Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/06/2021 às 08h44min - Atualizada em 21/06/2021 às 08h55min

‘Cyberpunk 2077’ de grande promessa à grande dor de cabeça

Danilo Santos - Editado por Fernanda Simplicio

Em 2012, a desenvolvedora de jogos CD Projekt Red anunciou que estaria trabalhando em um jogo com temática futurista/ cyberpunk, e jogabilidade mesclando com o famoso GTA (Rockstar Games) e a campanha RPG do famoso bruxo Geralt de The Witcher (CD Projekt). O que deixou a comunidade gamer eufórica e na expectativa para o que viria a ser o maior game do estúdio. Porém, Cyberpunk 2077 só teve seu desenvolvimento iniciado em 2016, devido ao lançamento de 'The Witcher: Wild Hunt' um ano antes. O que atrasou a desenvolvedora, que não podia fazer dois jogos tão complexos em tão pouco tempo.

Lançado em dezembro de 2020 para PS4, Xbox One, Google Stadia e Microsoft Windows, Cyberpunk 2077 é um jogo eletrônico de gênero RPG de ação em primeira pessoa que conta a história de V, um mercenário que vive na badalada Night City. Uma megalópole em mundo aberto cheia de intrigas por poder, cores vibrantes e ruas cheias de gangues, policiais, pessoas bio modificadas e pessoas "normais”. Você irá viver em uma distopia altamente tecnológica nesse universo futurístico, onde só as lendas entrarão para a história e ficarão conhecidas para sempre nesta cidade viva. Seja você um nômade, mercenário ou corpe, as opções variam de acordo com suas escolhas ao longo da campanha.






A cereja do bolo veio da "Matrix"
Além disso, o jogo conta com a presença ilustre do ator Keanu Reeves, que interpreta um vocalista e terrorista, chamado Johnny Silverhand. Isso ajudou ainda mais a instigar os jogadores a adquirir o jogo, já que uma campanha de divulgação massiva que foi feita desde a revelação do segundo trailer durante a E3 2018. Jogada que continuou funcionando muito bem durante os meses seguintes, e, principalmente após o lançamento do terceiro e último trailer, que contou com a presença do ator durante a conferência da Xbox, apresentando algumas novidades do jogo e interagindo com o público presente. Além de liberar uma gameplay de 15 minutos do jogo. Confira abaixo:






Problemas?!
Com o anúncio do lançamento para 16 de abril de 2020, tudo corria bem, e Cyberpunk 2077 era um forte concorrente ao Goty. Pois já era um dos jogos mais aguardados dos últimos anos, junto de The Last Of Us II. Porém, as coisas começaram a sair do planejado quando o primeiro comunicado de adiamento do game foi divulgado, mudando sua data para setembro de 2020, depois novembro e finalmente no dia 27 de outubro a CD Projekt Red comunicou que o jogo seria oficialmente lançado em 10 de dezembro. O motivo informado pela desenvolvedora foi de que era um desafio muito grande disponibiliza-lo para a atual geração, a nova geração e PC ao mesmo tempo, já que a maioria de seus funcionarios estavam trabalhando remotamente em casa. Embora o jogo estivesse completamente pronto, era necessário manter o controle de qualidade final, para que não houvessem problemas durante a gameplay. Mas, foi o suficiente para que muitos jogadores e analistas ficassem com um pé atrás.

A maior preocupação da desenvolvedora, acabou sendo seu maior problema. Já que o jogo ao ser lançado veio repleto de problemas na redenrização, crashes, glichs e bugs, personagens e itens desaparecendo ou atravessando paredes durante as missões, entre outros problemas técnicos duramente criticados que atrapalhavam o desempenho dos jogadores durante a gameplay. Houve também casos de ataque epilético em jogadores com epilepsia fotossensível durante missões onde era preciso utilizar a "neurodança", devido as luzes vermelhas e brancas do aparelho apresentado no jogo para visitar memórias. Isso foi trabalhado de imediato pela desenvolvedora que trocou as luzes para que os casos não se repetissem.




Logo vieram as queixas de que o desempenho do jogo no Playstation 4 e o Xbox One estavam péssimas. Problema esse que foi criticado por diversos sites que suspeitavam que os próprios produtores do jogo esconderam o verdadeiro estado dele para as duas plataformas. Deixando apenas a nova geração (Playstation 5, Xbox Series e PC) com uma qualidade melhor ao que era esperado. Isso fez com que a CD Projekt Red emitisse um pedido oficial de desculpas para os jogadores destes consoles que se sentiram lesados por terem adquirido o jogo na pré-venda ou que obteram o jogo em mídia física, sem saber do verdadeiro estado dele. E seguiram dizendo que se fosse necessário, os jogadores poderiam pedir o reembolso, mas isso não era possível, pois não foi feito nenhum acordo entre Microsoft ou Sony para realizar o retorno financeiro. 

Em 20 de dezembro, a própria Sony liberou o reembolso total do jogo para jogadores dos consoles PS4 e PS5, e imediatamente retirou Cyberpunk 2077 da Playstation Store, até que todos os erros fossem corrigidos pela CD Projekt. O que levou a uma queda enorme nas vendas do jogo em menos de uma semana do seu lançamento, devido as insatisfações reportadas por problemas técnicos envolvendo o jogo.
 

Ainda há esperança? 
Apesar disso, Cyberpunk 2077 foi o jogo com mais pré-vendas da história, com 8 milhões de cópias. Superando o recorde de Grand Theft Auto V - GTA V(Rockstar Games) que tinha 7 milhões anteriormente. Cyberpunk 2077 atingiu mais de um milhão de jogadores simultaneos na Steam, durante seu lançamento, e superou o jogo anterior da desenvolvedora CD Projekt Red  'The Witcher 3: Wild Hunt'.



Contando com três patches que corrigiram diversos erros reportados por jogadores de todas as plataformas, o jogo agora respira um pouco melhor e a gameplay se torna mais fluída para quem está com o controle na mão. Coisa que era impossível hà sete meses atrás, durante seu lançamento. A última atualização saiu nesta quinta-feira, retirando gliches e bugs e corrigindo alguns erros na jogabilidade. A atualização também conta com um comunicado da própria desenvolvedora, dizendo que o jogo retornará para o Playstation 4 e Playstation 5 nesta segunda-feira (21).

Atualmente você encontra o jogo por menos de 50 reais em lojas de departamento ou lojas autorizadas de revenda. Já a mídia digital, dependendo do site o preço pode variar. Porém, não permanece tão caro para quem quiser adquiri-lo. Este é o momento ideal, se você não quer gastar muito com jogos.





Cyberpunk 2077 é um jogo que contém uma história muito rica e bem contada durante as várias horas de tela. Com personagens carismáticos e totalmente bem desenvolvidos, junto de diversas missões principais, secundárias (essas que se interligam muito bem ao jogo principal) e serviços que você pode fazer para ganhar experiência e os "edinhos" (dinheiro do jogo) para se dar muito bem ou muito mal em Night City. Os gráficos, apesar dos problemas no lançamento não fazem muita diferença atualmente, pois foram "consertados" com os patches lançados. Após algumas horas de jogo, você se acostuma com um bug aqui ou ali, porém, quase não são mais perceptiveis. A promeça de ser inovador e trazer uma nova era para os games foi bem desenvolvida. Também nos dando uma breve visão do que nos aguarda para o futuro, seja em questão de tecnologia, meio ambiente, financeiramente ou como poderá ser a própria sociedade corporativa do mundo imperialista. Você pode falar o que quiser de Cyberpunk 2077, menos que ele não entrega em sua principal função... Entreter os jogadores durante horas e horas na imersa e incrível Night City.

REFERÊNCIAS:

SÉRVIO, G. CD Projekt prevê lucro recorde graças às vendas de ‘Cyberpunk 2077’. OLHAR DIGITAL, 19 de abr. de 2021. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2021/04/19/games-e-consoles/cd-projekt-preve-lucro-recorde-gracas-as-vendas-de-cyberpunk-2077/>. Acesso em: 06 de jun. de 2021.


MONTEIRO, R. Cyberpunk 2077: veja as maiores polêmicas envolvendo o game até agora. TECHTUDO, 27 de dez. de 2020. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/12/cyberpunk-2077-veja-as-maiores-polemicas-envolvendo-o-game-ate-agora.ghtml>. Acesso em: 06 de jun. de 2021.


COUTINHO, B. Cyberpunk 2077 não será adiado novamente. IGN BRASIL, 26 de nov. de 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 de jun. de 2021.

CAMILO, A. 'Cyberpunk 2077' ganha atualização de 30 GB; é a última antes de voltar para a Playstation Store. GIZ MODO, 17 de jun. de 2021. Disponível em:
. Acesso em: 17 de jun. de 2021.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »