Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/09/2022 às 21h53min - Atualizada em 03/09/2022 às 21h37min

As seis melhores animações em Stop Motion

Técnica está presente em muitos clássicos do gênero

Júlia Victória - Editado por Ana Terra
Fonte: Laika Entertainment
O stop motion é um método conhecido (e trabalhoso) usado especialmente em animações. A técnica consiste em usar cenários e personagens feitos manualmente na composição das cenas. Em cada quadro, os objetos são manuseados e fotografados detalhadamente. Na pós-produção, esses takes são reunidos para dar a ideia de movimento. Massa de modelar e bonecos de madeira estão entre os materiais frequentemente usados, o que ajuda a dar um ar ainda mais artesanal.
 
Por esse motivo, filmes feitos dessa forma demandam um tempo maior, tanto nas gravações quanto na finalização. Pela dificuldade e alto custo de produção é raro encontrar obras atuais com esta técnica. Por isso, muitas animações em stop motion que fizeram sucesso, e ainda ocupam um espaço especial no coração de quem assistiu, são mais antigas e constantemente lembradas por terem feito parte da infância de muitas pessoas.
 
Confira abaixo uma seleção dos melhores desenhos animados em stop motion:
 
1 - O Fantástico Sr. Raposo
Fonte: Fox Searchlight Pictures

Fonte: Fox Searchlight Pictures

O diretor norte-americano Wes Anderson é um nome conhecido no meio cinematográfico por conta de seu estilo bem característico, marcado pela simetria. Lembrado principalmente pelo trabalho em Grande Hotel Budapeste (2014), é um dos profissionais que escolheu trabalhar com stop motion.
 
A primeira animação de Wes Anderson, lançada em 2009, acompanha a família do Sr. Raposo que se muda para um novo lar em busca de recomeçar a vida (e afastar o pai do roubo de galinhas). Mesmo prometendo à esposa, a Sra. Raposa, que não iria mais cometer crimes, Raposo invade a fazenda dos vizinhos, o que vai gerar sérias consequências.
 
2 - Ilha dos Cachorros
Fonte: Fox Searchlight Pictures

Fonte: Fox Searchlight Pictures

Com o sucesso de O Fantástico Senhor Raposo, Wes Anderson decidiu arriscar outra vez. Com estreia em 2018, a trama conta a história do garoto Atari Kobayashi que mora na cidade de Megasaki, controlada pelo corrupto prefeito Kobayashi. Após o político aprovar uma lei que impede a presença de cachorros no local, diversos animais são enviados para uma ilha vizinha cheia de lixo. 
 
Atari não aceita abrir mão de seu cachorro Spots, então pede ajuda aos amigos, rouba um jato em miniatura e sai em busca de seu fiel companheiro. 
 
Ilha dos Cachorros é um grande exemplar do stop motion porque, para a produção, foram esculpidos 700 personagens e as filmagens duraram quase dois anos. Confira um pouco dos bastidores e o trabalho para construir os cenários e dezenas de bonecos de cachorrinhos:
 
3 - A Noiva Cadáver
Fonte: WARNER BROS. ENTERTAINMENT

Fonte: WARNER BROS. ENTERTAINMENT

Dirigido por Tim Burton, chegou aos cinemas em 2005 e trouxe às telas um conto gótico. Victor e Victoria vão se casar (depois de um acordo entre as suas famílias). Para ensaiar os votos, Victor vai sozinho à floresta. Entretanto, algo estranho acontece depois que ele termina o discurso e coloca a aliança em um galho. Na verdade, o tronco era o braço esquelético de Emily, uma noiva cadáver, que desperta após ser “pedida em casamento”.
 
Certa de que Victor realmente lhe pediu em casamento, Emily o leva para o mundo dos mortos. Enquanto ele tenta explicar o mal entendido e voltar para casa, as famílias estão certas que o noivo fugiu e já arquitetam outro casamento arranjado para Victoria.
 
4 - O Estranho Mundo de Jack
Fonte: Eric Swenson

Fonte: Eric Swenson

Antes de dirigir A Noiva Cadáver, Tim Burton se envolveu em outro projeto de stop motion. Em 1993, ele produziu e escreveu o roteiro de O Estranho Mundo de Jack, o qual foi dirigido por Henry Selick.
 
O filme virou um clássico e um dos melhores do estilo. Para mostrar as expressões e emoções de Jack Skellington foram usados 400 moldes de seu rosto. A animação de 1h20 demorou três anos para ser feita e contou com a participação de 120 pessoas. Ao todo, foram construídos 277 bonecos.
 
5 - Coraline
Fonte: Focus Features

Fonte: Focus Features

Baseado na obra de Neil Gaiman, Coraline é uma menina que está de mudança e descobre uma espécie de portal em sua própria sala. A passagem leva para um lugar praticamente idêntico a sua casa nova, habitado por duas pessoas muito parecidas com os pais, mas que possuíam botões ao invés dos olhos. Como estava chateada com a falta de atenção na “vida real”, Coraline se encanta com esse mundo secreto. Mas nem tudo é o que parece.
 
Dirigido por Henry Selick, tornou-se um filme de terror infantojuvenil. A produção usou cerca de 150 sets de filmagem e 250 bonecos. As gravações tiveram 18 meses de duração.
 
6 - Aardman Animations
 
Este tópico fica reservado para um dos estúdios que mais utilizou essa prática. Fundado em 1972, produzia alguns curtas para serem televisionados no Reino Unido, alguns chegaram a ganhar Oscars nos anos 1990.
 
Na década seguinte, decidiram gravar o primeiro longa. A Fuga das Galinhas foi o primeiro filme da Aardman Animations. Todos os personagens e os ambientes foram feitos de massa de modelar, o que levou o processo a ser extremamente trabalhoso, tanto na construção dos objetos quanto na movimentação desses.
Fonte: Aardman Animations

Fonte: Aardman Animations

Na época em que foi lançado, não havia estatueta de Melhor Animação no Oscar. Apesar de todo o esforço, não foi indicado em nenhuma categoria. A decisão da Academia gerou comoção e, em 2002, a organização criou um prêmio para reconhecer as melhores animações.
 
A Aardman produziu outras obras que são muito conhecidas, entre elas estão: “Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais”, que ganhou o Oscar em 2006, e “Shaun, o Carneiro: O Filme”.
Fonte: Aardman Animations

Fonte: Aardman Animations

O estúdio também lançou “Por Água Abaixo”. Porém, apesar da estética muito parecida com os anteriores, não foi feito em stop motion.
 
Referências:
BAZARELLO, Pablo. As Melhores Animações em Stop-Motion – Incluindo ‘Ilha dos Cachorros’. CinePop, 2018. Disponível em: https://cinepop.com.br/as-melhores-animacoes-em-stop-motion-incluindo-ilha-dos-cachorros-181630/. Acesso em 30 de agosto de 2022.
RAFAEL, Lucas. 10 MELHORES FILMES EM STOP-MOTION!. Legião dos Heróis, 2018. Disponível em: https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-melhores-filmes-em-stop-motion.html Acesso em 30 de agosto de 2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »