Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/06/2019 às 00h36min - Atualizada em 24/06/2019 às 00h36min

Entenda o que são os Newsgames

Um game em que o jogador se informa e se diverte ao mesmo tempo

Igor Ricardo - Editado por Bárbara Miranda
Divulgação/pixaboy
“São jogos que são produzidos como forma de apresentar um conteúdo editorial jornalístico. Pode ser desde apresentar uma reportagem especial mais aprofundada e interativa ou até mesmo uma questão no estilo charge, uma opinião de cunho político ou social em um formato mais solto”, explica o jornalista e professor Bernardo Cortizo de Aguiar. O termo surgiu por volta de 2001 com o uruguaio Gonzalo Frasca, que criou um game chamado Kabul Kaboom, onde retratava ataques que aconteceram no Afeganistão após o ataque de 11 de setembro. 
 
A popularização dos jogos baseados em noticias se deu em 2004 após o jornal El País desenvolver o seu primeiro newsgame o “play Madri”, o game prestava uma homenagem as vitimas do atentado que aconteceu na cidade em 2004, logo em seguida o New York Times lançou o "Food Import Folly”, que diz respeito a falta de fiscalização na industria de alimentos nos EUA. No Brasil o primeiro newsgame lançado foi pela editora Abril. O jornalista Fred di Diacomo que na época em que o game foi lançado trabalhava no núcleo jovem da editora se tornou referencial no assunto newsgame. “O Rafael Kenski, pioneiro na criação dos newsgames e alternate reality games jornalísticos, tinha uma definição  de que newsgame precisa informar e divertir, se ele informa é apenas news e se só diverte e apenas game”, ressalta Fred.  
 
Os newsgames surgiram como uma ferramenta de atrair o publico jovem para assuntos relevantes, e dentro desse universo são encontrados vários tipos de newsgames, como: Newsgames infográficos que são jogos que surge de uma evolução de infográficos jornalísticos, adaptados para os meios digitais, esse jogo dá a liberdade para o jogador criar ambientes, cenários e situações diferentes baseadas em informações de fatos reais, newsgames sobre atualidade é basicamente com a temática política e social, e como o próprio nome já diz é sobre acontecimentos recentes, newsgames educativos  são jogos direcionados para a aprendizagem do trabalho de um jornalista e sua importância para a sociedade, newsgames documentários são jogos de maior duração, esse tipo de game aborda fatos históricos e atuais semelhantes a um documentário e reportagens investigativas e newsgames quebra-cabeça que surgem de adaptações de palavras cruzadas e questionários sobre noticias do mundo digital.
 
Alguns newsgame que estão disponíveis para jogar:
September 12th: Jogo sobre o atentado de 11 de setembro.
Play Madrid: Jogo em homenagem as vitimas do atentado terrorista em Madri.
Filosofighters: Jogo de luta entre os principais filósofos da historia.
Spent: Jogo simula varias situações ensinando o jogador a poupar.
Supercrise: Game com dados e índices dos países.
Pule o muro: Homenagem aos 25 anos da queda do muro de Berlim.
 
REFERENCIAS:
 
BITENCOURT, Eduarda. NEWSGAME TRANSFORMAM REPORTAGENS EM JOGOS. 2017.  Disponível em:<http://mescla.cc/2017/06/28/newsgame-transformam-reportagens-em-jogos/ >.Acesso em Jun de 2019.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »