Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/08/2021 às 20h49min - Atualizada em 27/08/2021 às 20h24min

Destino: Uma Viagem Surrealista no Tempo

Samantha Garcez - Editado por Ana Terra

Se tem uma palavra que resume o curta Destino é: Tempo. O curta tem apenas seis minutos, entretanto demorou mais de meio século para ser finalizado. A colaboração entre dois dos artistas mais renomados do mundo: Salvador Dalí e Walt Disney, começou em 1945, mas a produção foi interrompida quando o estúdio teve dificuldades financeiras devido à Segunda Guerra. Somente em 2003, cinquenta e oito anos depois, o curta foi concluído, pelo sobrinho de Walt, Roy E. Disney.

Inspirado na música Destino do compositor mexicano Armando Dominguez, o curta apresenta a trágica história de amor de Chronos, o Deus do tempo na mitologia grega e uma mulher mortal chamada Dahlia, em meio a cenários surreais característicos nas pinturas de Salvador Dalí, Dahlia dança e tem a visão de um homem por quem se apaixona, o homem também a tem em seu coração. Ambos estão apaixonados um pelo outro, e assim a história começa com uma mulher emergindo da montanha para ver uma escultura em forma de pirâmide, que tem um homem e um relógio embutidos. As mãos do relógio se transformam em cera e derretem, assim ela é incapaz de se unir com seu amor.

Desesperadamente, ela percorre imensos obstáculos, onde é transportada para outros locais e passa por múltiplas transformações. Após várias tentativas – Chronos inclusive saindo de sua figura inerte para tentar ficar com Dahlia – e mudanças extraordinárias, como uma sombra em um campanário ou um dente-de-leão flutuante, o casal tenta superar as inúmeras barreiras criadas, mas é impossível. Ambos são continuamente impedidos de alcançar seu amor pois estão em dois mundos diferentes e tentando, sem sucesso, quebrar os limites de cada reino. No domínio um do outro, eles estão presos em esculturas-metamorfoses.

Não há diálogos, mas a trilha sonora funciona como um narrador que conduz e reforça o sentido das imagens, além das referências artísticas de Dalí, que são suficientes para o entendimento da narrativa inacreditável. O curta consegue ser atraente e cativante de uma forma que a falta de diálogos não é sequer notada.

Dalí, nasceu em 1904 em Figueres, Espanha, uma pequena cidade perto de Barcelona, e se interessou pela indústria cinematográfica. Ele co-escreveu o roteiro de “Um cão andaluz”, o clássico curta de 13 minutos do diretor Luis Buñuel, de 1928, que continua chocante e perturbador hoje em dia pelas imagens de um homem cortando o olho de uma mulher com uma navalha, formigas rastejando da mão de um homem, entre outras cenas. Disney e Dalí são dois artistas cujo trabalho realmente não andam juntos, no entanto, o surrealismo fora deste mundo de Salvador Dali com todos os seus conceitos pictóricos – a melancolia do espaço, a dissolução de imagens, alucinações do homem e da paisagem – unido a animação da Disney gera um produto autêntico e original.

O que a equipe produziu é uma história de amor com imagens únicas, que remetem às outras obras como “A persistência da memória” (1931). Um documento incrível, que encanta seja por uma leitura simples e objetiva de “uma simples história de amor de uma jovem garota em busca do amor verdadeiro”, mas também, pelo olhar amplo e surrealista no qual representa “uma demonstração mágica das questões da vida dentro do labirinto do tempo”.

Meu coração estava triste e solitário
Ao saber que você só
Poderia trazer meu amor para mim
Destino” - Trecho da Musica Destino de Armando Dominguez

Referências:

LEGRAND, Camille. [ANIMAÇÃO] Destino: Quando Dalí encontra Disney. DELIRIUM NERD. 24 de março de 2017. Disponível em: <https://deliriumnerd.com/2017/03/27/animacao-destino-dali-disney/>. Acesso em: 27 de Agosto de 2021

RAPINI, Raquel. Destino, um curta que une Salvador Dalí e Walt Disney. Nerdizmo. 12 de Setembro de 2016. Disponível em:<https://nerdizmo.uai.com.br/destino-um-curta-une-salvador-dali-walt-disney/>. Acesso em: 27 de Agosto de 2021.

REDAÇÃO. A incrível parceria entre Walt Disney e Salvador Dali que levou 58 anos para ficar pronta.  Hypeness. 13  de Março de 2017. Disponível em: <https://www.hypeness.com.br/2017/03/a-incrivel-parceria-entre-walt-disney-e-salvador-dali-que-levou-58-anos-para-ficar-pronta/>. Acesso em: 27 de Agosto de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »