Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/08/2022 às 21h57min - Atualizada em 06/08/2022 às 21h03min

Guia Geek: Diferença entre mangás, manhwas, manhuas, webtoons e webcomics

Conheça os diferentes tipos de obras, como são divididas e identificadas em seus nichos

Juliana Carvalho - Editado por Marcela Câmara
Seja por nacionalidade, por arte ou formato, obras asiáticas são divididas em nichos além dos seus gêneros narrativos. Assim como o K-pop é identificado por ser da Coréia do Sul (Korean Pop) e J-pop por ser do Japão, as obras gráficas de narrativas também são diferenciadas por estilo e região, mas os nomes delas são menos facilmente reconhecíveis do que os dos Pops asiáticos. 
 
Mangás são as clássicas histórias em quadrinho japonesas, que dão vida à maioria dos animes que estreiam de temporada em temporada. Manhwas são os quadrinhos que vem da Coreia e Manhuas são provenientes da China, mas isso não é tudo o que os diferencia.
 
Mangá
Os mangás, originários do Japão, são comumente lidos da direita para a esquerda, tanto a ordem de passagem das páginas, quanto a direção de leitura dos quadrinhos. As obras foram disponibilizadas no Brasil desde o final do da década de 80 e inicialmente eram espelhadas para manter a leitura da esquerda para a direita, como são as obras nacionais. 
 
É muito reconhecido por serem publicados com a impressão em preto e branco. Os traços dos desenhos são parecidos, mesmo em diferentes obras, normalmente exagerados para acentuar as expressões e não muito realistas. 
 
Alguns títulos famosos são: One Piece, Naruto, Death Note e Attack on Titan.
 
Manhwa
Manhwa é o termo utilizado para caracterizar histórias em quadrinho de origem coreana. Enquanto as obras norte-coreanas são feitas com a intenção de ressaltar o governo, os artistas de obras sul-coreanas são mais livres para criar as próprias artes e histórias. 
 
Os manhwas sul-coreanos podem ser impressos, mas são em maioria digitais em webcomics ou webtoons, o que os ajuda a fazer sucesso internacionalmente e alcançar diferentes públicos. A leitura é feita da esquerda para a direita, podem ser em preto e branco ou coloridos e são muito comumente adaptados para doramas ou filmes live-action. Apesar disso, muitos manhwas sul-coreanos foram adaptados para animes por estúdios japoneses, como é o caso de Noblesse, Tower of God e ReLIFE. 
 
Alguns títulos famosos são: Solo Leveling, The Beginning After The End e Who Made Me a Princess.
 
Manhuas
Os manhuas são desenhos em quadrinho chineses, normalmente feitos com mais detalhes e de forma mais realista do que os traços japoneses. A arte pode ser preto e branca ou em cores e as obras podem ser tanto impressas, quanto digitais. O sentido de leitura varia dependendo de qual região do país é a obra. Existe certa limitação artística sobre as histórias, que pode ser dada ao governo totalitário do país, por exemplo a censura comum em cenas de beijo.
 
Alguns títulos famosos são: Tales of Demons and Gods, The Last Human e Begin W/Your Name!
 
Webtoons e Webcomics
Essa divisão é relacionada às obras que são postadas em formato digital, se trata de uma questão de estilo e formato de postagem. Webcomics são mais relacionadas ao modelo impresso, se mantém no formato paginado com as divisórias entre duas páginas, assim como seria um livro aberto, o que torna mais fácil que a obra se torne física. Enquanto isso, webtoons possuem o formato de leitura infinita, o que faz com que obras nesse estilo passem por diversas modificações para se adequarem ao modelo impresso.
Webtoons são amplamente conhecidas, disponibilizadas em diversos aplicativos de leituras de obras, como Tapas, Lezhin e Manta. No caso de obras no formato de webtoon, as divisórias entre os quadrinhos são feitas por espaços de cor sólida, geralmente branco, que pode indicar uma mudança de quadro, passagem de tempo, volta no tempo, entre outros. É um espaço que indica uma divisão na narrativa, onde o leitor precisa interpretar o que significa dentro da história, já que ajuda no entendimento da trama. Por exemplo:
 

Qualquer história em quadrinho pode se encaixar nessas divisões, seja ela coreana, estado-unidense, ou até mesmo brasileira. Se uma obra é publicada em formato digital ela estará inserida em algum dos dois formatos de leitura, estilo e organização. Apesar disso, a distinção entre webtoons e webcomics é discutida e divide opiniões em ser ou não amplamente aceita. 

 
REFERÊNCIAS
GANIKO, Priscila. As diferenças entre mangá, manhua e manhwa. Jovem Nerd, 2020. Disponível em: https://jovemnerd.com.br/direto-do-bunker/as-diferencas-entre-manga-manhua-e-manhwa/. Acesso em: 06 de agosto de 2022. 

SÁH. Qual a diferença entre manhwa, manhua, mangá, webcomic e webtoon? Shiritori, 2020. Disponível em: https://shiritorii.wordpress.com/2020/04/29/qual-a-diferenca-entre-manhwa-manhua-manga-webcomic-e-webtoon/#:~:text=Afinal%2C%20qual%20a%20diferen%C3%A7a%20principal,%C3%A9%20publicado%20em%20infinite%20scroll. Acesso em: 06 de agosto de 2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »