Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/06/2021 às 08h03min - Atualizada em 27/06/2021 às 08h48min

Podcasts com temas do universo geek para você conhecer

Sobre assuntos diversos, conteúdos em áudio tiveram um grande boom nos últimos tempos

Mayra Cardozo - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Teletronix / Reprodução: Google
Os podcasts são uma forma de conteúdo que tem feito muito sucesso nos últimos anos - apenas no Brasil, 34,6 milhões de pessoas consomem esses programas de áudio, de acordo com dados de um levantamento feito pela Associação Brasileira de Podcasters em 2020.

Com o boom na demanda desse tipo de conteúdo durante a pandemia de Covid-19, a produção de podcasts também aumentou nesse período. Dessa forma, existem cada vez mais opções de programas de áudio, que apostam nos mais diversos temas para conquistar públicos específicos.

A cultura geek, por exemplo, é muito explorada nesse formato – existem até podcasts sobre sagas ou séries específicas. Assim, se você é fã de filmes, séries, animes ou qualquer outro conteúdo desse universo, pode conseguir achar uma enorme quantidade de programas de áudio sobre os temas que ama.

Conheça a seguir alguns desses podcasts (brasileiros e internacionais) com temáticas relacionadas ao universo geek:

NerdCast
 
Quando se fala de podcasts sobre o universo geek no Brasil, é impossível não citar o NerdCast, um dos pioneiros com o tema no país. O programa de áudio, que foi criado em 2006 e faz parte do blog Jovem Nerd, é apresentado por Alexandre "Jovem nerd" Ottoni e Deive "Azhagal" Pazos, contando também com a participação de convidados.

Os episódios, que são lançados às sextas-feiras e têm duração média de 90 minutos, abordam diversos temas ligados à cultura geek, como cinema, quadrinhos, tecnologia, ciência, história e games. Sempre com muito humor, as discussões do NerdCast trazem um tom leve e informal, além de contarem com informações importantes sobre os assuntos comentados.

Na Palma da Mari

 

A CNN Brasil conta com vários podcasts, cada um com um tema diferente, e entre eles está o Na Palma da Mari, apresentado por Mari Palma. Iniciado em março de 2020, o programa apresenta bate-papos entre a jornalista e seus convidados, sendo que as discussões sempre giram em torno de filmes, séries, games, livros, fenômenos da música e o mundo digital.

Desde a CCXP virtual de 2020 até os motivos de Star Wars continuar sendo uma saga relevante, os mais variados tópicos relacionados ao universo geek são explorados nos episódios, que costumam ter de 20 a 40 minutos. Além disso, o podcast liga, muitas vezes, esses assuntos a questões muito importantes para a sociedade, como o racismo e a representatividade feminina, por exemplo.


Hodor Cavalo

Para quem gosta de Game of Thrones e quer ler ou reler As Crônicas de Gelo e Fogo, o Hodor Cavalo é o podcast ideal. Nos episódios, as brasileiras Míriam “Mikannn” Castro, Carol Moreira e Flávia Gasi discutem os acontecimentos, personagens e teorias ligados à saga.

Como cada episódio do podcast, que teve o seu início em 2018, foca em um capítulo dos livros, as reflexões sobre eles são muito profundas. Assim, além de divertir, Hodor Cavalo também ajuda os fãs de Game of Thrones e As Crônicas de Gelo e Fogo a conhecer e entender melhor a história da saga.

Otaminas

Criado em 2018, o Otaminas tem como objetivo falar do mundo Otaku (relacionado a animes, mangás, games e cultura japonesa) a partir de um ponto de vista feminino. O podcast brasileiro e quinzenal produzido pelo Portal Anime Crazies traz, assim, muitas discussões necessárias sobre diversos aspectos da representação das mulheres em produções japonesas.

Café Seletor

O Café Seletor tem a seguinte premissa: em cada episódio, as apresentadoras Bia Silveira, Thaissa e Glênis Cardoso discutem sobre para qual casa de Hogwarts certas figuras históricas ou da cultura pop iriam. Dessa forma, o podcast brasileiro, que é muito descontraído e divertido e existe desde 2019, permite que os ouvintes também participem, de certa forma, da brincadeira, pensando se concordam ou não com as escolhas.

Fanficast
 
 
Desde o seu primeiro episódio, em 2016, o Fanficast tem a intenção de discutir diferentes aspectos e questões relacionadas ao mundo das fanfics (histórias fictícias escritas por fãs). O podcast brasileiro aborda, assim, tópicos ligados à escrita dessas narrativas, à representatividade nas tramas e aos diferentes tipos de fanfics, entre outros.

Com episódios que variam bastante em duração, o Fanficast traz informações e bate-papos que podem ser interessantes tanto para quem já lê ou escreve fanfics quanto para aqueles que querem entrar nesse universo.


Too Much To Watch

Too Much To Watch é um podcast norte-americano que funciona mais ou menos da mesma forma que um clube do livro: toda semana, Anna Brisbin e Tessa Netting escolhem um filme e episódios de uma série para serem assistidos para a próxima semana, quando elas comentam sobre eles. Dessa forma, os ouvintes podem também assistir os filmes e séries sugeridos antes de cada episódio do podcast e, de certa forma, se sentir parte das conversas entre as apresentadoras.

Iniciado em 2021, Too Much To Watch tem novos episódios lançados às segundas-feiras. As produções comentadas até agora no programa incluem Wandavision, Loki e Cruella, entre outras. Vale lembrar que Anna e Tessa já foram apresentadoras de outro podcast com temática geek – o Fantastic Geeks (and where to find them), no qual elas conversavam sobre diversas questões do universo geek de forma divertida, muitas vezes usando brincadeiras ou jogos.


Make Sean and Sinead Love Movie

Criado pelos irmãos Sean e Sinead Persaud em 2021, Make Sean and Sinead Love Movie é um podcast norte-americano com uma premissa bastante diferente. Em cada episódio, os apresentadores recebem um convidado, que deve tentar defender um filme considerado ruim pela maioria das pessoas, mas amado por ele (Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, por exemplo, foi um dos escolhidos até o momento).

A partir daí, Sean, Sinead e o convidado discutem sobre o longa, levantando os seus pontos positivos e negativos. Entre um episódio e outro, há sempre um mini episódio, no qual os irmãos anunciam qual foi o filme escolhido pelo próximo convidado – dessa forma, os ouvintes podem assistir à produção e criar suas próprias opiniões sobre ela antes de escutar o bate-papo.

Referências:

8 PODCASTS sobre o Mundo Nerd e Geek. WK JobHub, 13 de jan. 2020. Disponível em: <https://wkrh.com.br/podcast-nerd-geek/?rel=outbound>. Acesso em: 21 de jun. 2021.

DURAN, C. 7 podcasts para os apaixonados pela cultura pop. Loola Presentes, 27 de fev. 2020. Disponível em: <https://blog.loolapresentes.com.br/podcasts-cultura-pop/>. Acesso em: 21 de jun. 2021.

HENRIK, T. 10 Podcasts legais que talvez você não conheça. Mapingua Nerd, 11 de fev. 2016. Disponível em: <https://www.mapinguanerd.com.br/10-podcasts-legais-que-talvez-voce-nao-conheca/>. Acesso em: 21 de jun. 2021.

LOMBARDI, G. 7 podcasts para os amantes de cultura nerd e geek. Alto Astral, 25 de mai. 2020. Disponível em: <https://www.altoastral.com.br/entretenimento/podcast-nerd/>. Acesso em: 21 de jun. 2021.

Luciana. 20 dicas de podcasts brasileiros apresentados por mulheres. Garotas Geeks, 08 de mar. 2020. Disponível em: <https://www.garotasgeeks.com/20-dicas-de-podcasts-brasileiros-apresentados-por-mulheres/>. Acesso em: 21 de jun. 2021.

MACHADO, F. A Era do podcast. ISTOÉ, 07 de ago, 2020. Disponível em: <https://istoe.com.br/a-era-do-podcast/>. Acesso em: 25 de jun. 2021.
PODCASTS Omelete. Omelete. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/podcasts-omelete>. Acesso em: 25 de jun. 2021.





 

 










 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »