Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/10/2021 às 21h59min - Atualizada em 08/10/2021 às 20h45min

Filmes clássicos para entrar no clima do Dia das Bruxas

Bruxas e caveiras em stop-motion, tudo o que precisa para fazer sua noite aterrorizante ser épica

Ramon de Paschoa - Editado por Ana Terra

O mês de outubro já chegou e com ele temos o Halloween. Muito além de pegar doces na casa de seus vizinhos, sabemos que essa data não é tão popular em solo brasileiro, mas alguns de nós tem o costume de pelo menos colocar filmes temáticos para entrar na magia do Dia das Bruxas.

Caso você seja um jovem virgem, por favor, não acenda a vela de “chama negra”! Brincadeiras à parte, o filme "Abracadabra", dirigido por Kenny Ortega, nos leva para Salem, no século XVII, onde conhecemos as irmãs Sanderson. Para quem gosta de histórias de bruxas, essa é a escolha perfeita! Temos livros de feitiços, risadas malignas, gato preto e para deixar com um toque mais especial, existe uma lenda que diz que as irmãs realmente existiram.
 

Sempre são contadas histórias de bruxas, sendo elas cheias de verrugas e bem velhas, mas diferente do filme A convenção das Bruxas (1990), Abracadabra (1993) nos leva para um lado mais sarcástico e musical. Além disso, a cidade de Salem ganhou fama pelas histórias de bruxarias fazendo com que se tornasse um ponto turístico com vários museus contando um pouco sobre a época.

Clássicos como Psicose (1960) e O iluminado (1980) fazem parte da repleta lista de filmes para o mês de outubro, mas o destaque vai para animações em stop-motion. Com um pouco de criatividade, os bonecos podem ser modelados com sua imaginação e ganham diversas formas, dentre eles “O estranho mundo de Jack”.

Um filme feito tanto para o Halloween quanto para o Natal, o musical nos traz Jack Esqueleto insatisfeito de comemorar o Dia das Bruxas todo ano. A ideia surgiu através de um poema escrito por Tim Burton em 1982. A melhor parte é quando o protagonista encontra a cidade do natal e resolve se fantasiar de Papai Noel para mudar os ares e criar seu próprio Natal. 

O longa foi feito com 24 quadros por segundo e caso algum quadro estivesse errado, tudo teria que ser refeito desde o início. Para uma grande quantidade de fotos, necessariamente demandaria uma grande equipe por trás e ao todo foram 13 animadores, 230 cenários montados em 19 estúdios diferentes e também 100 cameramen para produção das fotos.


Animações feitas de quadro em quadro demoram muito para serem finalizadas e o filme do esqueleto demorou cerca de três anos para ser finalizado. Além dele,  temos outros clássicos feito no mesmo estilo como A noiva cadáver (2005), Paranorman (2012) e Coraline (2009). 

Marcado pelo clássico olho de botão, Coraline, escrito por Neil Gaiman, conta a história de uma garota que acaba de se mudar para o palácio cor de rosa e durante sua exploração pela casa nova, descobre uma portinha que a leva para outro mundo. 

Ao contrário de quem procura um desenho com cara de despretensiosos, bom, aqui se engana. Após a passagem da protagonista para o outro mundo, ela se depara com tudo que não tinha, amor e atenção. Tudo sendo as mil maravilhas, mas nem tudo parece ser o que é. 

A história nos prende do inicio ao fim e conforme vão se passando as cenas, vamos descobrindo mais sobre o outro mundo e os planos da “outra mãe", mas sem spoilers por aqui. Se você ama um filme que te faz pensar logo após seu término e faz com que crie teorias, esse é o filme certo.  

O Halloween é a data para aqueles que amam um bom susto e existem vários filmes de terror e suspense para escolher, mas esses três citados são essenciais para sua noite de dia das bruxas ser fantástica.

 

Referências: 

ANTUNES, Luiza. Salém, a cidade das bruxas. 360 meridianos , [S. l.], p. 1, 16 jan. 2013. Disponível em: <https://www.360meridianos.com/dica/salem-a-cidade-das-bruxas>. Acesso em: 7 out. 2021.
ARAÚJO, Rebeca. PRECISAMOS FALAR SOBRE O ESTRANHO MUNDO DE JACK. Cinemação, [S. l.], p. 1, 11 dez. 2020. Disponível em: <https://cinemacao.com/2020/12/11/precisamos-falar-sobre-o-estranho-mundo-de-jack/>. Acesso em: 4 out. 2021.
DINIZ, Aline. O Estranho Mundo de Jack | 20 coisas que você precisa saber. Omelete, [S. l.], p. 1, 29 out. 2013. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/o-estranho-mundo-de-jack-20-coisas-que-voce-precisa-saber>. Acesso em: 7 out. 2021.
ELOI, Arthur. 10 filmes de Halloween para quem odeia terror. Omelete, [S. l.], p. 1, 31 out. 2019. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/terror/melhores-filmes-series/halloween-para-quem-odeia-terror#12>. Acesso em: 4 out. 2021.
LIMA, Victor. IRMÃS SANDERSON. Medium, [S. l.], p. 1, 5 out. 2020. Disponível em: <https://medium.com/oxentevictor/irmãs-sanderson-e3294f21900f>. Acesso em: 4 out. 2021.

NEVES, Beatriz. Tim Burton: 5 motivos que fazem dele o mestre do Halloween. Entretizei, [S. l.], p. 1, 24 out. 2020. Disponível em: <https://entretetizei.com.br/tim-burton-5-motivos-que-fazem-dele-o-mestre-do-halloween/>. Acesso em: 4 out. 2021.

REDAÇÃO, Redação. Coraline e o Mundo Secreto: 13 curiosidades que você não sabia sobre a história. Rolling Stone, [S. l.], p. 1, 7 set. 2020. Disponível em: <https://rollingstone.uol.com.br/noticia/coraline-e-o-mundo-secreto-13-curiosidades-que-voce-nao-sabia-sobre-historia/>. Acesso em: 4 out. 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »