Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/10/2021 às 17h32min - Atualizada em 26/10/2021 às 16h56min

Paço do Frevo e sua importância para a cultura Pernambucana

Local que reúne toda história do frevo, recebe milhares de pessoas por ano

Wagner Silva - Revisado por Márcia Nascimento
Sombrinha que representa o Frevo dentro do Paço do Frevo. (Foto: Divulgação/Diário de Pernambuco - Julio Jacobina/DP/DA PRESS)
Fundado em 09 de Fevereiro de 2014, o Paço do Frevo é um espaço cultural dedicado à propagação, pesquisa, lazer e formação nas áreas de dança e música do Frevo, ritmo reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

O local fica situado na cidade do Recife capital de Pernambuco, mas precisamente na Praça do Arsenal da Marinha. E surgiu através de uma parceria realizada entre a Prefeitura do Recife, a Fundação Roberto Marinho, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o Governo Federal. Hoje sendo considerado um dos locais mais procurados voltados a cultura. Onde no seu ano de inauguração recebeu mais de 120 mil visitantes. O Paço tem curadoria assinada pela diretora de teatro e cenógrafa Bia Lessa.


O prédio onde hoje funciona o Paço do Frevo funcionava até o ano de 1973 a Western Telegraph Company, empresa pioneira na implantação do telégrafo no Brasil. Com uma construção no estilo neoclássico inglês e tombado pelo IPHAN desde 1998.

Visitar o Paço do Frevo é estar imerso a todo o momento com a cultura. Desde as exposições, onde é possível conhecer as histórias das agremiações, dos personagens do frevo. Passando pelo Centro de Documentação, onde a história do frevo é contada em vídeos que reúne documentos e informações importantes sobre o ritmo. Colaborando para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, escolares, sociais e culturais. Devido a pandemia as pesquisas no Centro de Documentação exclusivamente mediante agendamento.


Vídeo institucional do Paço do Frevo. (Reprodução: Paço do Frevo - Youtube Brasil)

O espaço também possui sua escola de música que permite o contato com a música do frevo em suas diversas linguagens e modalidades. E sua escola de dança, com foco em atividades de formação da dança do frevo (passo). Através do site do Paço do Frevo, os visitantes tem acesso ao acervo bibliográfico e ao acervo fotográfico.

Para mais informações sobre o horário de funcionamento, valor de entrada, agendamento para o Centro de Documentação, agendamento de visita guiada, novas exposições, dentre outras informações é só acessar o site do Paço do Frevo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »