Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/07/2021 às 08h38min - Atualizada em 11/07/2021 às 08h43min

Curiosidades sobre a trilogia De Volta Para o Futuro

O primeiro filme da franquia completou 36 anos em julho de 2021

Mayra Cardozo - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Universal Pictures / Reprodução: Google

O primeiro filme da franquia De Volta Para o Futuro completou, no dia 3 de julho de 2021, 36 anos desde o seu lançamento. A trilogia, que explora o conceito de viagem no tempo e conta a história do jovem Marty McFly (Michael J. Fox) e do cientista Doc Brown (Christopher Lloyd), tem um grande legado na história do cinema e do universo geek.

Amada por muitos até hoje, a trilogia dirigida por Robert Zemeckis foi um sucesso desde a sua estreia. Juntos, os três filmes de De Volta Para o Futuro chegaram a uma bilheteria mundial de US$ 960 milhões.

Além disso, o primeiro longa da franquia, lançado em 1985, já ganhou o reconhecimento da principal premiação do cinema - venceu o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros e foi indicado nas categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Som e Melhor Canção.

Confira algumas curiosidades sobre essa clássica trilogia:

Inspiração

 
A ideia para a trama do primeiro filme de De Volta Para o Futuro surgiu quando um dos roteiristas do longa, Bob Gale, encontrou o anuário de seu pai e começou a se questionar: se pudesse voltar no tempo e conhecer seu pai quando adolescente, eles seriam amigos? A partir disso, o roteiro do longa que deu início à trilogia foi escrito por Gale, juntamente com Robert Zemeckis.

Após terminado, o roteiro original de De Volta para o Futuro foi rejeitado mais de 40 vezes antes de ser aceito pela Universal Pictures, tendo Steven Spielberg como produtor executivo.
 
Substituição de ator

 
Apesar de ter sido o primeiro a receber a proposta de viver o protagonista de De Volta Para o Futuro, Michael J. Fox recusou o papel por já estar comprometido com a série Caras & Caretas. Então, outros atores, entre eles Johnny Depp, John Cusack, Ralph Macchio e Eric Stoltz foram cogitados para interpretar Marty McFly, sendo que Stoltz acabou sendo contratado.

Porém, após aproximadamente um mês de filmagens, o ator foi demitido e o papel de Marty voltou para Michael J. Fox, que conseguiu que o produtor de Caras & Caretas permitisse sua participação no filme. Assim, foi necessário regravar com Fox todas as cenas que já haviam sido filmadas até então.

Veja no vídeo a seguir a comparação entre algumas cenas gravadas com Eric Stoltz e Michael J. Fox:

 

 
O DeLorean
 
Hoje é difícil pensar em De Volta Para o Futuro sem lembrar do DeLorean. Porém, inicialmente, a máquina utilizada pelos personagens para viajar no tempo não seria um carro, mas sim uma geladeira.

A mudança foi feita por medo de que crianças que assistissem ao filme resolvessem entrar em geladeiras para brincar e ficassem presas. Além disso, o carro com portas que abrem para cima ajudou a trazer um visual mais futurista para o filme.
 
O nome do Doc Brown

 
O nome completo do cientista vivido por Christopher Lloyd é Doc Emmett Lathrop Brown – e ele não foi escolhido por acaso. Ao ser lido de trás para a frente, Lathrop vira porthal (portal), enquanto Emmett se transforma em “temme”, ficando com o som parecido com time (tempo).
 
Erros temporais

 
No primeiro filme da trilogia, Marty McFly viaja para o passado, indo parar em novembro de 1955. Porém, o longa apresenta alguns erros na representação desse ano.

Há uma cena, por exemplo, na qual a família de Marty está assistindo ao seriado The Honeymooners. Porém, o episódio assistido por eles só foi exibido pela primeira vez um mês depois da data representada no filme.

Outro erro está na cena em que Marty toca no baile. Nela, o personagem usa uma guitarra Gibson ES-345, porém esse modelo foi produzido apenas em 1958.
 
Referências

 
A trilogia De Volta Para o Futuro apresenta diversas referências a diretores e filmes. Existe uma cena, por exemplo, na qual aparece um cinema com os títulos A Boy’s Life e Watch the Skies em cartaz – ambos longas de Steven Spielberg. Já quando Marty McFly usa um amplificador no laboratório do Doc Brown para ligar sua guitarra, aparece o código “CRM 114”, uma homenagem ao diretor Stanley Kubrick.

Além disso, quando Marty viaja para 1955, ele tenta convencer o pai a ir ao baile dizendo que é o Darth Vader, de Star Wars, enquanto faz uma saudação vulcana, de Star Trek.

Previsões

 
No segundo filme da trilogia De Volta Para o Futuro, lançado em 1989, Marty McFly e Doc Brown viajam para o futuro, chegando ao ano de 2015. Lá, os personagens encontram diversas inovações tecnológicas, como carros e skates voadores.

Apesar de algumas dessas previsões do que existiria em 2015 terem falhado, várias delas se concretizaram. Assim, certas tecnologias mostradas no filme, como videogames com captura de movimento, chamadas de vídeo, hologramas, óculos de realidade virtual e cinemas 3D, estão realmente bastante presentes no mundo atual.


Referências:

BISORDI, I. De volta para o futuro: 10 curiosidades sobre a trilogia de sucesso. TodaTeen, 21 de out. 2020. Disponível em: <https://todateen.uol.com.br/de-volta-para-o-futuro-10-curiosidades-sobre-a-trilogia-de-sucesso/>. Acesso em: 05 de jul. 2021.

'DE volta para o futuro' faz 35 anos; confira previsões certas e erradas da saga. Portal Uai E+, 01 de jun. 2020. Disponível em: <https://www.uai.com.br/app/noticia/cinema/2020/07/01/noticias-cinema,260020/de-volta-para-o-futuro-faz-35-anos-confira-previsoes-certas-e-errad.shtml>. Acesso em: 06 de jul. 2021.

DENCK, D. 30 curiosidades nos 30 anos do filme 'De Volta Para o Futuro'. TecMundo, 03 de jun. 2015. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/cinema/82633-30-curiosidades-30-anos-filme-volta-futuro.htm>. Acesso em: 05 de jul. 2021.

KAPLAN, M. 8 coisas que você não sabe sobre "De Volta para o Futuro". Exame, 20 de out. 2015. Disponível em: <https://exame.com/casual/8-coisas-que-voce-nao-sabe-sobre-de-volta-para-o-futuro/>. Acesso em: 05 de jul. 2021.

NOLLA, T. ‘De Volta para o Futuro’ completa 36 ANOS; Veja curiosidades sobre o clássico sci-fi!. Cine Pop, 03 de jul. 2021. Disponível em: <https://cinepop.com.br/de-volta-para-o-futuro-completa-36-anos-veja-curiosidades-sobre-o-classico-sci-fi-302151/>. Acesso em: 05 de jul. 2021.

VEJA 15 curiosidades divertidas sobre o filme De Volta Para o Futuro. Superinteressante, 31 de out. 2016. Disponível em: <https://super.abril.com.br/cultura/veja-15-curiosidades-divertidas-sobre-o-filme-de-volta-para-o-futuro/>. Acesso em: 05 de jul. 2021.


 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »