Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/06/2022 às 22h16min - Atualizada em 25/06/2022 às 21h53min

The Callisto Protocol | Conheça o game que é a nova promessa para o Horror Espacial

Com o co-criador de Dead Space na equipe, o jogo caminha nos passos da franquia da EA

João Vitor O. Santos - Editado por Ana Terra
Fonte: Krafton/Divulgação

The Callisto Protocol tem lançamento previsto para 02 de dezembro deste ano para PC, PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series S e Series X e conta com Glen Schofield (co-criador de Dead Space) na equipe do projeto. O game está sendo produzido por estúdio Krafton (PUBG) e promete muita violência e medo no espaço, deixando os fãs de horror espacial ainda mais entusiasmados. 

Muitas coisas ligam The Callisto Protocol a Dead Space, a mais inusitada é a que ambos os protagonistas possuem um objeto preso na nuca que medem a energia (HP) do personagem.  As claras inspirações em Dead Space não são tão aleatórias assim, além de Glen Schofield, a equipe que trabalha em The Callisto Protocol é formada por ex-desenvolvedores que trabalharam na franquia da EA. Assim como em Dead Space, a narrativa se passa com um personagem preso no espaço, dessa vez o cenário é uma prisão na lua de Júpiter, Callisto. Onde o protagonista tenta fugir de centenas de criaturas prontas para matá-lo enquanto desvenda os mistérios da prisão.  

Os teasers revelados mostram um pouco dos monstros que podemos esperar e, além disso, toda a violência que eles podem causar. Um dos momentos mais impressionantes do material divulgado é a cena em que uma criatura, algo como um humano infectado, talvez um tipo de zumbi, morde a cabeça de um homem e arranca. A violência gráfica deste teaser mostra que o game não vai suavizar nem censurar cenas como essa. Em entrevista para a PCGamesN, Chris Stone (diretor criativo) contou um pouco sobre como foi criar esse tipo de cena: “Nos vimos procurando por vários exemplos de terror e gore da vida real. Embora fossem muito menos divertidos de se pesquisar, foi um dos conteúdos mais memoráveis e valiosos quando se tratava de criar visuais e experiências realistas”

Durante a pesquisa para elaborar a violência gráfica dessas cenas, a equipe também se inspirou em games (Silent Hill, Resident Evil e Mortal Kombat) e em filmes (A Coisa e O Enigma do Horizonte). A exposição a esse tipo de conteúdo foi tanta que alguns membros da equipe foram diagnosticados com transtorno de estresse pós-traumático. 

Por mais que toda a violência trabalhada possa nos levar a pensar que o game foca apenas no terror, o fato do personagem estar sempre armado pode nos indicar que a narrativa também caminhe para a ação. As gameplays divulgadas mostram um arsenal de armas em curta distância e corpo a corpo, além disso, há a possibilidade de matar os inimigos interagindo com o ambiente: empurrando monstros em turbinas e grandes ventiladores. O protagonista está pronto para bater de frente com todos as criaturas que o ameaçar. 

Por mais que se pareça bastante com Dead Space, The Callisto Protocol tem as suas particularidades e isso pesará bastante na hora de pensar em qual jogo comprar, já que ambos estão com lançamentos bem próximos. The Callisto Protocol será lançado em 2 de dezembro de 2022 e um remake do primeiro Dead Space em 27 de janeiro de 2023. 

REFERÊNCIAS: 

LIMA, D. The Callisto Protocol empolga mais do que Dead Space Remake THE ENEMY 15 de jun. de 2022. Disponível em: <https://www.theenemy.com.br/xbox/the-callisto-protocol-anima-mais-dead-space> Acesso em: 21 de jun. de 2022. 
NOGUEIRA, H. The Callisto Protocol terá violência com base na “vida real” THE ENEMY 20 de jun. de 2022. Disponível em: <https://www.theenemy.com.br/pc/the-callisto-protocol-violencia-vida-real> Acesso em: 21 de jun. de 2022. 
VINHA, F. The Callisto Protocol ganha data de lançamento e imagens de gameplay TECHTUDO 09 de jun. de 2022. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/06/the-callisto-protocol-ganha-data-de-lancamento-e-imagens-gameplay.ghtml> Acesso em: 21 de jun. de 2022. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »