Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/06/2019 às 02h07min - Atualizada em 25/06/2019 às 07h07min

Gerações na Comunicação: obra reúne artigos científicos de professores e estudantes

Ednan Gomes, recém-formado em Jornalismo é um dos autores

Carlos Damascena Becerene
As pesquisas que compõe a obra são ligadas ao consumo de notícias em grupos específicos. (Foto: Divulgação / Ednan)
Há um ano e meio o jovem jornalista Ednan Gomes estava se formando e não poderia imaginar que hoje estaria lançando seu primeiro livro, com um capitulo inteiramente escrito por ele. A obra "Gerações na Comunicação" reúne 14 artigos científicos escritos por 23 professores e estudantes.

O livro foi escrito pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade (GPECOM), da Universidade Sagrado Coração (USC). A obra “coroa muito das pesquisas que vem sendo realizadas pelos cursos de comunicação da USC”, afirma Ednan, com empolgação, quando questionado sobre o que o livro representa para ele.

As pesquisas que compõe a obra são ligadas ao consumo de notícias em relação a grupos específicos da população, como faixa etária e sexo. Os artigos foram organizados pela Dra. Sonia Aparecida Cabestré e a Dra. Nirave Reigota Caram.

LIVRO

“Um livro de artigos científicos é a mesma coisa de pensar em um livro de contos”. Esse foi um comparativo que Ednan fez para explicar como o livro é. Na obra, os 23 autores contam suas observações e conclusões sobre os mais diversos temas da comunicação.

Apesar de abordagens e recortes diferentes, o livro é unido pelo consumo da comunicação de diferentes perfis e gerações da sociedade. O capítulo de Ednan aborda e investiga o consumo de notícias pela juventude, o artigo de 80 páginas teve que ser reduzido para 15. “Dá dó, é difícil, tem muitas coisas e meio que você está mutilando seu trabalho”, explica. Mas diz, com otimismo, que foi um sonho realizado.

Segundo Ednan, o livro vem em um momento ousado para a pesquisa brasileira, “a pesquisa vem sendo contestado a todo o momento, o conhecimento está sendo contestado a todo o momento”.

FUTURO

A realização de ter o nome em um livro é o sonho de diversos estudantes, Ednan pretende continuar estudando na área da comunicação e diz que tem interesse de continuar escrevendo artigos científicos. “Quem sabe um dia eu escreva um livro reportagem” e completa “é uma possibilidade para o futuro”. E para finalizar Ednan aconselha “aproveitem tudo que o ambiente universitário pode oferecer”.

"Gerações na Comunicação" está disponível para a compra no site da Amazon.

Editado por Alinne Morais

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »