Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/06/2022 às 14h45min - Atualizada em 18/06/2022 às 14h20min

Batman Despertar | Nova áudio série do Spotify é mais um investimento em produções de histórias em áudio

Com a crescente popularidade das produções áudio dramas, Warner faz a sua aposta em Batman

João Vitor O. Santos - Editado por Ana Terra
Fonte: Spotify/Divulgação

A áudio série que já foi produzida em mais de 9 países ganha a sua versão no Brasil, Batman Despertar foi lançada no dia 03 de maio e conta com Rocco Pitanga como Batman, sendo a mais nova aposta da Warner em produções para um tipo de podcast que tem crescente visibilidade no meio, áudio dramas.  

O fenômeno irmão das radionovelas ou, até mesmo, a própria adaptação da mesma, conta com narrativas e sonorização sendo trabalhadas de uma forma que, transformam imagens em som e, com muito trabalho, adaptam todo tipo de história em áudio.  

A nova áudio série da Warner é um grande exemplo da popularidade do tipo de produção. Batman Despertar foi o podcast mais ouvido em praticamente todos os países em que foi lançado. No Japão, o herói ficou em segundo lugar, perdendo apenas para outra áudio série, a adaptação de SPY X FAMILY.  

O original, Batman Unburied, foi criado por David S. Goyer (Criador da ideia original e roteirista da franquia Batman Cavaleiro das Trevas) e produzido por Phanton Four & Wolf at the Door. No Brasil, tem direção de Daniel Rezende. Estrelando Rocco Pitanga (Batman/Bruce Wayne), Tainá Müller (Barbara Gordon), Camila Pitanga (Kell) e Augusto Madeira (Charada), produzida pela Ultrassom

A série trabalha um Bruce Wayne que não se lembra que um dia foi o Batman, assim, segue a carreira de patologista forense que tenta encontrar um serial killer em Gotham City, o chamado Ceifador. Bruce vive uma vida “normal” ao lado de sua família, Thomas e Martha Wayne que, curiosamente, estão vivos. Sem o Batman para poder ajudar, Bárbara Gordon conta com o segundo detetive mais inteligente de Gotham, O Charada. 


Um fator importante que torna o áudio drama mais ligado aos seus próprios ouvintes é de que, todos podem produzir um. Tendo uma história para contar, como gravar e como editar, um a nova produção pode surgir. Exemplos de audiodramas brasileiros são: Contador de Histórias, 1986, Nerdcast RPG e Realidades Paralelas do Guaxinim (RPGuaxa)

Entre os citados, Nerdcast RPG é o mais conhecido. O último episódio do Nerdcast RPG Call of Cthulhu contou com um crowdfounding (financiamento coletivo), com mais de 20 mil apoiadores, a campanha de financiamento coletivo se tornou a maior na américa latina. O crowdfounding foi feito apenas para esse epísódio final, os anteriores não tiveram campanhas de doação nem de financiamento coletivo, esse tipo de produção não é o foco do podcast Nerdcast.  


No caso dos podcasts que realmente focam no áudio drama, por ser um tipo de produção mais demorada, alguns deles só sobrevivem por doações de ouvintes, é caso de Contador de Histórias e RPGuaxa. Contador de Histórias conta uma história em áudio drama por episódio e, às vezes, produz séries. A ideia é de Danilo Battistin, que disse, em entrevista para o site Pioneiro, que a sua maior recompensa é ouvir a obra pronta.  

“Tenho tesão muito grande em colocar o fone de ouvido, pegar o roteiro e as vozes, imaginar a cena e construi-la. É muito gratificante ver o quanto a gente consegue criar só com áudio, vivendo em uma era de YouTube, que tudo é muito visual.” 


O RPGuaxa foi criado por Marcelo Guaxinim e segue a mesma linha de Danilo, o podcast conta uma história por episódio, só que com o fator improviso, já que o áudio drama é feito com base nas gravações de sessões de RPG mestradas pelo Guaxinim. 

REFERÊNCIAS

BATTAGLIA, Rafael.  “Batman: Despertar” é aposta do Spotify no universo dos super-heróis SUPER INTERESSANTE 03 de mai. de 2022. Disponível em: <https://super.abril.com.br/cultura/batman-despertar-e-aposta-do-spotify-no-universo-dos-super-herois/> Acesso em: 14 de jun. de 2022. 

CAPUANO, A. Com Seu Jorge e Mel Lisboa, Spotify aposta em podcast ficcional SUPER INTERESSANTE 20 de jul. de 2021. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/cultura/com-seu-jorge-e-mel-lisboa-spotify-aposta-em-podcast-ficcional/> Acesso em: 14 de jun. de 2022. 

VIEIRA, S. MANSQUE, W.  Conheça áudio dramas que fazem sucesso no Brasil PIONEIRO 15 de mai. de 2019. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/cultura-e-lazer/noticia/2019/03/conheca-audio-dramas-que-fazem-sucesso-no-brasil-10822431.html> Acesso em 18 de jun. de 2022.

GARÓFALO, N. Batman Despertar se torna o podcast mais ouvido do Spotify em 9 países OMELETE 09 de mai. de 2022. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/dc-comics/batman-despertar-lidera-paradas-spotify> Acesso em 18 de jun. 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »