20/12/2021 às 18h18min - Atualizada em 20/12/2021 às 19h16min

Lições com Arco e Flecha

O Arqueiro Verde completa 80 anos

Paulo Firmo - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte/Reprodução: Panini Comics
Edição comemorativa lançada no Brasil pela editora Panini em novembro deste ano reúne histórias que evidenciam a humanidade do “arqueiro esmeralda” da DC Comics.
 
Criado por Mort Weisinger e George Papp em 1941, o Arqueiro Verde é um personagem que embora não tenha a mesma fama da Mulher-Maravilha, Batman e Superman por exemplo, desperta paixões pela sua condição humana, extrema habilidade com o arco e flecha, carisma e, principalmente, por ser um vigilante que preza pelo bem-estar de todos à sua volta. De fato, carrega consigo o espírito de Robin Hood.
 
Reunindo doze histórias curtas, o encadernado Arqueiro Verde Especial 80 Anos deixa claro que em meio a uma postura firme, o personagem carrega consigo a esperança de um mundo mais igualitário e pacífico. Ainda que através de meios nada convencionais, seu papel à margem da lei se sustenta ao longo do tempo não sobre um desejo de vingança, mas pelo anseio de justiça e amor pela humanidade.
 
Reunindo diversos artistas – Jeff Lemire, Tom Taylor, Mariko Tamaki, Andrea Sorrentino, Laura Braga e Nicola Scott dentre muitos – para homenagear o arqueiro esmeralda, nos deparamos com narrativas que vão da poesia à filosofia, sem se esquivar dos dados da realidade – daquele universo ficcional que, inegavelmente, estabelece relações de semelhança com a nossa vida como qualquer outra manifestação artística –, belíssimas e variadas ilustrações e cores muito bem aplicadas.
 
A mensagem que marca e conduz todas as histórias é a de esperança que a ação do Arqueiro Verde é capaz de proporcionar, o amor pelo equilíbrio que ele é capaz de provocar e o seu senso de coletividade. A edição ainda é composta por alguns extras que apresentam passagens da trajetória do Arqueiro a fim de mostrar aspectos da sua personalidade. Positivos e negativos.
 
Apesar de simples e sem luxos, a apresentação gráfica da edição é bem elaborada e atraente. Capa e contracapa com verniz localizado, estabelecendo destaques, guardas (2ª e 3ª capas internas) bem criativas e com ótima qualidade de impressão. Como ponto negativo, a numeração das páginas é bem esporádica e parece transcender, equivocadamente, o cuidado com a preservação das artes.
 
Um dos pontos altos da HQ é a história final (Tap, Tap, Tap), uma outra homenagem. Agora à Denny O'Neil, prestigiado quadrinista estadunidense que faleceu em 2020. O'Neil ficou conhecido por singularizar muitos personagens das HQs. Dentre estes, o Arqueiro Verde, que foi elevado ao status de um ícone do Universo DC. Mais do que isso, parte da personalidade voltada às problemáticas sociais, políticas e questões culturais do próprio O'Neil, foram transpostas ao personagem. A história é escrita pelo filho de O'Neil, Larry, e conta com ilustrações de Jorge Fornés e cores de David Stewart.
 
Leitura bastante recomendada. Uma singela, porém, bonita homenagem ao Arqueiro Verde. Uma porta de entrada para os que desejam ter contato com uma visão geral a respeito do personagem, também indicada aos fãs a fim de rememorar as características que mais gostam em Oliver Queen e seu universo, assim como também se destina àqueles que desejam ver, ler e obter com as histórias em quadrinhos de super-heróis ensinamentos e exemplos para a vida.

SERVIÇO:
ARQUEIRO VERDE ESPECIAL 80 ANOS 
Dimensões: 26 cm x 17 cm (formato americano).
Páginas: 96 (numeração ocasional).
Papel: misto.
Cor: colorido.
Estrutura: capa cartão e lombada quadrada.
Valor: R$ 20,90
 
 
REFERÊNCIAS:
Arqueiro Verde - Especial Aniversário de 80 anos. Panini. [s.d]. 2021. Disponível em: https://loja.panini.com.br/panini/produto/Comics-DC-Arqueiro-Verde-Especial-Aniversario-de-80-anos-99284.aspx. Acesso em: 13 dez. 2021.
 
FIAUX, Gus. Roteirista fala sobre filme cancelado do Arqueiro Verde!. Legião dos Heróis. [s.d]. Disponível em https://www.legiaodosherois.com.br/2015/roteirista-fala-sobre-filme-cancelado-arqueiro-verde.html. Acesso em: 17 dez. 2021.
 
SMEE, Guilherme. Guia de Leitura: Arqueiro Verde. Recordatório. Splash Pages. 12 nov. 2018. Disponível em https://splashpages.wordpress.com/2018/11/12/guia-de-leitura-arqueiro-verde/. Acesso em: 17 dez. 2021.
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »