Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/08/2021 às 13h27min - Atualizada em 29/08/2021 às 13h58min

Nevertheless, o verdadeiro conceito do amor se revela através das borboletas

A metáfora apresentada no dorama simboliza a beleza dos sentimentos existentes entre os protagonistas

Letícia Nunes - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte : JTBC e Netflix / Reprodução : Facebook (JTBC DRAMA)

O romance sul-coreano, Nevertheless — titulado em português como Apesar de Tudo, Amor —, é um dorama composto por 10 capítulos de 70 minutos, que retrata as formas possíveis de construir relações e manifestar afeto a partir do cotidiano de jovens universitários. 

 

O roteiro escrito por Jung Won tem como referência o webtoon chamado I Know But, também conhecido pelo título coreano Algoitjiman. A obra original é uma autoria de Jung Seo, lançada em 2018 pela Naver Corporation. Atualmente, o quadrinho possui apenas 4 de 40 capítulos disponíveis para leitura na plataforma, que estão traduzidas do coreano para o inglês

 

 

A adaptação para audiovisual da narrativa, comandada pelas produtoras Studios N em parceria com a JTBC Studios, conta com os atores Han So Hee e Song Kang para assumirem os papéis do casal de protagonistas responsáveis por nortear a estória da drama, que encontra-se disponível para streaming no catálogo da Netflix

 

SINOPSE

Após passar por uma decepção amorosa, a jovem universitária, Yu Na Bi, torna-se pessimista enquanto afetos e as possibilidades de sucesso nos envolvimentos românticos.

 

 

No entanto, ao conhecer Park Jae Eon, um jovem calouro bonito e sexy do Departamento de Escultura da Universidade de Hongseo, as esperanças e o espírito romântico de Na Bi renascem.

 

Mas, ao contrário do que a jovem imagina, Jae Eon não é um rapaz adepto aos modelos tradicionais de relacionamento. Com isso, Na Bi encara uma jornada de desconstrução de tabus e superação das suas próprias inseguranças.

 

Assista o vídeo-trailer do webtoon na íntegra:


 

O AMOR É COMO UM BORBOLETA

Em um contexto artístico e delicado, Nevertheless relaciona o conceito de amor a metáfora da borboleta, apresentada no dorama de maneira subjetiva de modo a representar a beleza dos sentimentos existentes entre os protagonistas, que apesar de inseguros, temem em abandonar a atração e a conexão que os unem. 

 

O relacionamento entre Na Bi e Jae Eon é caracterizado por intensidade e pureza, dado que ambos são jovens e não desprezam a oportunidade de desfrutar de novas experiências e de descobrir novas sensações. Contudo, as incertezas e inseguranças que escondem um do outro os colocam em um impasse. 

 

 

Dessa forma, percebe-se que a falta de comunicação e franqueza entre o casal impede que o relacionamento se desenvolva de maneira saudável. Pois, visto que os dois se negam a mostrar seus lados vulneráveis, cria-se um embate em que o campeão é aquele que melhor consegue demonstrar indiferença. 

 

Sendo assim, o conceito de amor abordado em Nevertheless se define por leveza e liberdade, assim como as borboletas, uma referência aos indivíduos em uma relação saudável, em que compartilham igualmente os sentimentos, sendo eles bons ou ruins, considerando o apoio e companheirismo entre os envolvidos, construída a partir da comunicação. 

 

Assista o trailer do dorama na íntegra:


 

A NARRATIVA DE NEVERTHELESS

Apesar de obter um número menor de episódios em comparação aos demais doramas do gênero, Nevertheless não deixa lacunas na estória. Desse modo, os 10 capítulos são suficientes para desenvolver a drama em um ritmo agradável, sem dar espaço para tédio ou dúvidas sobre o desfecho dos arcos de cada personagem.

 

Seguindo uma linha romântica, o dorama não se rende aos clichês e entrega um enredo com uma abordagem nova, que prende o telespectador por não apontar pistas sobre os acontecimentos seguintes, tornando a narrativa ainda mais instigante. 

 

 

Além disso, considerando a reflexão proposta por Nevertheless, tem-se a oportunidade de acompanhar arranjos românticos que são poucos explorados em doramas como, por exemplo, relacionamento aberto e afetividade LGBTQIAP+, que mesmo apresentadas de maneira discreta, não deixam de ser pertinentes pela representatividade, e também, pela quebra de estereótipos. 

 

Por fim, Nevertheless é um dorama bonito e agradável, que destaca as dificuldades das relações amorosas na fase jovem adulta, propondo uma nova forma de ver, sentir e gerenciar os envolvimentos afetivos e sexuais na contemporaneidade. 

 

REFERÊNCIAS:

CAROLINA, Ana. NEVERTHELESS ( APESAR DE TUDO, AMOR 2021 ) | KDRAMA. Coisas de Mineira, 3 de ago. 2021. Disponível em: < http://www.coisasdemineira.com/nevertheless-apesar-de-tudo-amor-2021-kdrama/ >. Acesso em: 27 de ago. 2021.

 

FELISBERTO, Paula. Venha saber tudo sobre o drama “Nevertheless. Ásia On, 19 de jul. 2021. Disponível em: < https://asiaon.com.br/venha-saber-tudo-sobre-o-drama-nevertheless/ >. Acesso em: 27 de ago. 2021.

 

HOFFMANN, Felipe. Apesar de Tudo Amor | Do que se trata o novo dorama da Netflix?. A Odisseia, 19 de jun. 2021. Disponível em: < https://aodisseia.com/apesar-de-tudo-amor-dorama-historia-netflix/ >. Acesso em: 27 de ago. 2021.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »