Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/07/2021 às 23h59min - Atualizada em 24/07/2021 às 00h39min

Love, Death & Robots | Resenha

Raila Costa - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Netflix / Reprodução: Google
Love, Death & Robots, teve a sua primeira temporada contendo 18 episódios, lançada em março de 2019. Dois anos depois, com apenas oito episódios, a segunda temporada foi lançada em 14 de maio de 2021, também na plataforma de streaming da Netflix. Com a direção de David Fincher e Tim Miller, a série tem foco em trazer temas relacionados ao amor, morte e robôs, como o próprio título já sugere. Durante o desenrolar dos episódios, é possível perceber que ao desenvolver as cenas, podem ser abordados mais de um dos temas, contudo um apenas irá sobressair na narrativa.

 

 

Além de serem episódios que não têm dependência do outro para fazer sentido, as  tramas apresentam um enredo muito bom, pois cumpre com a temática que é proposta, tendo um bom desempenho de narração, apesar das animações apresentarem curta duração. O episódio era do gelo, em especial faz a utilização de atores reais (humanos), entretanto o foco permanece na animação. Nesta cena em questão, é  abordado o surgimento do planeta terra, sua evolução até o seu fim, após isso todo processo é reiniciado como se todo o dia o mundo nascesse como um loop infinito,  isso tudo acontece dentro da geladeira do casal.
 


Outra característica presente em Love, Death & Robots, é visão futurista, na qual a tecnologia dominou ou está tentando dominar o mundo. Essa  questão é abordada em ambas temporadas. Em uma delas, como é o caso do Os três robôs, relata uma sociedade em que a raça humana  foi exterminada e os robôs passeiam pelo mundo abandonado tentando entender o que as pessoas gostavam e o porquê de gostar de certas coisas. 

 

A próxima temporada também começa  falando a respeito disto em: atendimento automático ao cliente. Trata-se das tecnologias robóticas e como somos dependentes delas, os personagens dessa narrativa, possuem uma cabeça grande e o corpo pequeno. O que pode remeter a ideia de que o ser humano teve de se esforçar para adquirir essas tecnologias e como resultado disso o cérebro foi exercitado e consequentemente aumentou o tamanho da cabeça, o que remete a esta questão. Não realizar atividades físicas, por exemplo, deixou o corpo pequeno e sem força, pois os robôs ficaram responsáveis por todo esse tipo de trabalho, desde a limpeza até a segurança  dessa sociedade.

 

Os traços das animações presentes na série não seguem um padrão, até porque vários animadores estão envolvidos neste projeto e são de nacionalidades e gostos distintos. Dentro da proposta trazida isso pode ser considerado um ponto positivo, tendo em mente que as cores e os formatos dos desenhos contribuem de forma significativa no enredo, além de criar uma atmosfera que dá mais vivacidade à obra. No episódio Zima Blue, por exemplo, o ambiente apresentado traz muito contraste entre o preto e variações da cor azul, a utilização de cores frias traz mais dramaticidade, que compõe o mistério que vai sendo desvendado, além de representar os sentimentos do personagem principal.   

 

Com a estética não padronizada dos traços, essas animações apresentam estilos diferentes tanto em 3D, como também em 2D, alguns até lembram cartoons, rotoscopia, que ajudam na narrativa e muitas vezes podem remeter a jogos por conta do seu designer. Uma série que pode agradar diversos gostos,  portanto  com relação a qualidade dos episódios, podem variar, pois envolvem questões particulares do público tanto quanto ao enredo como os traços que mais os agradam. 



 

REFERÊNCIAS:

EOLI, Arthur. Crítica: Love, Death + Robots continua impressionando mesmo com 2º ano morno. Omelete, 2021. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/netflix/criticas/love-death-robots-2a-temporada-critica>. Acesso em: 22 de jul. de 2021.

LOVE DEATH + ROBOTS | Trailer oficial [HD] | Netflix. Youtube, 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lUN84i8-cBs>.  Acesso em: 22 de jul. de 2021.

Love, Death & Robots. Tecmundo, 2019. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/love-death-robots>.  Acesso em: 22 de jul. de 2021

LOVE, DEATH + ROBOTS: Vale assistir? (Netflix, 2019) | 1ª Temporada. Youtube, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pXCd_jZSK5M>. Acesso em: 20 de jul. de 2021

QUE ISSO SEJA ÚTIL | Love, Death + Robots 2 - Tudo comentado. Youtube, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6BmSH8F_QvI>.  Acesso em: 20 de jul. de 2021.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »