Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/10/2021 às 21h22min - Atualizada em 24/10/2021 às 22h13min

Duna - Vale a pena?

Nova adaptação de Duna já está disponível nos cinemas, confira resenha da obra

Nathalin Gorska - Fernanda Simplicio
FONTE: Totalfilm / Reprodução: Instagram
A nova versão de Duna, lançada em 21 de outubro, já está fazendo sucesso, mas a questão frequentemente levantada pelos antigos fãs da série é se a adaptação é fiel ao livro, escrito por Frank Herbert e lançado em 1965.

Duna apresenta a história do jovem Paul Atreides (Timothée Chalamet), que às ordens do imperador Padixá, se muda com sua família para um terrível planeta deserto chamado Arrakis, também conhecido como Duna. Lá, Paul aprende mais sobre o planeta e o povo que lá habita, os Fremens.

O deserto é passado para a casa Atreides, sendo de importância vital para do desenvolvimento do Imperium, já que possui a Mélange, citada na obra como “A especiaria das especiarias”, utilizada como combustível, tempero e alucinógeno.

A história também apresenta as Bene Gesserit, ordem mística formada por mulheres com intelecto genial e os Harkonnens, vilões da trama.
O filme, dirigido por Denis Villeneuve possui 2h e 35 minutos de duração, e apresenta com maestria a história narrada no livro (vale lembrar nesse primeiro filme só foi adaptado uma parte do livro inicial).

Entre as questões mais levantadas pelos amantes de Duna, a fidelidade ao livro era a mais questionada, uma vez que a obra já foi adaptada anteriormente aos cinemas com a direção de David Lynch, mas o fracasso foi tão grande que manchou o nome da obra nos cinemas.

Villeneuve tinha uma grande bomba em suas mãos, pois o livro além de ser rico em detalhes também possui muitas conversas interiores e pensamentos dos personagens, o que dificultou na adaptação, mas o diretor compensou nos diálogos, que são totalmente fiés à obra.
Outra característica louvável da nova adaptação é o modo que foi apresentado para os novos fãs o vocabulário inédito que Herbert criou, apresentando a complexidade da obra, mas sem deixar as frases sem uma prévia explicação.

Na parte técnica do filme, a direção de fotografia fica por conta de Greig Fraser, que transmite com a utilização de luz e sombras os momentos de tensão da obra, acentuados com a trilha sonora de Hans Zimmer.
Confira a trilha sonora original da obra: 



Entre a crítica, duna já é um sucesso, e em menos de dois dias de lançamento já está avaliado em 83% no Rotten Tomatoes.
O elenco do filme, composto com Timothée, Jason Momoa e Rebecca Ferguson foi recebido de braços abertos pelos fãs de Duna, já que conseguiram transmitir as características dos personagens e juntos fazerem de Duna o sucesso que está sendo.

O filme já está disponível para ser assistido nos cinemas, e aqui vai uma dica, caso possível, assista o filme nas telas IMAX. A adaptação de Duna: Parte dois ainda não foi confirmada.
 
Referências:

HERBERT, Frank. Duna. Primeira edição. Estados Unidos: Chilton Books, 1965.

DUNA. Direção: Denis Villeneuve. Produtora: Legendary Entertainment. Estados Unidos. Warner Bros, 2021. Cinema.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »