Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/11/2021 às 21h08min - Atualizada em 14/11/2021 às 23h47min

Pixar lança o primeiro trailer de "Lightyear" e aumenta a expectativa dos fãs para a estreia do filme

Com direito a easter eggs e referências a Star Wars, a animação é uma das grandes apostas para o mercado cinematográfico do próximo ano

Thayzuki Santos - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Pixar Animation Studios / Reprodução: Google

Se você era fã da franquia Toy Story nos anos 90 e 2000, a sua criança interior provavelmente deve estar pulando de felicidade. A Pixar lançou há duas semanas o primeiro trailer de "Lightyear", o spin-off em formato de filme que contará a história do personagem Buzz Lightyear.

Mas, o que é um spin-off?
A grosso modo, esse termo é utilizado no universo das séries e filmes para designar as produções derivadas de uma obra já existente. Geralmente, essas produções se afastam do enredo original e dão destaque a um ou mais personagens secundários da obra principal. Um exemplo famoso é o da série "WandaVision" (2021), produzida pela Marvel.

Lightyear é o segundo spin-off da franquia Toy Story em formato de longa-metragem. Em agosto de 2000 – quase um ano após o lançamento de "Toy Story 2" – os estúdios da Pixar e da Walt Disney se uniram para produzir "Buzz Lightyear of Star Command: the Adventure Begins". Entretanto, a animação não chegou aos cinemas e foi lançada diretamente em VHS e DVD. Ainda assim, a obra deu origem ao desenho animado "Buzz Lightyear of Star Command", que estreou em outubro do mesmo ano e teve 62 episódios exibidos durante um período de quatro meses.




Voltando a falar sobre Lightyear, poucas informações foram reveladas até o momento. O enredo consiste na origem de Buzz e sua trajetória como patrulheiro espacial do Comando Estelar. Inclusive, a base do Comando é apresentada no trailer, assim como alguns detalhes que deixaram os fãs ainda mais animados para a estreia.

Em "Toy Story" (1995), Buzz diz a Woody que sua nave espacial caiu por engano no quarto de Andy – o humano dono dos brinquedos – e questiona "Tenho que consertar as turbinas propulsoras. Ainda usam combustível fóssil ou já descobriram a fusão do cristal?". Logo no início do trailer, podemos ver um tubo com cristal sendo inserido em uma das naves, dando a entender que seremos apresentados à fusão mencionada no filme original.

Em outra parte do vídeo, é possível ver a nave espacial de Buzz caída em um pântano, numa cena muito similar à de "Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca" (1980), quando a nave X-Wing cai no planeta Dagobah e Luke Skywalker conhece Yoda pela primeira vez.

Além disso, o trailer mostra detalhes de uma missão espacial que Buzz precisa cumprir. Ainda não se sabe exatamente o objetivo da missão, mas tudo indica que em determinado momento do filme o astronauta precisará dar uma volta completa no Sol utilizando a hipervelocidade (outra referência a Star Wars). O famoso traje verde, branco e roxo do patrulheiro também fará sua aparição no longa. Será que finalmente iremos vê-lo em ação?

Vale ressaltar que a aparição do Imperador Zurg ainda permanece um mistério, visto que o arqui-inimigo de Buzz não aparece no trailer. Entretanto, especula-se que o vilão estará presente na obra, pois em uma das cenas é possível ver Buzz em meio a robôs semelhantes aos da frota de Zurg que aparecem em Toy Story 2.

As últimas imagens do trailer são acompanhadas da música "Starman", um clássico dos anos 70 interpretado pelo cantor britânico David Bowie. A canção ganhou uma versão em português chamada "O Astronauta de Mármore", da banda brasileira Nenhum de Nós, que – assim como a original, em inglês – fez bastante sucesso.

Enquanto Tim Allen deu voz a Buzz em toda a franquia Toy Story, no spin-off o ator foi substituído por Chris Evans (o famoso Capitão América, da Marvel). A decisão da Pixar encontra-se apoiada na necessidade de distanciar Lightyear das animações anteriores por contar a trajetória do personagem enquanto patrulheiro, e não brinquedo. Tal fato levou ao surgimento de uma teoria de que Lightyear seja, na verdade, um live-action de ficção científica dentro do universo Toy Story.

 

O teaser atingiu números surpreendentes em seu primeiro dia de lançamento, alcançando a marca de 83 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas. No ranking geral de produções da Pixar, Lightyear ficou atrás apenas de "Os Incríveis 2" (114 milhões). A boa repercussão se estendeu pela internet e garantiu que o filme fosse um dos assuntos mais comentados no Twitter, ficando em primeiro lugar nos trending topics globais, e no YouTube, onde liderou a seção "em alta" também a nível mundial.


Lightyear está previsto para levar os fãs "ao infinito e além" no próximo ano, com estreia nos cinemas em junho de 2022. A franquia completa de Toy Story (incluindo os filmes e curtas) se encontra disponível no Disney+.



REFERÊNCIAS:
D'ALESSANDRO, A. 'Lightyear' Teaser Rockets To 83 Million Views In First 24 Hours, Ahead Of 'Eternals' & Second Best Ever For Pixar Movie. Deadline Hollywood. 29 de out. de 2021. Disponível em: Acesso em: 08 de nov. de 2021.

VACCARI, B. Como Lightyear se conecta com Toy Story? Canaltech. 29 de out. de 2021. Disponível em: Acesso em: 08 de nov. de 2021.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »