Por conta de seu trabalho, Kentaro Miura foi homenageado em 2002 com o prestigiado Prêmio Cultural Japonês Osamu Tezuka. 

A influência de Berserk 

Berserk é uma obra feita em um estilo de Ficção Sombria. Mesmo que Kentaro não tenha sido o primeiro a usá-la, ele se junta ao seleto autores que fazem uso dela, como H. P. Lovecraft, Anne Rice (As Crônicas Vampirescas), Stephen King (A Torre Negra) e Neil Gaiman (Sandman), entre outros. 

A mistura de roteiros macabros, seu traço refinado e elementos de impactos deu tão certo, que Berserk teve uma influência definitiva em outras obras. 

As referências mais óbvias ao trabalho de Miura são vistas em jogos de videogames, como Dark Souls, Bloodborne e Final Fantasy. 

Em Dark Souls, elementos como o visual gótico e alguns recursos, são facilmente comparados com a obra de Miura. Os mais fáceis de localizar incluem Godo/Andre of Astora e as armaduras usadas por Bazuso e Siegmeyer of Catarina, e os Wheel Skeletons. 

Bloodborne traz inspirações em Berserk quando olhamos para os personagens. A referência vem no visual do caçador que lembra muito o apóstolo Irvine.

O design do caçador de Bloodborne é bem semelhante ao de Irvine. Foto: Reprodução/Hakusensha/Shueisha/ Kentaro Miura/ Dark Horse Comics/FromSoftware/Sony Interactive Entertaiment

O design do caçador de Bloodborne é bem semelhante ao de Irvine. Foto: Reprodução/Hakusensha/Shueisha/ Kentaro Miura/ Dark Horse Comics/FromSoftware/Sony Interactive Entertaiment

Seguindo para Final Fantasy, mesmo com a franquia tendo sido lançada antes do mangá de Berserk, em 1987, foi apenas nos anos seguintes que a inspiração veio, marcando mais uma vez a influência de Kentaro na cultura Pop. 

Uma das mais óbvias é a Buster Sword de Clound Strife, protagonista de Final Fantasy VII. Além da aparência, o manuseio delas são similares, usando apenas uma mão. 

Foto: Reprodução/Hakusensha/Shueisha/ Kentaro Miura/ Dark Horse Comics/Square Enix / Meio Bit

Foto: Reprodução/Hakusensha/Shueisha/ Kentaro Miura/ Dark Horse Comics/Square Enix / Meio Bit


Futuro de Berserk

Infelizmente Berserk não foi finalizado. O autor, em uma entrevista ao Animate Times, comentou que já estava planejando um final para a obra. “Tenho planejado começar o arco final muito em breve. De agora em diante, estou pensando em terminar sem expandir a história mais do que o necessário", revelou Miura. Com isso vários fãs debatem como será agora após a sua morte. 

Pouco depois do anúncio oficial do falecimento de Kentaro, o assistente de Miura, publicou em sua rede social um tweet indicando se esforçar para dar continuidade à obra. “Sim, vou dar o meu melhor” em tradução. Mesmo com essa indicação, o mangá se encontra em hiatus temporário, sem data para voltar a ser produzido.

REFERÊNCIAS

FUTAKI, Larissa. BERSERK: ASSISTENTE DE KENTARO MIURA INDICA QUE MANGÁ PODE CONTINUAR. IGN. Março, 2021. Disponível em: <https://br.ign.com/berserk/89628/news/berserk-assistente-de-kentaro-miura-indica-que-manga-pode-continuar>. Acesso em: 10 de Junho de 2021.

GOGONI, Ronaldo. BERSERK E A MARCA DEIXADA POR KENTARO MIURA NOS GAMES. Terra. Maio, 2021. Disponível em: <https://www.terra.com.br/gameon/berserk-e-a-marca-deixada-por-kentaro-miura-nos-games,31c71eaa319fe8af9d565b6be4493bdcs2z1wy3d.html>. Acesso em: 10 de Junho de 2021.

LONGJI, Li. KENTARO MIURA, AUTOR DE ‘BESERK’, MORRE AOS 54 ANOS. Ambrosia. Maio, 2021. Disponível em: <https://ambrosia.com.br/astros/kentaro-miura-autor-de-berserk-morre-aos-54-anos/>. Acesso em: 10 de Junho de 2021.

MORRE KENTARO MIUR, AUTOR DO MANGÁ ‘BERSERK’, AOS 54 ANOS. Olhar Digital. Março, 2021. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2021/05/20/cinema-e-streaming/morre-kentaro-miura-autor-bersek/>. Acesso em: 10 de Junho de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »