Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/06/2022 às 18h53min - Atualizada em 18/06/2022 às 23h53min

Cinco locais de leitura gratuita em Curitiba

Conheça as bibliotecas para ler novos títulos sem pesar no bolso

Madson Lopes - Revisado por Flavia Sousa
Bondinho da Leitura no calçadão da rua XV de Novembro, centro de Curitiba. (Foto: Cido Marques/FCC)

Com a constante alta nos preços dos livros, aquelas visitinhas a bibliotecas que os leitores adoram, deixou de ser uma atividade prazerosa há um bom tempo. E muitos, pensando em economizar, tem optados pelas compras dos materiais em versões digitais, os ebooks. Mas para aqueles que não abrem mão de poder tocar as paginas enquanto as leem, e de visitar os espaços bibliotecarios, em Curitiba opções é que não faltam.


Confira agora alguns dos melhores locais de consultas, empréstimos e leituras gratuitas da cidade.


Faróis do Saber

Inaugurado em 1994, os faróes do saber são redes de bibliotecas comunitárias e funcionam em apoio as escolas municipais e como ponto de referência cultural e lazer. O nome e a arquitetura do prédio foram inspirados a partir do antigo Farol de Alexandria (280 e 247 a.C).

No total, são 45 faróis espalhados pela cidade, e contam com acessos gratuitos a internet. Além disso agora, 33 deles oferecem impressoras 3D para criação de protótipo, com a orientação de professores da rede municipal.

Para começar utilizar os locais, é necessário um cadastro em qualquer biblioteca da prefeitura. Basta apresentar documento pessoal (com foto) e comprovante de endereço. Para conenhecer os títulos disponíveis é possivel consultar o acervo online. Basta acessar o site Cidade do Conhecimento e digitar o nome do livro ou do autor, e o sistema informa em qual das bibliotecas o livro está disponível.


Casas de Leituras

As casas de leituras pertencem ao Programa Curitiba Lê, e tem como objetivo aumentar de forma quantitativa e qualitativa os índices de leituras de crianças, adolescentes e adultos de todas as idades.

Muito mais que os empréstimos gratuitos de livros, o programa também promove ações diretas junto a comunidade como as rodas de leituras, palestras, contações de histórias, laboratórios de leituras e oficinas de criações literárias.

São 17 bibliotecas espalhadas pela cidade e contam com um acervo de 100 mil obras dos mais variados gêneros. Todas as casas fazem homenagem, atravez de seus nomes, a autores e figuras significativas para a arte literária da cidade - como a Casa de Leitura Paulo Leminski - e ainda em ânbitos de relevância mundial - como a Casa de Leitura Miguel de Cervantes.

O empréstimo de livros é para todos, basta apresentar documento de identificação e comprovante de endereço. A programação do espaço pode ser encontrada no site da Fundação Cultural de Curitiba.


Tubotecas

São pequenas bibliotecas que funcionam dentro das estações tubo. O objetivo das pequenas instalações é ir ao encontro da população que utiliza o transporte público e não encontram tempo disponivel durante a semana para ir numa biblioteca.

As mine bibliotecas priorizam apenas publicações literárias como contos, poesias, romances, crônicas, e histórias em quadrinhos. Outros tipos de publicações não são permitidos nas instalações. Os leitores podem pegar um livro de cada vez, sem custo e sem necessidade de fazer cadastro e após a leitura, pode devolver em qualquer tuboteca.

Atualmente existe dez tubotecas em funcionamento e estão nos seguintes locais: Estação Praça Rui Barbosa; Estação central; Estação Praça Carlos Gomes e Estação Marechal.

Veja também: As melhores indicações de literatura brasileira atualmente


Biblioteca Pública do Paraná

Localizada no centro de Curitiba, a instituição é a maior biblioteca pública do estado do Paraná sendo uma das maiores e mais completa do país. Criada em 1857, seu acervo reúne cerca de 730 mil livros, periódicos, fotografias, mapas e matériais de multimeios e multimidias. Cerca de 2 mil pessoas são atendidas diariamente, e saem emprestados em média 500 obras por dia.

A Biblioteca Pública do Paraná baseia-se na igualdade de acesso em todas as faixas etárias, com produtos adequados as suas necessidades. Para utilizar o serviço de empréstimos de livros, o usuário precisa fazer o cadastro de leitor feito diretamente no balcão necessitando apenas apresentar documento de identificação (com foto) e comprovante de endereço. Após o cadastro, é necessário pagar uma taxa única no valor de R$ 2,50.

Cada usuário tem direito a três titulos por vez e o prazo de devolução é de duas semanas podendo sempre ser renovado.

Quintana Gastronomia

Publicação do cardapio do dia no 'Quintana Gastronomia'. (Foto: Reprodução/Quintana Gastronomia - Instagram).
 

Inspirado na famosa frase do poeta Mario Quintana: "amar e mudar a alma da casa", O restaurante Quintana Gastronomia foge dos padrões dos restaurantes convencionais e se reinventa criando o conceito de 'Eco Gastronomia Cultural', tornando assim, um dos mais importantes espaços culturais de curitiba.

Frases e poemas de Mario Quintana enfeitam o ambiente. Além disso, o restaurante possue espaços para exposições de artes, fotografias, pinturas, e esculturas. E claro, a biblioteca com cerca de 2 mil títulos disponíveis para leituras no local e empréstimos.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »