Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/08/2021 às 19h55min - Atualizada em 31/08/2021 às 03h54min

Rita Von Hunty: usando a arte drag para espalhar informação

Com formação em artes cênicas pela UNIRIO e em letras pela USP, Rita traz em seu discurso a educação como um dos principais pilares

André Arruda - editado por Luhê Ramos
Instagram/Reprodução
Natural de Ribeirão Preto, São Paulo, Guilherme Terreri Lima Pereira, conhecido pelo nome artístico de Rita Von Hunty, ganhou notoriedade quando decidiu criar um canal no youtube em 2015, batizado de Tempero Drag. No começo o conteúdo era voltado para ensinar receitas veganas com uma pegada no humor político. Porém, ao caminhar do projeto ele decidiu usar seu vasto conhecimento para tratar de assuntos mais diversos. 
 
Em seus vídeos fica evidente a clareza para tratar de temas que ainda são poucos discutidos. Tudo o que é abordado em sua fala é recheado de citações de grandes pensadores, mas de uma forma que quem está fora da academia possa entender. Em uma de suas entrevistas para o canal da GQ Portugal, Rita diz que as coisas tem formas e que a mesma está interessada em deforma-las. 
 
A educação está fortemente presente na trajetória do paulistano, já que começou a dar aula com apenas 14 anos de idade  em sua cidade. Além de ter passado por duas formações acadêmicas, ele também se dedicou ao mestrado de estudos de cultura na USP. Com um grande acúmulo de conhecimento, foi criado em outubro de 2018 o curso revolucionário de Rita Von Hunty. Que já passou por grandes cidades, como Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. 
 
As mulheres são uma grande fonte de inspiração. Prova disso é que Guilherme afirma que Rita é como se fosse um grande tributo a sua avó e a sua mãe. O seu personagem também traz referências a moda dos de 1950 a 1970. Antes mesmo de entrar para o mundo a internet, no ano de 2013 já fazia shows em bares e festas como drag, mas foi em sua plataforma onde encontrou um maior sentido nessa arte.  

Ter uma figura como Rita Von Hunty conquistando espaços de prestígios é algo inovador. Há alguns anos atrás pouco se imaginaria que uma Drag ocuparia posições para debater sobre política e educação, mas ela conseguiu esse feito. E com muita luta e resistência estão surgindo cada vez mais Ritas para construir uma história de representatividade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »