Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/06/2022 às 21h38min - Atualizada em 11/06/2022 às 19h49min

Guia Geek: O que são isekais?

Juliana Carvalho - Editado por Marcela Câmara
Obras japonesas possuem diversos subgêneros, a maioria com um nome que designa a sua intenção, seu enredo ou público-alvo. A lista de temas não é traduzida para o português, então é um vocabulário que todos os bons consumidores devem ter em mente na hora de escolher o que assistir ou ler a seguir. O que é o caso do isekai, subgênero que conta sempre com uma mesma premissa, mas continua entretendo milhões de pessoas por todo o mundo.
Isekais são obras que contém um mesmo ponto de partida: a aparição do personagem principal em outro mundo, geralmente por reencarnação. O protagonista começa a viver em outra realidade que muitas vezes envolve elementos fantásticos, como superpoderes e monstros. Esse subgênero é muito comum, e marca presença a cada temporada de novas produções.

O termo “isekai”, traduzido do japonês, significa “mundo diferente”. É toda a obra que leva o personagem principal a outro mundo, onde a aventura se desenrola. A maioria dos títulos do subgênero aborda a evolução e amadurecimento dos personagens como temática principal, enquanto apresenta o universo e as aventuras que proporcionam as condições para que esse desenvolvimento aconteça.


Algumas obras do subgênero levam o protagonista a reencarnar em outra forma. Pode ser um corpo humano, ou não. No caso de That Time I Got Reincarnated as a Slime (2018), Satoru Mikami reencarna como um slime, uma gosma que pode assumir a forma de tudo o que devora. E no caso de I’m a Spider, So What? (2021), Shiraori acorda em um mundo de RPG e descobre que reencarnou como uma aranha.

Por mais que todos os isekais contem com uma mesma premissa de partida, os gêneros principais das obras podem ser diversos. Seja romance, ação, drama,  comédia, todos os gêneros podem se encaixar em um isekai. HameFura (2020), por exemplo, é um mangá e anime de romance que conta a história de uma garota que entrou no mundo de um jogo como a vilã principal e precisa conquistar os personagens para evitar a sua morte.

Produções fora do Japão também já adotaram o subgênero e são atualmente muito famosas, principalmente manhwas (obras sul coreanas). Solo Leveling, por exemplo, é um manhwa muito conhecido que teve a adaptação para anime confirmada em 2020.

Por mais que possua a mesma premissa, e o desenvolvimento seja muitas vezes construído em cima da jornada do herói, o subgênero é um dos mais queridos por otakus de todo o mundo, ganhando sempre mais obras dentro do mercado e mais sucessos de vendas. 
 
REFERÊNCIAS

GANIKO, Priscila. O guia do isekai: origem, títulos populares, diferentões e mais. Jovem Nerd, 2020. Disponível em: https://jovemnerd.com.br/direto-do-bunker/o-guia-do-isekai-origem-titulos-populares-diferentoes-e-mais/. Acesso em: 11 jun. 2022

RAMOS, Durval. O que é um anime isekai?. Canal Tech, 2021. Disponível em: https://canaltech.com.br/entretenimento/o-que-e-um-anime-isekai-192472/. Acesso em: 11 jun. 2022
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »