Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/01/2022 às 12h10min - Atualizada em 12/01/2022 às 11h54min

Barcelona e Real Madrid fazem clássico na semifinal da Supercopa da Espanha

El Clásico coloca frente a frente rivais que vivem momentos opostos na temporada

Igor Oliveira - labdicasjornalismo.com
Em excelente fase na temporada, Vinicius Junior está confirmado para mais um El Clásico. Foto: Antonio Villalba / Real Madrid
Barcelona e Real Madrid se enfrentam em Riade, na Árabia Saudita, às 16h (horário de Brasília), desta quarta-feira (12), em jogo único válido pela semifinal da Supercopa da Espanha. Quem vencer El Clásico enfrentará o vencedor de Atlético de Madrid e Athletic Bilbao na final do torneio.

Os rivais vivem momentos opostos na temporada; enquanto o Real é líder da La Liga e está vivo na disputa da Champions League, o Barça é apenas o sexto colocado no Campeonato Espanhol, 17 pontos atrás da equipe dos Merengues, e foi eliminado na fase de grupos da competição continental.

As duas equipes já se enfrentaram uma vez na temporada, o duelo válido pelo Campeonato Espanhol terminou com vitória madrilenha por 2x1 em pleno Camp Nou.

BARCELONA

O duelo contra o Real Madrid pode marcar a estreia do recém contratado Ferrán Torres com a camisa Culé. O jogador que estava no Manchester City só pôde ser inscrito após o clube catalão finalizar o empréstimo de Philippe Coutinho ao Aston Villa, para assim liberar o espaço na folha salarial, fator que é exigido pela federação espanhola para registro de novos contratos.

Apesar da provável estreia de Ferrán, o Barcelona possui alguns desfalques para a partida: Eric Garcia, Sergi Roberto e Braithwaite estão lesionados e sequer viajaram para a Arábia. Já Ronald Araújo, Frenkie de Jong, Pedri e Ansu Fati foram relacionados para o duelo, mas seguem como dúvida por estarem voltando de lesão.

Embora admita que o rival vive um momento melhor, o treinador Xavi, que disputará seu primeiro El Clásico na área técnica, ressaltou que por se tratar de um clássico tudo pode acontecer: “Vivi clássicos de todas as cores. Situações em que uma das duas equipes era favorita e não ganhava. Vejo um Barça em construção e um Real Madrid em boa forma, mas é imprevisível” declarou Xavi.

Provável escalação: Ter Stegen, Daniel Alves, Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Busquets, Nico González e Gavi; Dembelé, Luuk de Jong e Memphis Depay.

REAL MADRID

O treinador Carlo Ancelotti não terá muitos problemas para escalar sua equipe para o clássico. Apenas Mariano Diaz e Bale estão oficialmente fora por lesão. Já Carvajal é dúvida, mas caso tenha condições de jogo deve iniciar como titular. A outra dúvida na escalação merengue fica por conta de quem jogará na direita do ataque, Ancelotti ainda não se decidiu se usará Rodrygo ou Marco Asensio como titular.

Líder com folgas no Campeonato Espanhol, o Real agora vira a chave para buscar o título da Supercopa da Espanha. Para isso o clube merengue espera contar mais uma vez com a sintonia da dupla Benzema e Vinicius Junior, responsáveis por 58% dos 62 gols feitos pela equipe de Madrid na temporada. Juntos os dois possuem 36 gols, um a mais que todo o elenco do Barcelona junto em 2021/22.

Apesar de viver momento melhor que o do rival, Ancelotti fez questão de afastar qualquer favoritismo atribuído a seu time: “Me preocuparia se os jogadores pensassem que somos favoritos, mas não somos. Eles pensam que temos que fazer de tudo para ganhar. Essas partidas são sempre iguais, apesar da distância que existe na classificação da liga.” Disse o treinador italiano.

Provável escalação: Courtois, Carvajal (Lucas Vásquez), Éder Militão, Alaba, Mendy; Casemiro, Modric, Toni Kroos; Rodrygo (Marco Asensio), Benzema e Vinicius Junior.

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

As duas equipes já se enfrentaram 247 vezes na história, com 99 vitórias merengues, 52 empates e 96 triunfos do Barcelona. O Real marcou 412 gols e o clube catalão 402.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »