Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/04/2022 às 14h19min - Atualizada em 21/04/2022 às 14h17min

Por que Abril é considerado o Mês Mundial da Criatividade e Inovação?

ONU reconhece dia 21 de Abril como Dia Mundial da Criatividade, com eventos no mundo todo e especialista dá dicas de como ser uma pessoa criativa.

Lucas Lissa - editado por David Cardoso
World Creativity Day: https://www.worldcreativityday.com/brazil
Desenho e post-its. (Foto: Divulgação/ Sesi ES).

Quem nunca teve um bloqueio criativo, que chegou a chorar? Ou quem nunca teve uma ideia tão brilhante, que a felicidade não cabia no peito? O ato de ser criativo é uma competência que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. Com este intuito, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. No mundo inteiro, iniciativas são desenvolvidas para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentável.

Com o objetivo de enfatizar o papel da criatividade e inovação em diferentes aspectos do desenvolvimento humano, o Dia Mundial da Criatividade e Inovação foi criado pela ONU com intuito de impulsionar o pensamento multidisciplinar criativo entre diferentes países, tanto em nível individual quanto em grupo. O dia faz parte das comemorações da Semana Mundial da Criatividade, que acontecem todos os anos de 15 a 21 de abril, e que marca o mês de abril como mês mundial da Criatividade e Inovação.

História 

O Dia Mundial da Criatividade e Inovação foi fundado em Toronto, Canadá, pela canadense Marci Segal, em 25 de maio de 2001. Estudiosa em criatividade pelo Centro Internacional de Estudos em Criatividade em Buffalo, EUA, a ideia para o dia veio da manchete 'Canadá em Crise de Criatividade' que apareceu no jornal National Post. Isso levou Segal a começar a observar um Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Ela acreditava que celebrar a capacidade de gerar novas ideias, tomar novas decisões e alcançar resultados poderia ajudar as pessoas a lidar com a crise. A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a resolução para celebrar este dia em 21 de abril de 2017.


Criatividade.

Criatividade.

(Foto: Divulgação/ Calendário Online 2022).


Mas afinal, como ser uma pessoa criativa?

Ser criativo não é preciso nascer com um dom. Esta é uma característica que precisa ser estimulada de diferentes maneiras para pensarmos em soluções inovadoras no dia a dia. Seja você estudante ou profissional, uma hora vai se deparar com termos como burnout, estresse, depressão e ansiedade, que são associados à exaustão ao universo de carreiras na atualidade, e seja para ajudar alguém ou ajuda-se, é necessário conhecer como é possível encarar o ofício com algo que gera felicidade e traz recompensas emocionais.

De acordo com Lucas Freire, psicólogo especializado no desenvolvimento de lideranças, resgatar os benefícios das brincadeiras de criança que caem em desuso na vida adulta, quando tudo é sério demais, é uma solução criativa. Ele reforça, porém, que brincar não significa não levar a vida e o trabalho a sério, mas sim estimular a criatividade, as relações interpessoais, o sentimento de pertencimento, a satisfação com as atividades executadas e muito mais.

Ao contrário do que muita gente pensa, a criatividade é uma característica intrínseca a todo e qualquer ser humano [...]. Ela é fruto do emprego da paixão, da curiosidade e da determinação, em quantidades absurdas, para resolver problemas e fazer a diferença. (Playfulness, pg. 53)


Com exemplos práticos e histórias reais, o psicólogo ensina em seu livro Playfulness! Trilhas para uma vida resiliente e criativa, maneiras de usar a ludicidade na vida e no trabalho. Ele reúne ferramentas para responder, com leveza e originalidade, as incertezas, as contradições e as ambiguidades da hipermodernidade.



Eventos no Brasil

O Dia Mundial da Criatividade reúne atividades em mais de 50 países. Os principais são divulgados no site da ONU. São eventos que ajudam a solucionar problemas em áreas como desenvolvimento econômico, social e sustentável.

No Brasil, diversos eventos educacionais acontecem em várias cidades. Desde 2014 o Prêmio Brasil Criativo é um dos principais nomes da economia criativa no País. Idealizado pelo psicólogo Lucas Foster, o evento levanta a bandeira da importância do empreendedorismo criativo, como uma oportunidade para a criação de micro, pequenas e médias empresas no mundo. A ideia é também oferecer oportunidades para as pessoas poderem materializar suas ideias, com intervenções culturais e de inovação em todo o País.

O festival World Creativity Day é o evento central colaborativo criado no Brasil para o Dia Mundial da Criatividade. Transmitido simultaneamente em 128 cidades de 18 países, possui feiras de experiências educacionais criativas, além de liderar campanhas de doação de bolsas de estudos.

 
Dia Mundial da Criatividade: Ação vai distribuir 112 mil bolsas de estudo.

Dia Mundial da Criatividade: Ação vai distribuir 112 mil bolsas de estudo.

(Foto: Reprodução/ Getty Images/ iStockphoto).


Significado:

O corpo global acredita que não existe uma compreensão universal da criatividade. O conceito está aberto a diferentes interpretações, desde a resolução de problemas no contexto do desenvolvimento social, econômico e sustentável até a expressão artística. A ONU afirmou que a criatividade e a cultura não criam apenas um valor econômico, mas também agregam um valor não monetário às vidas, o que contribui para o desenvolvimento social inclusivo.

A necessidade em fazer com que os países impulsionem as indústrias culturais e criativas, parte de seus planos de crescimento econômico e acredita que essas indústrias estão entre os setores mais dinâmicos da economia mundial, gerando uma receita de US$ 2,25 bilhões e criando 29,5 milhões de empregos em todo o mundo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »