11/10/2021 às 19h25min - Atualizada em 11/10/2021 às 15h18min

Retrowave: conheça 5 bandas brasileiras que adotam o gênero musical dos anos 80

O gênero musical inspirado nos anos 80, diversos artistas nacionais aderiram ao estilo em suas produções, quer saber quais são? Leia aqui

Rebeca Ferreira - Revisado por Márcia Nascimento
Imagem que representa o Retrowave (Fonte: Reprodução: Banco de imagem Freepik).

Em uma era não muito distante, um novo som eclodiu no cenário musical fazendo menções à décadas considerada, uma das mais contagiantes de todos os tempos, e digo de todos os tempos, porque certamente não haverá outra igual. Só quem viveu sabe, e quem não teve a oportunidade de desfrutar dessa passagem, se contenta com os vestígios deixados por ela, que por nossa sorte são contemplados até os dias de hoje.

 

Para quem ainda não pegou a deixa, estamos falando dos anos 80. Neste emblemático ano, fatos marcantes aconteceram no esporte, na ciência, economia, política e na música. A propósito a música configura-se como um dos grandes símbolo desse período pela grade de sucessos emplacados e também pelo pioneirismo de novos estilos musicais, foi nessa época que surgiu o autêntico New Wave que posteriormente, mais precisamente 20 anos depois, estaria influenciando um outro gênero tão diferenciado quanto ele, o Retrowave. É sobre ele que iremos falar aqui.

  

Retrowave: origem, características e principais referências 

 

Longe de ser classificado apenas como um gênero musical, o Retrowave ou Synthwave é mais do que um simples gênero musical  trata-se de toda uma atmosfera que envolve todos os elementos presentes em 1980 estendendo-se até a estética visual. Fortemente influenciado pelo New Wave,  e às vezes intitulado como um subgênero dele, o estilo aparece entre meados da década de 2000 nos Estados Unidos, e inicia  uma espécie de futurismo pós-moderno no mercado fonográfico e cinematográfico. 

 

O estilo caracteriza-se por um tom melódico e nostálgico na maioria das suas produções e valorizando mais o instrumental da canção. Você conhecedor do Retrowave ou mero simpatizante já deve ter ouvido aqueles acordes de guitarra que provavelmente te deixaram com aquele ar de saudosismo misturado com uma sensação de vazio existencial e em contrapartida com um êxtase descomunal, se essas não foram as suas sensações, garanto que passou bem perto. Todas essas emoções surgem pela presença da conjuntura sonora do estilo que faz uso de baterias eletrônicas e sintetizadores analógicos, são eles que trazem esse conglomerado de sentimentos.

 

Além do New Wave, o Retrowave se inspirou bastante nas trilhas sonoras dos videogames da época, anos depois começa implementar o  eletrônico, como "House" em seus hits. Uma das primeiras aparições do gênero foi através do EP "Teddy Boy" do artista francês Kavinsky que começamos ter uma ideia de como seria esse novo movimento musical, embora tenha surgirdo nos anos 2000, o gênero só teve a sua ascensão no início de 2010.

 

Aqui no Brasil diversos artistas adotaram o Retrowave em suas discografias, e é possível notar as suas referências em cada detalhe dos composições, alguns foram mais ousados  e incorporam o gênero por completo, não somente o utilizado nas melodias, mas na estética dos clipes, design dos discos e até mesmo nos seus próprios estilos. Conheça agora as cinco bandas brasileiras que utilizam o estilo musical retrowave em suas produções:

 

1. Terno Rei 

 

Se tem uma banda que representa bem o gênero Synthwave, é terno rei, ela uma das que aproveita o gênero em todas as esferas, seja na capa do disco, nos clipes, no perfil dos artistas, o Retrowave é a marca registrada da banda. Formada em 2010 o grupo paulistano se identifica como uma banda de rock alternativo e indie trazendo alusões também do rock psicodélico, dream pop e outros, requisitadíssima terno rei é uma das bandas  mais prestigiadas pelo público indie em geral, não deixando nada a desejar quando o assunto é fazer música de qualidade, traz bastante os ares de melancolia em suas canções e clips. Com dez anos de trajetória a banda possui três álbuns: Vigília (2014), Essa noite bateu como um sonho (2016), e Violeta (2019) sendo o último, o mais elogiado pela crítica. O clipe da canção 93 é um ótimo exemplo da presença latente do Retrowave. 


Clipe da Canção 93, Terno Rei (Reprodução: YouTube).

2. Tagua Tagua 

Tagua Tagua é um projeto idealizado pelo músico e produtor Felipe Puperi, que ficou conhecido pela mídia, quando integrava a banda gaúcha Wannabe Jalva.

 

O primeiro registro da banda foi com o single "Rastro e Pó" lançado em 2017 que deu início ao Ep de estreia “Tombamento Invisível”, desde então, Tagua Tagua tem percorrido novas estradas e ganhando notoriedade, do rock alternativo mesclando o soul, o projeto é repleto de influências do retro. O seu último lançamento, o delicioso álbum "Inteiro Metade" de (2020) compreende bem as características do gênero com a presença da guitarra e teclado sintetizadores. Tagua Tagua é sinônimo de frescor . Ouço o álbum no spotify. 

 
Playlist Inteiro Metade, Tagua Tagua (Reprodução: Spotify).


3. Boogarins 
 

ORGULHO DO BRASIL! Boogarins pode ser facilmente enquadrada na categoria de melhores bandas nacionais do cenário alternativo, e quando destaco orgulho do Brasil é porque realmente a banda reúne todos os atributos possíveis para tal reconhecimento. Formada em 2012, em Goiana, Boogarins passeia pelo rock psicodélico e neo psicodélico. E pasmem, já conseguiu fazer mais de 70 shows na Europa, Estados Unidos e na América Latina. E sim, senhores, os meninos de Goiânia também já conquistaram um Grammy Latino pelo álbum Manual (2015) é muito talento! No que refere-se ao Retrowave evidência na arte gráfica da capa dos álbuns, nos vídeos clipes e óbvio na sua sonoridade, que valoriza bem o instrumental, a música "San Lorenzo" exemplifica o modelo instrumental próprio do estilo. 

 Clipe San Lorenzo, Boogarins (Reprodução: YouTube).
 

4. Cidade Dormitório
 

Diretamente de Sergipe, a Cidade Dormitório é uma banda de rock inaugurada em 2015. Explorando outros estilos como: o psicodélico e mpb, o trio sergipano integrado por Yves Deluc (guitarra e voz), Lauro Francis (baixo) e Fábio Aricawa (bateria e voz) busca inserir o Retrowave nas letras altamente reflexivas, através presença dos sintetizadores nos instrumentos, e os efeitos nas vozes. O single "Homo Erectus Plus'' (2013), caracteriza bem o estilo.

 
 Clipe Homo Erectus Plus, Cidade Dormitório (Reprodução: YouTube).


5. Carne Doce 

 

Para encerrar a lista, trouxemos a conceitual Carne Doce, conceitual por que o grupo musical traz todo um viés político em suas letras. Natural de Goiânia, a banda existe desde 2013 e foi inicialmente composta até então apenas pelo casal Selma e Macloys, na qual lançaram o primeiro  trabalho, o EP dos namorados. Posteriormente outros músicos entram para compor o grupo. 
 

Não posso deixar de exaltar a sua estética indiscutivelmente sofisticada, o Retrowave se faz presente nos ruídos envolventes das guitarras sintetizadores, acompanhe a banda no no spotify.

 

Playlist da Carne Doce (Reprodução: Spotify).
 

Como você pôde notar, o Retrowave ou Synthwave continua assiduamente exaltado no nosso meio. Sinônimo de contemporaneidade o gênero futurista, coloca em pauta elementos de um ano impactante que nos proporciona até os dias atuais, todos os seus elementos. Observou como esse estilo se difundiu, suas principais aspirações e como o mesmo continua atemporal por meio dos músicos brasileiros. Caso queira saber mais sobre o assunto, recomendamos esse vídeo super interessante, até mais.   

   Canal Depois do Jantar (Reprodução: YouTube).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »