Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/08/2021 às 03h21min - Atualizada em 28/08/2021 às 03h13min

Representatividade nos mangás: Conheça histórias que trazem personagens com alguma deficiência

Rayana do Carmo - Editado por Ana Terra
Mangá “Real” de Takehiko Inoue / Panini

Mangá “Real” de Takehiko Inoue / Panini


Não há nada melhor do que assistir ou ler, seja fantasioso ou não, alguma história e que por mínimo que seja, tenha algo que cause uma representação com a nossa vida. 
 
Uma das características mais marcantes dos mangás é trazer vários tipos de mundos para os seus leitores, seja em gêneros como fantasia e cotidiana, o famoso Slice of Life. Mesmo trazendo várias histórias e mostrando pluralidade em seus personagens, as minorias não são assim bem representadas. 
 
Por isso, em alusão ao mangá "Real'', escrito e ilustrado por Takehiko Inoue, que tem como foco principal o basquetebol em cadeiras de rodas e foi lançado recentemente no Brasil, trago, neste texto, outros títulos que trazem boas representatividades. 
 
1. REAL de Takehiko Inoue

Começando pelo mangá já citado anteriormente. Lançado a pouco tempo no Brasil pela editora PANINI, “Real” é focado em um time de basquete que joga em cadeira de rodas. O autor, Takehiko Inoe, já é bastante celebrado por trabalhos brilhantes, como o também mangá de esportes, Slam Dunk e o famoso Vagabond. 

Originalmente a obra foi lançada pela Weekly Young Jump e já possui 15 volumes impressos. O mangá foi vencedor do Prêmio de Excelência do 5º Japan Media Arts Festival, em 2001.

Mangá “Real” de Takehiko Inoue / Panini

Mangá “Real” de Takehiko Inoue / Panini

2. A voz do silêncio (Koe No Katachi) de Yoshitoki Oima
 

A história acompanha Shouko, uma menina surda, que passa por dificuldades em ser aceita por conta de sua deficiência. 

 

O mangá é marcado por ter cenas bem realistas das dificuldades de possuir alguma deficiência no Japão, desde o uso de linguagem de sinais, os aparelhos auditivos e até a forma de tentar se comunicar pela fala é representada de forma bem crua. A autora teve a preocupação em procurar informações e apoio de uma associação de surdos japoneses para escrever a história e ficar o mais “real” possível.

 

O mangá foi publicado no Brasil pela New Pop com 7 volumes.

Mangá A voz do Silêncio de Yoshitoki Oima

Mangá A voz do Silêncio de Yoshitoki Oima

3. FullMetal Alchemist de Hiromu Arakawa
 

Por ter perdido os dois membros, Edward Elric depende de próteses mecânicas para continuar seu trabalho como alquimista. Sem vergonha nenhum, ele se denomina como alquimista de aço e usa suas próteses para lutar e potencializar seus poderes. No fundo, acaba sendo um modelo muito positivo para deficientes e usuários de próteses funcionais, reforçando a ideia de que as próteses deveriam estar lá para melhorar a vida de seus usuários e não como forma de tentar “corrigir esteticamente” alguma deficiência.

Inicialmente a obra foi lançada em 2001 no japão pela revista mensal Monthly Shonen Gangan, compilados em 27 volumes. No Brasil, ss volumes foram publicados pela JBC.

Mangá FullMetal Alchemist de Hiromu Arakawa / JBC

Mangá FullMetal Alchemist de Hiromu Arakawa / JBC


REFERÊNCIAS:

[Sem Autor]. BBM lista: 6 Histórias com protagonistas deficientes. Biblioteca Brasileira de Mangás. Março, 2019. Disponivel em: <https://blogbbm.com/2019/03/04/bbm-lista-6-historias-com-protagonistas-deficientes/>. Acesso em: 27 de agosto, 2021.

BARBOSA, Diego. Real, mangá de Takehiko Inoue, será publicado pela Panini. Cosmo Nerd. Março, 2021. Disponível em: <https://cosmonerd.com.br/animes-e-mangas/noticias-animes-e-mangas/real-manga-de-takehiko-inoue-sera-publicado-pela-panini/>. Acesso em: 27 de agosto, 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »