Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/06/2019 às 08h40min - Atualizada em 26/06/2019 às 08h40min

A volta do Tamagotchi

Brinquedo sucesso dos anos 90 será relançado no próximo mês

Fernanda Simplicio - Editado por Bárbara Miranda
Reprodução: Internet
Para os millenials, o bichinho virtual Tamagotchi fez parte de um bom período da infância. Lançado em 1996, o “jogo” consistia em cuidar de um animal virtual que aparecia em um pequeno aparelho – normalmente utilizado como chaveiro – em que era proposto ao jogador alimentar o animal, colocar para dormir, dar carinho e tantas outras funcionalidades. Isto é, você era um pai de pet, só que de um brinquedo eletrônico que cabia na palma da mão. Os pixels pretos e o formato anatômico fizeram a cabeça da geração da época. E eles nem sequer imaginavam que o mundo chegaria as tecnologias atuais.

Após mais de 20 anos do primeiro lançamento mundial do aparelho, a Bandai – companhia japonesa de fabricação de brinquedos – anunciou o relançamento do bichinho virtual na América do Norte. O Tamagotchi começará a ser comercializado a partir de julho deste ano. Ainda não existe uma data para lançamento do Brasil. O aparelho teve seu primeiro relançamento no Japão, em 2017.

A nova linha de “bichinhos virtuais” está mais completa. Ele vai além das funcionalidades conhecidas nos anos 90, mas não se animem tanto, se você continuar a não cuidar corretamente do seu animalzinho, ele morre. A atualização do Tamagotchi preserva a sua aparência já conhecida, mas adiciona funcionalidades como exploração de mundos, casamento, conexão com a internet – isso é novidade para quem foi criança na geração millenial. Além das atualizações referentes as novas tecnologias, a Bandai também lança, na mesma data, o Tamagotchi On, que já está disponível pelo mercado, mas que funciona como recurso ao bichinho virtual. Através do aplicativo para celulares, os donos de Tamagotchis poderão se reunir, trocar informações e até organizar eventos para celebrar seus filhotes virtuais – acho que já vimos isso em Pokemón Go.

Tamagotchi On - Reprodução: Internet

 De acordo com a empresa fabricante, o Tamagotchi chega ao solo americano por aproximadamente $60.

Para os eternos cuidadores de bichinhos virtuais, como a fisioterapeuta Camila de Sá, a volta do brinquedo de infância traz um pouco de paz para a rotina atribulada. “Só quem viveu lá pras bandas de 1999 sabe o desespero que é deixar de dar comida para o Tamagotchi.” Relembra. Já para Gustavo Gusmão, de 22 anos, o retorno é uma forma de concretizar a onda da nostalgia em 2019. “Esse ano está voltando tudo o que foi tendência na época do meu nascimento/infância, estou ansioso para o retorno das modas dos anos 2000”.
 
Claro que a nostalgia conta como um fator primordial para a propagação das vendas, mas a Bandai também está buscando conquistar um novo público com a nova versão do Tamagotchi. De acordo com a empresa, o Tamagotchi On tem a funcionalidade de cativar um público alvo específico, meninas de 6 a 12 anos. Eles querem disseminar a cultura dos millenials em uma nova geração.
 
REFERÊNCIAS:
 
SILVA, R.R. Retorno do Tamagotchi será a alegria das “crianças dos anos 1990”. CanalTech, 07 de jun. 2019. Disponível em: <https://canaltech.com.br/produtos/retorno-do-tamagotchi-sera-a-alegria-das-criancas-dos-anos-1990-141255/>. Acesso em 21 de jun. 2019.
 
HARRISON, V. O inesperado regresso do Tamagotchi bichinho virtual que era febre nos anos 90. UOL/ BBC NEWS, 07 de Jun. 2019. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/bbc/2019/06/07/o-inesperado-regresso-do-tamagotchi-bichinho-virtual-que-era-febre-nos-anos-90.htm>. Acesso em: 21 de jun. 2019.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »