15/11/2021 às 21h23min - Atualizada em 15/11/2021 às 21h29min

A influência de uma obra não realizada

Os elementos de um projeto cancelado gerou a criação de uma HQ de grande sucesso

Gustavo Mateus - Editado por Fernanda Simplicio
Alejandro Jodorowsky, conhecido por seus filmes surrealistas, terá uma de suas obras adaptadas para o cinema pelo diretor Taika Waititi (Jojo Rabbit, Thor Ragnarok). O anúncio ocorreu na quinta-feira, (4/11/2021), em um video publicado no Youtube pelo canal Humanois inc. Apesar do nome de Jodorowsky ser conhecido no mundo do cinema, a sua obra Incal se originou nos quadrinhos e tudo isso graças a um projeto idealizado pelo diretor chileno que não foi realizado.
 
A adaptação de Duna na visão de Jodorowsky seria produzida nos anos 70, com parceria com o produtor Michael Seydoux e contaria com um elenco cheio de personalidades famosas: Salvador Allende, Orson Welles, David Carradine, Mick Jagger e até mesmo o seu próprio filho, Brontis Jodorowsky.
O projeto era tão ambicioso que contaria com a banda Pink Floyd compondo a trilha sonora do filme, sem contar a presença  dos ilustradores  Moebius e Chris Foos. No caso de Moebius, conhecido por seus traços e cores psicodélicas, ficou encarregado de fazer o design estético dos personagens. Já Chirs Foos seria o criador das espaçonaves.
A produção dos cenários contaria com o artista plástico H.R. Giger, esse elenco como foi descrito pelo próprio Jodorowsky como seus guerreiros espirituais, deixo listado um artigo que explica essa historia.



Porém, o projeto não foi para frente, sendo recusado pelas produtoras de Hollywood. Entretanto, houve outra uma tentativa de adaptar a obra Duna, com a direção de David Lynch,  em 1984. Mesmo com elementos próximo ao do livro, a adaptção de Lynch foi duramente criticada pela midia e pelos fãs da obra original. Sendo assim, tentar fazer uma adaptação de Duna para os cinemas parecia uma missão impossível de se realizar na época, mas Jodorowsky decidiu usar os elementos que havia desenvolvido para investir nas histórias em quadrinhos.
 

Nos anos 80, em parceria com Moebius, Jodorowsky decidiu utilizar os elementos de seu projeto cancelado para desenvolver Incal, que foi publicada em 3 volumes. Assim, conta a história de um detetive chamado John Difool , um homem com uma personalidade difícil de lidar, vê a sua vida mudar drasticamente após ter contato com um artefato chamado incal, e, por conta disso, passa ser perseguido por pessoal mal intencionadas. Além de  ter sido um sucesso e estrar na posição 30 da revista Rolling Stone como umas das melhores graphic novels já publicadas, ela foi importante para influenciar outra obra famosa dos anos 90, o filme O Último Elemento, do diretor Luc Besson, vale lembrar que o mesmo foi processado pela dupla, com alegação de ter copiado a obra original, porem, Moebius e Jodorowsky acabaram perdendo o processo.


A influência de Duna de Jodorowsky em obras consagradas da ficção cientifica é visível. Em Incal, é possível ver a ambientação futurística e distópica, o design das naves de Chris Foos. A cena original do roteiro de Duna, onde o duke Leto decide ter um filho com Lady Jéssica, é um exemplo...  Leto não pode realizar seu sonho pois é castrado, então, é feito uma espécie de fertilização, onde uma gota do sangue do Duke é retirada por Jéssica e depois colocado no seu útero. Em Incal,  essa cena é mostrada desde da entrada do sangue até o contato com o óvulo ,exatamente como descrito no roteiro original desenvolvido por Jodorowsky.
Existe um documentário onde é explicado os bastidores da obra não realizada, tudo contado pelo próprio Jodorowsky e os envolvidos no projeto. Entretanto, os momentos icônicos de Star Wars, o design assutador de Alien, a estética futurista distópica de Blade Runner e até mesmo um comercial japones da marca Pioneer são exemplos de como um projeto que tinha tudo para ser uma grande aventura filosófica e surrealista, mesmo depois de ser cancelado, continua a inspirar histórias e o desenvolvimento de novos mundos para o cinema.
 

REFERÊNCIAS:
RIBEIRO HENRIQUE, P O incal | Taika Waititi vai adaptar HQ de Alejandro Jodorowsky. OMELETE. 04 de nov 2021
Disponivel em: <
https://www.omelete.com.br/filmes/the-incal-taika-waititi> Acesso em: 12 de nov de 2021.

 

 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »