Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/10/2021 às 16h13min - Atualizada em 23/10/2021 às 17h14min

"Harry Potter" e as bodas de porcelana: primeiro filme da franquia completa 20 anos de lançamento e ganha edição comemorativa

Relembre o início da saga do bruxo mais amado do cinema e confira os detalhes da nova versão

Thayzuki Santos - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Warner Bros. / Reprodução: Google
Wingardium Leviosa! Há duas décadas atrás, as salas de cinema ao redor do mundo assistiram este feitiço ser executado pela primeira vez. A história do “menino que sobreviveu” saiu das páginas dos livros e ganhou vida em formato de filme, dando início ao que mais tarde se tornaria uma das franquias cinematográficas mais bem-sucedidas de todos os tempos.
 
Harry Potter e a Pedra Filosofal” (1997) é o primeiro título da série de livros Harry Potter, escritos pela autora britânica J. K. Rowling. A repercussão obtida com o primeiro livro foi tão positiva – estima-se que 120 milhões de cópias tenham sido comercializadas desde o seu lançamento – que em 1999 os direitos para adaptação ao cinema foram vendidos aos estúdios da Warner Bros. A autora exigiu apenas que a produtora realizasse os testes de elenco no Reino Unido, pois era de sua vontade que os atores fossem britânicos.
 
Assim, começaram as negociações para a direção do longa. O primeiro nome cotado pela produção foi o de Steven Spielberg, mas o renomado diretor recusou a proposta e, após uma série de conversas com outros diretores, Chris Columbus – conhecido por seu trabalho em “Esqueceram de Mim” (1990) – foi escolhido para assumir a função. Além de dirigir o filme, Columbus participou do processo de seleção dos atores para os três papeis principais: Harry Potter (interpretado por Daniel Radcliffe), Hermione Granger (Emma Watson) e Rony Weasley (Rupert Grint).
 



Os papeis de Hermione e Rony foram os primeiros a serem preenchidos, enquanto o de Harry levou bastante tempo para ser escolhido. No documentário Creating the World of Harry Potter (disponível no canal oficial da Warner Bros. no YouTube), o produtor David Heyman conta que a menos de dois meses para o início das gravações ainda não haviam selecionado um ator para interpretar Harry.
 
Existia uma grande pressão da mídia e do estúdio a respeito da falta de um nome para representar o bruxo mais famoso da literatura infanto-juvenil. Milhares de crianças participaram dos testes, porém na visão do diretor nenhuma parecia apta o suficiente para captar a essência do personagem. Nove meses se passaram desde o começo das audições, e com o passar do tempo a busca se tornou desgastante, motivo que levou a diretora de elenco Susie Figgis a pedir demissão do cargo.
 
Em dezembro de 1999, pouco após o início dos testes de elenco, a emissora de televisão BBC exibiu o especial natalino David Copperfield, estrelando Daniel Radcliffe na versão jovem do personagem principal. A atuação de Radcliffe chamou imediatamente a atenção de Columbus, que entrou em contato com os pais do menino mas não conseguiu convencê-los a deixá-lo fazer os testes, pois tinham receio de colocar o filho ainda tão jovem em uma franquia duradoura (ao todo, foram lançados oito filmes, de 2001 a 2011).
 
As buscas continuaram, até que certo dia Heyman encontrou por acaso os pais de Radcliffe e o pequeno ator na plateia de uma peça de teatro. No intervalo da peça, o produtor se apresentou e após uma breve conversa, conseguiu com que eles concordassem em levar o garoto para um teste. Apesar de não possuir muita experiência no ramo artístico naquela época, Radcliffe surpreendeu o diretor em sua audição e garantiu o papel do personagem principal.

Harry Potter e a Pedra Filosofal” teve a sua pré-estreia em 4/11/2001 no Odeon Leicester Square, em Londres, onde para a ocasião o cinema foi transformado em uma réplica da Escola de Magia de Hogwarts. O filme estreou oficialmente nos cinemas duas semanas depois, atingindo recordes dentro e fora de seu país de origem.
 
A produção se consolidou como a maior bilheteria de 2001 e a segunda maior da história na época de seu lançamento, alcançando o montante de US$ 974 milhões. O longa teve também a maior arrecadação da franquia, até ser ultrapassado pelo último filme, “Relíquias da Morte - Parte 2” (2011). Além do sucesso comercial, a obra chegou a ser indicada a 3 Oscars e 7 BAFTA, a principal premiação britânica de cinema.

Em comemoração ao vigésimo aniversário da saga, a Warner Bros. anunciou em agosto deste ano o relançamento do longa em uma edição especial chamada Filme em Modo Mágico. Em nota, a produtora disse que a nova versão “oferece uma visão sincera e divertida da produção do primeiro filme”, com bastidores, comentários do diretor, cenas excluídas e curiosidades sobre a obra.
 
Para alegria dos Potterheads, a edição comemorativa já está disponível nas plataformas digitais Apple TV+, Google Play e Microsoft Play, e possui lançamento em blu-ray previsto para 2 de novembro. Ainda não foi confirmado se a nova versão entrará para o catálogo da HBO Max, que possui os oito filmes da franquia e o spin-off Animais Fantásticos e Onde Habitam.


Confira abaixo o trailer da edição Filme em Modo Mágico e os recursos adicionados à nova versão.


REFERÊNCIAS:

SOUSA, C. A importância de Chris Columbus na escalação de Daniel Radcliffe em Harry Potter. Omelete. 25 de mai. de 2018. Disponível em:
https://www.omelete.com.br/comic-con-2/a-importancia-de-chris-columbus-na-escalacao-de-daniel-radcliffe-em-harry-potter#:~:text=O%20que%20muitos%20n%C3%A3o%20sabem,o%20papel%20principal%20da%20franquia.&text=Naquela%20%C3%A9poca%2C%20os%20livros%20de,ao%20Menino%2DQue%2DSobreviveu. Acesso em: 18 de out. de 2021.

CUBA, V. Descubra como foram as audições dos protagonistas de Harry Potter. Estrelas Teens. 01 de out. de 2020. Disponível em: 
https://www.estrelasteens.com/post/descubra-como-foram-as-audi%C3%A7%C3%B5es-dos-protagonistas-de-harry-potter  Acesso em: 18 de out. de 2021.

LINHARES, V. 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' ganha edição especial em comemoração aos 20 anos de lançamento. Bolavip Brasil. 18 de ago. de 2021. Disponível em: 
https://br.bolavip.com/entretenimento/Harry-Potter-e-a-Pedra-Filosofal-ganha-edicao-especial-em-comemoracao-aos-20-anos-de-lancamento-20210818-0028.html  Acesso em: 18 de out. de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »