Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/10/2021 às 12h07min - Atualizada em 10/10/2021 às 12h16min

Matrix 4 | o que se pode esperar

Raila Costa - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Warner Bros

É inegável o quão revolucionário foi o filme Matrix lançado em 1999, na questão de técnica e tecnologia utilizadas nos filmes. Suas cenas de lutas encantaram o público, pois até hoje é lembrado como um marco no cinema do gênero de ficção científica. No ano de 2003, teve a estreia de dois filmes da franquia, mas só depois de 18 anos, o quarto terá sua estreia no dia 22 de dezembro de 2021.

 

A trajetória de Neo (Keanu Reeves), traz consigo toda uma filosofia que envolve a questão de buscar a liberdade, já que o filme retrata um mundo na qual as máquinas escravizam os seres humanos. Dessa forma, eles vivem uma “realidade” ficcional,  e que cabe ao escolhido acabar com a Matrix. Logo adiante, é exposto no filme, que na verdade o que existe são outras “sub-matrixs”, e de certa forma as pessoas continuam sendo escravas das máquinas.

 

No último filme, Matrix Revolutions, o Neo consegue quebrar esse ciclo das máquinas, por meio do amor que ele sente pela Trinity (Carrie-Anne Moss), o que não faz nenhum sentido para o Arquiteto. Pois escolher ser humano, é assumir fragilidade além de ser mortal, visto que as máquinas, procuram é a infinitude. Além disso, algumas questões ainda ficaram em aberto, como por exemplo se Morpheus morreu ou não, mesmo que  no filme há alguns indícios de que ele ainda esteja vivo. 

 

Assim como essa indagação não tem uma resposta, em Matrix Resurrections, não há conclusão do que realmente está acontecendo, apenas se tem deduções, por meio de análises dos filmes anteriores e trailer, que foi divulgado no dia 9 de setembro de 2021. O trailer inicia com Neo sentado em um cadeira, com um possível psicólogo, ele relata uns flashbacks que ultimamente anda tendo. Logo em seguida, surge  na mesa um gato preto, que pode ser referência ao primeiro filme. Na qual, nas  primeiras cenas também aparece um gato preto, podendo ser também um indício de falha da matrix, além de está sendo reescrita. 

 

Com um amontoado de imagens rápidas, na qual se torna indecifrável por conta da velocidade em que se passa, as imagens de passado e presente se misturam.  Por muitas vezes, não se pode afirmar que se algumas das cenas estão realmente acontecendo naquele momento ou não. Ao estalar os dedos, Neo sai do transe. Na cena seguinte e se reencontra a Trinity, nessa possível nova matrix. Na qual  eles trocam um aperto de mão, e ela então o questiona se eles se conhecem, mas o Neo nega. O trailer também apresenta personagens novos contendo neles o código da Matrix, como também aparece escorrendo pelo rosto da Trinity.

 

Mais adiante é mostrado um comprimido azul, onde possivelmente faz parte de um tratamento indicado pelo psicólogo de Neo. Dessa forma, conseguindo conter a capacidade de controlar o protagonista. Ao se sentir incomodado, ele joga os medicamentos fora, a partir disso Neo começa a perceber o que está acontecendo ao seu redor. Esse mundo fantasioso é exposto a partir da figura do livro de Alice no país das maravilhas.

 

Quando se fala de Matrix, surge um universo de possibilidades, pois nunca dá para saber ao certo o que é delírio e realidade, o que está por vir, o que pode acontecer. Mas pode se esperar cenas repletas de lutas, tecnologia e suspense, elementos que caracterizam o enredo dessa franquia de filmes.



 

REFERÊNCIAS:

Neo está preso na Matrix! O que aconteceu? Matrix Ressurections - análise completa do trailer. Youtube, setembro de 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kZ_PPLH5GX4>.  Acesso em: 09 de out. 2021.

RAMOS, Durval.  Matrix 4 | Data de lançamento, trailers, o que esperar e mais. Canaltech, 09 de set. 2021. Disponível em: <https://canaltech.com.br/entretenimento/matrix-4-ressurections-tudo-sobre-194459>. Acesso em: 08 de out. de 2021.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »