Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/01/2022 às 16h32min - Atualizada em 16/01/2022 às 16h32min

Portuguesa perde amistoso festivo contra o Volta Redonda

Coronavírus, eliminação na Copinha e derrota em casa atrapalham o clima de celebração dos 50 anos do Canindé, mas futura implantação do clube-empresa dá esperança de dias melhores

Paulo Octávio
Vai, DJ: Severa, mascote da Portuguesa, comanda show do intervalo na festa de 50 anos do Canindé. Foto: Reprodução/Canal Lusa TV
Portuguesa armou uma festa para levantar sua auto-estima. Na comemoração dos 50 anos da inauguração do estádio do Canindé, completados no ultimo dia 9, promoveu um amistoso contra o Volta Redonda para o último sábado (15).
 
Além da menção a data histórica, houve a apresentação dos reforços para a  temporada de 2022 e a demonstração do novo uniforme. Antes da bola rolar, teve fogos, a entrada  dos atletas sob holofotes e foguetório. Mas a celebração teve cara de fim de festa por vários motivos.
 
 O torcedor ficou frustrado com eliminação do time na Copinha. Equipe foi derrotada nos pênaltis pelo o Internacional após empate em zero a zero no tempo normal, no final da tarde -- amistoso foi às 19h. O público não compareceu em peso também pelo temor de contaminação do coronavírus, já que a cepa Ômicron é mais contagiosa. Em decorrência da onda de contaminações, quatro integrantes da Portuguesa não foram a campo para cumprirem isolamento: o técnico Sergio Soares, auxiliar Denys Facincani e jogadores Railan e Gustavo França.
 
O time  perdeu o amistoso por 1 a 0, com gol de MT, fruto do desentrosamento e desorganização no ataque, embora o placar pouco importasse. E nem mesmo um “show do intervalo”, a  minibalada com os mascotes em uma das cabine, foi capaz de empolgar.
 
De qualquer forma, a partida serviu para matar saudade do estádio.  Agora o desafio é o acesso para elite do Paulista e a conquista da Copa Paulista, no segundo semestre, para regressar à série D do Campeonato Brasileiro.
 
E há uma esperança no ar.  O presidente Antonio Carlos Castanheira  disse que a Portuguesa vai virar um clube-empresa. Essa afirmação foi feita em entrevista à rádio Bandeirantes e conversa com narrador Gomão Ribeiro (NetLusa). Para isso acontecer precisa da aprovação do conselho, o que, segundo Ribeiro, está próximo de acontecer.
 
Detalhes como os moldes da SAF, a porcentagem de ações que será vendida e quem vai comprar essas ações só serão informados quando negócio for fechado.
 
Tornar-se clube empresa vai deixar time na mão do dono, e a presidência não terá uma importância relevante no futuro do clube, como pode ser visto no Cruzeiro e Botafogo. Mas muitos veem nessa iniciativa a chance da Portuguesa sair do buraco.
 
1º TEMPO
 
Portuguesa começou no ataque, mas levou o gol logo aos 4 minutos. MT, vindo do Vasco, recebeu passe e bateu forte na saída de Thomazella. Em desvantagem, Lusa tentou empate com Léo Castro, que parou no goleiro, e Anderson Ligeiro, que errou o alvo.
 
Aos 27, a Rubro-verde tentou encurralar o rival, mas tentativas  de Léo Castro e Daniel Costa não surtiram efeito. Equipe paulista seguiu ofensiva, mas errava o último passe.
 
 
Aos 41 minutos, Anderson Ligeiro cruzou, a defesa carioca cortou, porém Daniel Costa pegou a sobra e emendou um chutaço de fora da área, que passou muito perto do gol.
 
2º TEMPO
 
Com inúmeras alterações, a segunda etapa não foi muito atrativa, e a Portuguesa seguiu errando os ataques. Após uma falta, aos 10 minutos, Luizão Barba cabeceou para fora. Depois, Anderson Ligeiro botou velocidade e deixou Léo Castro na cara do gol, só que ele perdeu a chance.
 
A equipe do Rio tentou responder e quase ampliou o placar. Em contra-ataque, Nathan recebeu e bateu para fora com muito perigo. Anderson Ligeiro teve a última boa oportunidade para o empate lusitano, mas seu arremate parou nas mãos do goleiro.
 
PRÓXIMOS CONFRONTOS
 
Portuguesa estreia na série A2 do Paulistão contra o Primavera, em Indaiatuba, dia 27, às 15h (horário de Brasília). Já o Volta Redonda começa sua jornada na  Taça  Guanabara em confronto contra o Vasco, no Raulino de Oliveira, no dia 26, às 18h.
 
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »