Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/06/2022 às 22h52min - Atualizada em 04/06/2022 às 22h21min

Stranger Things 4: com episódios mais longos, terror e um novo vilão, quarta temporada mostra evolução do enredo

O terror mostrado no primeiro volume de Stranger Things 4 leva a série para um novo nível de tensão e indica o amadurecimento da história

Felipe Grande - Editado por Ana Terra
Stranger Things chegou finalmente a sua quarta temporada no dia 27 de maio, depois de longos três anos de espera desde a estreia da temporada anterior. Para esse ano, os Irmãos Duffer prepararam algo para fazer essa espera valer a pena, um vilão brutal, sádico e a presença marcante do terror.

Essa temporada mostra um marco para a franquia, sua forma contar a história, os episódios ficando cada vez mais longos e intensos, e o próprio Vecna são indícios da evolução de Stranger Things, dos personagens, e até mesmo dos fãs da série.


O que mais chama a atenção para a quarta temporada é o terror e como toda essa atmosfera é arrepiante. Até então, as cenas com as vítimas do Demogorgon e do Devorador de Mentes nunca foram tão explícitas quanto a primeira morte, de Chrissy, que acontece logo no fim do primeiro episódio.

Vecna é um vilão claramente feito e pensado para causar calafrios em quem assiste seus atos. Ao ver os ossos de Chrissy se quebrando, seu corpo se “deformando” e os olhos simplesmente explodindo, já dá pra entender que essa não vai ser uma temporada comum de Stranger Things como todos estavam acostumados.

É claro que o momento mais tenso é quando ele alcança seus alvos, mas a construção até esse momento é de arrepiar, quando o relógio sinistro aparece, quem assiste já sabe o que está por vir, mas o personagem ainda não. A ansiedade que esses ataques do feiticeiro causam é realmente desesperadora.

O papel do terror em Stranger Things 4

A série começou já há quase seis anos, com sua primeira temporada sendo lançada ainda em 2016. Stranger Things sempre foi uma grande ode aos anos 80, com referências de diversos filmes e séries também dessa década, e esse foi um dos motivos para o seu sucesso estrondoso no seu ano de estreia.

Desde então os caminhos que a série tomou foram a moldando até o que é visto agora em 2022. A entrada do terror e de Vecna, um vilão bem mais trabalhado e profundo, simboliza o amadurecimento dessa história que vem sendo contada, dos personagens que cresceram junto com a série, e também do público, afinal são seis anos de Stranger Things.

Essa atmosfera que o terror traz para a quarta temporada e o sucesso que ela fez mostra que a franquia está evoluindo, que pode se expandir também para esse novo gênero, e que o público também consegue acompanhar.

Mas agora, depois de maratonar todos os 7 capítulos da primeira parte de Stranger Things 4, tudo o que resta é esperar até o dia primeiro de julho para acompanhar o final desse arco da franquia e decidir se Vecna é mesmo tão assustador para os personagens, quanto é para o público.

Stranger Things 4: Volume 1 já está disponível para streaming na Netflix.

REFERÊNCIAS:
“STRANGER THINGS S04: RPG E PÂNICO MORAL | Quarta temporada SEM SPOILERS”. Mikannn, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dg5yjlc_LDA  Acesso em: 31 de maio de 2022.
“D&D, guitarras e topetes! | Trailer de Stranger Things 4ª temporada”. Jovem Nerd, 2022. Disponível em: https://jovemnerd.com.br/nerdoffice/dd-guitarras-e-topetes-trailer-de-stranger-things-4a-temporada/ Acesso em: 27 de maio de 2022.
CANHISARES, Mariana. “Stranger Things injeta terror e tensão em seu ano mais maduro até aqui”. Omelete, 2022. Disponível em: https://www.omelete.com.br/series-tv/stranger-things-4-volume-1-critica. Acesso em: 28 de maio de 2022.
TaraBenett. Stranger Things: “4 filmes de terror que influenciaram a quarta temporada”. IGN Brasil, 2022. Disponível em: https://br.ign.com/stranger-things/98677/news/stranger-things-4-filmes-de-terror-que-influenciaram-a-quarta-temporada#:~:text=A%20Hora%20do%20Pesadelo%20(1984,Os%20Guerreiros%20dos%20Sonhos%20(1987). Acesso em: 29 de maio de 2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »