Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/09/2021 às 06h44min - Atualizada em 18/09/2021 às 07h22min

Quadrinistas nacionais com produções independentes que você precisa conhecer!

Criadores brasileiros de HQs independentes merecem mais reconhecimento no país

Mayra Cardozo - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Ultimato do Bacon / Reprodução: Google
Apesar existirem muitos quadrinistas brasileiros, vários deles independentes, a grande maioria da população do país acaba não conhecendo suas obras e comprando apenas produções mais famosas e, normalmente, norte-americanas. A falta de valorização dos quadrinhos nacionais é, inclusive, um dos motivos pelos quais é difícil viver da criação de HQs no Brasil.

Mesmo com essa falta de reconhecimento, o cenário da produção independente de HQs no país conta com produções e profissionais incríveis e que não perdem em nada para os norte-americanos. Assim, é muito importante que os quadrinistas e HQs nacionais e independentes ganhem cada vez mais visibilidade, para que essa área cresça cada vez mais no Brasil.

Confira a seguir alguns quadrinistas brasileiros com ótimas produções independentes que valem muito a pena conhecer:
 
Camilo Solano

 
 
Camilo Solano nasceu em São Manuel, no interior de São Paulo, e é autor de várias HQs independentes. Uma delas, criada em parceria com Thobias Daneluz, é Captar, produção que apresenta dois “causos” ambientados em São Paulo e contados pela perspectiva de personagens vindos do interior.

Inspiração – Deixa Entrar Sol Nesse Porão, Onde Eu Tavo?, Desengano, Badida e Solzinho são alguns dos outros quadrinhos de Solano.

Bianca Pinheiro

 
Nascida no Rio de Janeiro, Bianca Pinheiro começou a ser quadrinista a partir do blog A Vaca Voadora. Nele, a autora postava a webcomic Bear, que mais tarde passou a ser publicada pela Editora Nemo.

Bianca Pinheiro é autora de diversos quadrinhos independentes, entre eles Meu pai é um homem da Montanha, que conta a história de uma mulher que busca suas origens na intenção de entender a si mesma, e Alho-Poró, que apresenta três amigas que estão tentando achar alho-poró para fazer uma quiche.


Cristina Eiko e Paulo Crumbim
 
O casal Cristina Eiko e Paulo Crumbim trabalharam juntos em várias HQs. Uma de suas produções independentes mais conhecidas é a webcomics Quadrinhos A2, que retrata com muito bom humor a vida dos dois autores.

As histórias de Quadrinhos A2 também já foram lançadas de forma impressa e uma delas ganhou o Troféu HQ Mix de Melhor Publicação Independente.

Jefferson Costa

 
O quadrinista paulistano Jefferson Costa é autor de produções independentes como os volumes 3 e 5 de Ainda? e os volumes 1 e 2 de Gibi Quântico. Ele também foi responsável pela HQ Arcane Sally & Sr. Vapor, que traz a história de dois agentes secretos que precisam trabalhar juntos para resolver um caso sobrenatural.

Carol Rossetti
 
Carol Rossetti é uma quadrinista, ilustradora e designer de Belo Horizonte. Suas HQs costumam trazer mensagens muito importante ligadas à diversidade e ao respeito.

Um de seus quadrinhos lançados de forma independente é Cores, HQ que traz pequenas histórias para todas as idades sobre crianças e as convenções de gênero impostas pela sociedade.
 
Germana Viana

 
Germana Viana nasceu em Recife e começou sua carreira criando ilustrações para livros infantojuvenis. Suas HQs costumam trazer uma grande valorização da força feminina.

Entre suas obras independentes, pode-se destacar Só Mais Uma História de Uma Banda e Amor em Quadrinhos.


Referências:
4 HQS NACIONAIS independentes que são IMPERDÍVEIS | Vlog do PN #259. Pipoca & Nanquim, 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2x0SkoW8coo>. Acesso em: 13 de set. 2021.

BRITO, N. Confira oito quadrinistas brasileiros independentes. Fala Universidades, 21 de mai. de 2020. Disponível em: <https://falauniversidades.com.br/confira-oito-quadrinistas-brasileiros-independentes/>. Acesso em: 13 de set. 2021.

PRODUÇÃO Independente – Caminhos da HQ (2016). Itaú Cultural, 24 de jul. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gEvrnKuawPo>. Acesso em: 13 de set. 2021.

VIEIRA, N. Como viver de HQs no Brasil? Artistas falam sobre o cenário nacional. CanalTech, 21 de ago. 2020. Disponível em: <https://canaltech.com.br/quadrinhos/como-viver-de-hqs-no-brasil-artistas-falam-sobre-o-cenario-nacional-169181/>. Acesso em: 13 de set. 2021.



 

 
 

 
 

 


 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »