Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/05/2022 às 07h37min - Atualizada em 23/05/2022 às 07h50min

Orgulho Nerd: 5 filmes marcantes para o Dia da Toalha

De Star Wars à Harry Potter, o cinema traça um percurso de evolução da cultura geek e nerd através de produções memoráveis

Letícia Nunes - Editado por Fernanda Simplicio
Pôster de Os Vingadores – The Avengers | Fonte: Marvel Studios / Reprodução: Papo de Cinema

Derivada da expressão utilizada para referir-se aos pesquisadores do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (Northern Electric Research and Development) da companhia canadense de eletricidade, Nortel, o termo nerd — sinonimo de Cabeça de Ferro (CDF)  —, define aqueles que são conhecidos por se dedicam inteiramente a análise e aprofundamento dos estudos e teorias científicas.

 

Criado em 1950, o termo ficou popularmente conhecido pelo significado pejorativo, descrito pelo estereótipo o qual a palavra passou a ser vinculada, que caracteriza um indivíduo com o perfil nerd como alguém reservado e perfeccionista. Já a partir de 1960, a palavra começou a ser relacionada ao geek, que atualmente, indica os apaixonados por tecnologia.

 

No entanto, foi apenas a partir dos anos 1990 que os conceitos geek e nerd ganharam uma conotação positiva. Mudança essa que foi impulsionada pelos entusiastas da cultura pop, que investiram nas marcas e franquias pertencentes a esta comunidade, a fim de expandir o poder econômico do entretenimento.

 

O SURGIMENTO DO DIA DA TOALHA
 

Fonte: 20th Century Fox / Reprodução: Papo de Cinema

Fonte: 20th Century Fox / Reprodução: Papo de Cinema

Cena do filme Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança

 

A produção de conteúdo para um público tão apaixonado e dedicado como o geek e nerd, não só ampliou a perspectiva social sobre a comunidade, como também, movimentou a economia, que no segmento dos filmes, games e quadrinhos, obteve um crescimento de 5% em 2021, conforme a Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL).

 

Neste caso, o reconhecimento sobre impacto deste universo não é de hoje, visto que em 1977, obteve-se a maior bilheteria de todos os tempos com a estreia da adaptação da obra de George Lucas, Episódio IV: Uma Nova Esperança — primeiro filme da franquia Star Wars —, a qual incentivou o surgimento do Dia do Orgulho Nerd, comemorado no dia 25 de maio. 

 

Além de promover a cultura geek, a data homenageia o escritor Douglas Adams, que nasceu (1952) e faleceu (2001) em 11 de maio. Logo, em memória aos seus livros, definiu-se a toalha como símbolo da comunidade, dado que em O Guia do Mochileiro das Galáxias, o item é algo imprescindível para uma aventura intergalática. Por isso, o Dia do Orgulho Nerd passou a ser conhecido também como o Dia da Toalha.

 
 

O IMPACTO DO CINEMA NA CULTURA GEEK E NERD
 

Fonte: Marvel Studios / Reprodução: IMDb

Fonte: Marvel Studios / Reprodução: IMDb

Cena do filme do Doutor Estranho, lançado em 2022

 

Assim como no princípio, o cinema continua contribuindo para o mainstream das produções ligadas a esta cultura, sendo as adaptações das histórias de super-heróis as mais populares. Em exemplo, o Universo Cinematográfico Marvel (MCU) com as produções inspiradas nos quadrinhos de Stan Lee.

 

Na estreia mais recente, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, a Marvel arrecadou US $703,8 milhões em ingressos, tornando-se a segunda maior bilheteria global — até o momento —, em 2022; ficando atrás apenas de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.

 

Com isso, para compreender a trajetória que o cinema traçou de modo a ampliar e potencializar o universo que contempla tal público, preparamos uma lista que separa cinco produções que auxiliaram na construção da perspectiva de lucro neste nicho do mercado.

 
 

SUPERMAN: O FILME (1978)
 

Fonte: Warner Bros. Pictures / Reprodução: IMDb

Fonte: Warner Bros. Pictures / Reprodução: IMDb

Christopher Reeve como Superman no filme de 1978

 

Dirigido por Richard Donner e estrelado pelo ator Christopher Reeve, a produção foi a responsável por trazer, pela primeira vez, um personagem de super-herói às grandes telas, como prova de que as histórias descritas nos quadrinhos poderiam ser interessantes não só para o público infantil, mas também, para o grande público. 

 

Com uma bilheteria mundial de US $300 milhões — que atualmente, ultrapassa os bilhões —, o filme foi premiado ao Oscar pela categoria Efeitos Especiais, e, mesmo que suas continuações não tenham conquistado a popularidade e qualidade do primeiro, o título tornou-se referência para as franquias atuais que seguem o gênero.

 
 

OS CAÇA-FANTASMAS (1984)
 

Fonte: Columbia Pictures / Reprodução: Papo de Cinema

Fonte: Columbia Pictures / Reprodução: Papo de Cinema

Cena do primeiro filme de Os Caça-Fantasmas

 

Mesclando comédia com aventura, o filme é pioneiro na criação de produtos subsequentes de um título — como brinquedos, séries e games —, visando conquistar o público enquanto uma comunidade de fãs. Assim, Os Caça-Fantasmas obteve continuação em 1989, e também, um retorno aos cinemas em 2021, com Ghostbuster - Mais Além.

 

Com estreia líder em bilheteria pela arrecadação mundial de US $ 295,7 milhões, o filme foi premiado como Melhor Canção Original pela BAFTA e indicado ao Oscar para Melhores Efeitos Visuais e Canção Original, em 1985. Atualmente, a obra inspira a cultura pop por estrelar personagens nerds de destaque.

 
 

AKIRA (1988)

Fonte: Tokyo Movie Shinsha / Reprodução: Papo de Cinema

Fonte: Tokyo Movie Shinsha / Reprodução: Papo de Cinema

Imagem com um dos personagens principais do filme Akira

 

A ficção científica inspirada no mangá homônimo escrito por Katsuhiro Otomo, revolucionou a estrutura narrativa e a estética cinematográfica cyberpunk, inaugurando nas telas ocidentais as produções de anime, ao qual — a partir da boa crítica —, oportunizou a abertura do mercado exterior para a cultura japonesa.

 

Premiado como Melhor Filme pelo Festival de Cinema Fantástico de Amsterdã em 1992, a produção possui influência aparente no mainstream. Em exemplo, pode-se citar a série Stranger Things da Netflix, que faz referência ao filme especialmente através da personagem principal.

 
 

MATRIX (1999)

Fonte: Warner Bros. Pictures / Reprodução: IMDb

Fonte: Warner Bros. Pictures / Reprodução: IMDb

Cena do primeiro filme da trilogia Matrix

 

Chegando aos cinemas às vésperas do novo milênio, a obra criada pelas irmãs Lana e Lilly Wachowski, levanta questões sobre o imaginário social sob uma ótica filosófica a qual é retratada através de um conceito novo e criativo, visto que a estética, moda e a técnica Bullet Time eram inéditos para a época. 

 

Com uma arrecadação mundial de US $463,5 milhões em bilheteria na estreia do primeiro filme da trilogia, a obra foi premiada quatro vezes pelo Oscar e retornou aos cinemas com Matrix Resurrections, em 2021. Apesar da última estreia não ter agradado à crítica e ao público como o esperado, o filme continua relevante por sua reflexão futurista e seu impacto cinematográfico. 

 
 

SAGA HARRY POTTER (2001 - 2011)

Fonte: Warner Bros. Pictures / Reprodução: IMDb

Fonte: Warner Bros. Pictures / Reprodução: IMDb

Trio principal de Harry Potter em cena do primeiro filme

 

Baseado na série literária infantojuvenil de sucesso da autora britânica J. K Rowling, os filmes de Harry Potter traçaram uma trajetória de estreias bem sucedidas, que possibilitaram a receptividade de outras produções de fantasia nos cinemas, que até 2000, não recebiam tanta atenção do grande público.

 

Além disso, com o surgimento da Web 2.0, popularizou-se as movimentações realizadas em fóruns online por fandoms, que se reuniam para definir encontros de cosplayers e discutir literatura e cinema; algo que, mais tarde, incentivou o surgimento das convenções e eventos destinados ao público geek e nerd.

 
 

REFERÊNCIAS:

ARKADE. O Auge da Cultura Pop – a diversão oitentista dos Caça-Fantasmas. 16 de mar. de 2014. Disponível em: < https://www.arkade.com.br/o-auge-da-cultura-pop-ghostbusters-caca-fantasmas/ >. Acesso em: 21 de mai. de 2022.

 

BLACK, Júlio. O que pensam os fãs de Superman sobre o 1º filme lançado há 40 anos. Tribuna de Minas, 24 de dez. de 2018. Disponível em: < https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/24-12-2018/o-que-pensam-os-fas-de-superman-sobre-o-1o-filme-lancado-ha-40-anos.html >. Acesso em: 20 de mai. de 2022.

 

BELIN, Luciane. Nerd: o que significa esse termo tão popular?. TecMundo, 12 de mai. de 2020. Disponível em: < https://www.tecmundo.com.br/produto/153077-nerd-significa-termo-tao-popular.htm#:~:text=Um%20nerd%20n%C3%A3o%20tem%20medo,de%20livros%20e%20s%C3%A9ries%20nerd  >. Acesso em: 20 de mai. de 2022.

 

CARMELO, Bruno; PRATINI, Vitória. Dia do Orgulho Nerd: 15 filmes e franquias que todo nerd precisa conhecer. Adoro Cinema, 25 de mai. de 2014. Disponível em: < https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-107549/ >. Acesso em: 20 de mai. de 2022.

 

GUGIK, Gabriel. O que é Geek?. TecMundo, 15 de out. de 2008. Disponível em: < https://www.tecmundo.com.br/hardware/742-o-que-e-geek-.htm >. Acesso em: 20 de mai. de 2022.

 

ISÍDIO, Ricardo. Por que Akira é tão importante para a cultura pop?. TecMundo, 19 de mar. de 2020. Diponível em: < https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/157588-por-que-akira-e-tao-importante-para-a-cultura-pop-.htm >. Acesso em: 20 de mai. de 2022.

 

MIYAZAWA, Pablo. Admirável Mundo Pop: Matrix é mais importante hoje do que foi há 20 anos. Adoro Cinema, 31 de mar. de 2019. Disponível em: < https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-147177/#:~:text=N%C3%A3o%20demorou%20para%20a%20marca,quase%20um%20estilo%20de%20vida. >. Acesso em: 20 de mai. de 2022.

 

MOGNON, Matheus. 20 anos de Matrix: o que fez o filme se tornar sucesso e referência no cinema?. Mundo Conectado, 1 de abr. de 2019. Disponível em: < https://mundoconectado.com.br/artigos/v/8695/20-anos-de-matrix-o-que-fez-o-filme-se-tornar-sucesso-e-referencia-no-cinema >. Acesso em: 20 de mai. de 2022.

 

RAMOS, Durval. Os 10 melhores filmes nerds de todos os tempos. Canal Tech, 4 de ago. de 2021. DIsponível em: < https://canaltech.com.br/entretenimento/melhores-filmes-nerds-de-todos-os-tempos/ >. Aesso em: 20 de mai. de 2022.

 

ROCHA, Naotto. Afinal, o que é um Dia da Toalha?. Intrínseca, 25 de mai. de 2021. Disponível em: < https://www.intrinseca.com.br/blog/2021/05/afinal-o-que-e-um-dia-da-toalha/ >. Acesso em: 20 de mai. de 2022.

 

USHER, Tom. Como 'Akira' influenciou todos os seus filmes, músicas e programas favoritos. Vice, 20 de dez. de 2016. Disponível em: < https://www.vice.com/pt/article/8qgbap/akira-anime-influencia >. Acesso em: 20 de mai. de 2022.

 

SOARES, Denisson. Como Harry Potter mudou o mundo do cinema e da literatura. Mega Curioso, 4 de dez. de 2021. Disponível em: < https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/120537-como-harry-potter-mudou-o-mundo-do-cinema-e-da-literatura.htm#:~:text=Ali%C3%A1s%2C%20quase%20tudo%20o%20que,continua%20cativando%20jovens%20e%20adultos. >. Acesso em: 21 de mai. de 2022.

 

VALERIANI, Thales. Cultura Geek: conheça a história, as curiosidades e os cursos indicados para os fãs. Quero Bolsa, 25 de mai. de 2021. Disponível em: < https://querobolsa.com.br/revista/cultura-geek-conheca-a-historia-as-curiosidades-e-os-cursos-indicados-para-os-fas >. Acesso em: 20 de mai. de 2022.

 

VEIT, Lisa. Invasão geek: da cultura de nicho ao mainstream. Correio Braziliense, 26 de jun. de 2021. Disponível em: < https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2021/06/4934257-expansao-geek.html >. Acesso em: 20 de mai. de 2022.


VIEIRA, Tiago. Doutor Estranho 2 ultrapassa US$ 700 milhões na bilheteria global. Legado da Marvel, 18 de mai. de 2022. Disponível em: < https://legadodamarvel.com.br/doutor-estranho-2-ultrapassa-us-700-milhoes-na-bilheteria-global/ >. Acesso em: 20 de mai. de 2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »