Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/06/2022 às 14h56min - Atualizada em 14/05/2022 às 21h44min

Resenha | Sasaki to Miyano e a linguagem cotidiana do amor

A série dá vez ao romance tranquilo e saudável, convidando o público a encarar o gênero Boy’s Love de uma nova forma

Letícia Nunes - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Studio Deen / Reprodução: TV Time

O anime slice of life e shoujo Sasaki To Miyano, adaptado do mangá homônimo escrito e ilustrado por Shou Haruson, dissolve os estereótipos das narrativas Boy’s Love (BL) por refletir sobre as formas possíveis e válidas de expressar e viver o amor, considerando principalmente, as facetas do sentimento que se apresentam sutilmente no cotidiano. 

 

Produzido pelo estúdio Studio Deen, a série conta com 12 episódios de 23 minutos, disponíveis com dublagem e legenda em português na plataforma de animes Funimation. Com isso, supõem-se que a empresa fornecerá também, a 2ª temporada do projeto, a qual foi anunciada através da cena pós-créditos do episódio final, exibido em março deste ano.

Fonte: Studio Deen / Reprodução: Site Oficial | sasamiya.com

Fonte: Studio Deen / Reprodução: Site Oficial | sasamiya.com

Imagem promocional divulgada nas redes sociais antes da estreia do anime

 

Já em abril, a equipe informou pelas redes sociais oficiais da obra, o lançamento de um OVA — considerado um episódio especial —, intitulado Koi ni Kizuku Mae no Chotto Shita Hanash, previsto para lançar em 27 de julho como bluy-ray (DVD) para acompanhar o 9º volume do mangá, que deve chegar nas bancas japonesas na mesma data.


SINOPSE

Em um dia rotineiro de aula, o estudante Sasaki, veterano de uma escola para garotos, se depara com uma briga entre alunos, acontecendo atrás de um dos prédios do colégio, enquanto faxina os corredores.

 

Nesta situação, que lhe chama a atenção é um garoto, com feições aparentemente andrógenas, chamado Miyano, que se prepara para intervir na briga dos alunos após pedir ajuda a um amigo por telefone, às escondidas.

Fonte: Studio Deen / Reprodução: Site Oficial | sasamiya.com

Fonte: Studio Deen / Reprodução: Site Oficial | sasamiya.com

Sasaki encontra Miyano na sala de aula para devolver seus mangás
 

 

Incentivado pela atitude do jovem, Sasaki se responsabiliza pela situação, visando impedir o envolvimento de Miyano. Depois disso, ele se percebe curiosamente interessado pelo garoto, e decide procurá-lo para conhecê-lo melhor. 

 

Tentando, então, se aproximar de Miyano, Sasaki aceita algumas indicações de mangás BL feitas por ele. E dessa interação, o veterano descobre não só um novo gênero de leitura — o qual envolve uma comunidade —, como também, um novo amor. 


Assista o trailer do anime na íntegra:



 

A NARRATIVA DO ANIME

Classificado como shoujo ao invés de BL na versão animada, a produção utiliza bem dos recursos que correspondem ao gênero, de modo que torna a abordagem do anime aconchegante, leve e divertida; aspecto que contribui positivamente na construção do contexto cotidiano a qual o anime assume para desenvolver o romance. 

 

Apesar da simplicidade do design dos cenários e personagens, as cenas conseguem transmitir as emoções na medida certa para envolver o telespectador. E, de certo modo, quando avaliado a experiência como um todo, é possível considerar os traços do anime como o charme principal da obra.

Fonte: Studio Deen / Reprodução: Site Oficial | sasamiya.com

Fonte: Studio Deen / Reprodução: Site Oficial | sasamiya.com

SasaMiya voltam para casa juntos após a escola em um dia de chuva

 

Além disso, a ordem cronológica usada para a evolução dos eventos é interessante por não ser linear, e apesar de parecer confuso no primeiro momento, o roteiro não fica prejudicado, sendo possível acompanhar e entender facilmente o estreitamento da relação entre Sasaki e Miyano, que ocorre gradualmente e com sutileza.

 

A produção é recomendável também para os principiantes no gênero, dado que o anime se propõe a apresentar e explicar os principais termos usados na comunidade formada pelos Fudanshi e Fujoshi, na intenção de situar o telespectador através de Sasaki no universo destas narrativas.


O ROMANCE SASAMIYA

Comparado às demais produções BL — que apostam em relacionamentos tóxicos, retratados por cenas de ciúmes e controle —, Sasaki to Miyano se destaca por apresentar um romance saudável, que prioriza o companheirismo, respeito e individualidade, sem pesar nos clichês e nos duplos sentidos.

 

Logo, comprometido em propor um novo olhar aos BL, a produção constrói um enredo confortável, que permite estabelecer identificação e proximidade com os personagens, visto que os acompanhamos no processo de autodescoberta, em que reconhecem e solucionam seus dilemas e inseguranças.

Fonte: Studio Deen / Reprodução: Site Oficial | sasamiya.com

Fonte: Studio Deen / Reprodução: Site Oficial | sasamiya.com

SasaMiya se encontram em frente a escola em um dia de primavera

 

Ainda assim, considerando o ritmo que se estabelece o romance do casal, percebe-se que o anime aponta também, uma maneira diferente de expressão amorosa, caracterizada pelos detalhes das situações cotidianas e das atitudes espontâneas, que dispensam interações intensas, declarações arrebatadoras e momentos dramáticos.

 

Desse modo, Sasaki to Miyano é uma opção viável para quem deseja dar chance às produções BL com a garantia de um entretenimento satisfatório e tranquilo, perfeito para um fim de semana ou feriado prolongado reservado para recarregar as energias. 


REFERÊNCIAS:

ANGELO, Nick. Sasaki To Miyano E O Direito A Um Romance Para Todos. Woo! Magazine, 11 de mar. de 2022. Disponível em: < https://woomagazine.com.br/sasaki-to-miyano-e-o-direito-a-um-romance-para-todos/ >. Acesso em: 13 de mai. de 2022.

 

CHAN, Tamao. Sasaki to Miyano – O amor que começa por leitura – Primeiras impressões. Anime 21, 10 de jan. de 2022. Disponível em: < https://anime21.blog.br/2022/01/10/sasaki-to-miyano-o-amor-que-comeca-por-leitura-primeiras-impressoes/ >. Acesso em: 13 de mai. de 2022.

 

FRANCO, Amanda. Sasaki to Miyano | Primeiras impressões. Cúpula do Trovão, 6 de fev. de 2022. Disponível em: < https://cupulatrovao.com.br/regradetres/sasaki-to-miyano-primeiras-impressoes/#:~:text=Sasaki%20n%C3%A3o%20tem%20vergonha%20do,ouvir%20que%20voc%C3%AA%20achou%20gostou!%E2%80%9D >. Acesso em: 13 de mai. de 2022.

 

GASSERUTO. Sasaki To Miyano: OVA é o 13º episódio do animê. Jbox, 22 de abr. de 2022. Disponível em: < https://www.jbox.com.br/2022/04/22/sasaki-to-miyano-ova-e-o-13o-episodio/ >. Acesso em: 13 de mai. de 2022.

 

KITSUNE, Leo. Primeiras Impressões | Sasaki and Miyano consegue ser tão simples quanto confuso. Geek Here, 11 de jan. de 2022. Disponível em: < https://www.geekhere.com.br/anime-e-manga/primeiras-impressoes-sasaki-and-miyano-consegue-ser-tao-simples-quanto-confuso/ >. Acesso em: 13 de mai. de 2022.

 

LIS. Sasaki To Miyano | Primeiro Gole. Suco de Mangá, 3 de fev. de 2022. Disponível em: < ://sucodehttpsmanga.com.br/sasaki-to-miyano-primeiro-gole/ >. Acesso em: 13 de mai. de 2022.

 

NUNES, Letícia. Sasaki To Miyano terá adaptação para anime em 2022. Lab Dicas Jornalismo, 17 de jun. de 2021. Disponível em: < https://labdicasjornalismo.com/noticia/7882/sasaki-to-miyano-tera-adaptacao-para-anime-em-2022 >. Acesso em: 13 de mai. de 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »