09/10/2021 às 22h00min - Atualizada em 09/10/2021 às 23h53min

A história do termo "Battle Royale"

Gustavo Mateus - Editado por Fernanda Simplicio

Pessoas são "escolhidas" para participar de uma competição em busca de condições melhores, porem, as regras não são as das mais agradáveis, elas terão que sobreviver em um local totalmente isolado da sociedade e terão que buscar suprimentos e armas para  se defender dos outros participantes, assassinatos e qualquer tipo de barbaridade estão liberados na competição, tudo em nome da sobrevivência e de um famigerado prêmio, com esse cenario violento e angustiante, não haveria descrição melhor para descrever a formula do termo "Battle Royale".

A origem histórica da palavra ainda é incerta. Há relatos que a palavra surgiu por conta de uma peça teatral, onde um homem após voltar de uma guerra é disputado por três enfermeiras após ter 3 filhos com as mesmas, na Inglaterra, no meio do século XVIII. Assim, ocorriam lutas onde 8 pessoas se enfrentavam e o último que se mantivesse em pé venceria a luta.

Só que um homem, também pugilista, chamado Jack broughton, decidiu criar as "broughton battle royale". E essas eram as regras que moldariam e organizariam o boxe. Nos Estados Unidos, na mesma época, essas lutas eram anunciadas nos jornais com um forte teor racista, pois  haviam  negros competindo, em algumas ocasiões, os lutadores tinham que vendar os olhos para lutar e quem vencia a luta ganhava um valor muito baixo como prêmio.




Mas foi no fim do século XX, em específico, em 1999, foi lançado um livro com o nome Battle Royale, escrito por Koushun Takami. A obra retrata um cenário alternativo, onde o Japão venceu a Segunda Guerra Mundial e instalou um governo fascista, controlando tudo e todos, sendo assim, um grupo de estudantes é sequestrado para participar do sádico jogo promovido pelo governo.

Além de se tornar um best-seller em seu pais de origem e originar dois filmes de mesmo nome, possui descrições chocantes e fortes críticas sobre o sistema educacional e politico do país, e também, considerada uma das obras favoritas do diretor Quentin Tarantino, foi responsável por popularizar o termo em meados dos anos 2010.

Com o sucesso da obra de Takami, outra obra que ganha espaço é o Jogos Vorazes. Originalmente lançado como um livro em 2008, escrito por Susane Collins, a história aborda uma trama parecida com a obra japonesa, entretanto, alguns desastres naturais iriam resultar na instauração de um estado totalitário, onde a população foi dividida em distritos. Em cada uma dessas "castas", um menino e uma menina são convocados para participar de um evento onde eles precisam sobreviver e elevar o nível dos seus limites para transmissões ao vivo dos combates.  



Foi no mundo dos games que o termo encontrou o seu lugar e fez sucesso. Antigamente, outro game também ganhava a cena. Chamado de Arma 2, lançado em 2009, fez sucesso e suas adaptações também geraram assuntos para os jogadores. Com um mod lançado em 2012 chamado Day z, o jogo traz a experiência onde os jogadores teriam que sobreviver em um mundo onde, além de lutar contra os zumbis teriam que lutar contra outros jogadores,  o sucesso do mod chegou a vender 300,000 copias naquela época, sendo assim abrindo porta de entrada para mais games do estilo , hoje em dia o estilo é um dos mais famosos nas plataformas de streaming e no mundo do e-sports.


A importância do Battle royale esta muito além da diversão, é necessário um olhar critico e atento aos detalhes dessas obras  pois contem mensagens onde se diz muitas coisas sobre a sociedade atual, para que o desmoronamento da mesma seja evitado e que o sangue de outras pessoas não seja a consequência de resolver nossos problemas.


REFERÊNCIAS:

POVOLERI, B. Battle royale: o que é , caracteristicas e principais jogos. THE ENEMY 30 de jul de 2021 
Disponivel em: <https://www.theenemy.com.br/esports/battle-royale-o-que-e-caracteristicas-principais-jogos-free-fire-fortnite-pubg-warzone> Acesso em: 07 de out de 2021

WINTERN, J. The First Use Of "Battle Royale" Was Nearly 350 Years Ago, And  It Dind´t Involve Who  You´d Expect. MMOBOMB 16 de mai de 2018
Disponivel em: <https://www.mmobomb.com/first-use-battle-royale-nearly-350-years-ago-didnt-involve-youd-expect> Acesso em :07 de out de 2021

BIGOGNO COSTA, M. O que é Battle Royale?. YAHOO ESPORTES 30 de ago de 2020
Disponivel em: <https://esportes.yahoo.com/noticias/o-que-%C3%A9-battle-royale-113000154.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAG8Hg5PeWLYj8KsUhzDOmFSVF_aNN95QuzLkbJT89B9jqjIrfIbT1NGDkrKOmNQx0-vkm1cNfmbxTSnqDApz4jvFD3Z2wC4CZ8BYpmXKeTCs8ungU-Jtmc5VvFdxaHrC9Lfh3dejBXKtgRdEslXxIKxNYty94xV3VeeU-ESo58di> Acesso em:07 de out de 2021

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »