Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/09/2022 às 19h06min - Atualizada em 13/09/2022 às 09h16min

Anitta: o furacão de Honório Gurgel

Primeira brasileira atingir o 1º lugar Global do Spotify, a artista também fez história ao vencer um VMA

Gean Rocha - editado por Larissa Nunes
Anitta é a primeira brasileira a se apresentar no VMA. (Foto: Reprodução / Olhar Digital)

De origem humilde da zona norte do Rio de Janeiro, Larissa de Macedo Machado, conhecida mundialmente como Anitta, nasceu em 1993, seu primeiro contato com a música ainda criança foi no coral da Igreja de Santa Luzia, em Honório Gurgel, Rio de Janeiro, ela começou a cantar ainda com oito anos. Passou os próximos nove anos no anonimato, até que venceu um concurso como "Revelação do Funk" e se sentiu entusiasmada para apostar na carreira.

Hoje, uma das principais artistas brasileiras da atualidade, suas músicas fazem parte das mais tocadas nas rádios e playlists já há alguns anos. Sua carreira é marcada por sonhos, lutas e conquistas. Não foi fácil, mas Anitta fez sua fortuna e atingiu um patamar muito cobiçado por grandes artistas brasileiros.

Inicio da carreira e Furacão 2000

Tudo começou quando a cantora desistiu do estágio na Vale do Rio Doce e criou um canal no YouTube, onde compartilhava músicas e danças. A próxima etapa foi a escolha do nome artístico, inspirado na personagem principal da minissérie ‘Presença de Anita’ (2001), da Rede Globo.
Então, em 2010, a convite do produtor Batutinha, ela entrou para o grupo ‘Furacão 2000’, no qual se apresentava com outros artistas da marca. Não demorou muito para se destacar e fazer sucesso no Rio de Janeiro, ainda como ‘MC’.

No final de 2012, três anos antes de encerrar o seu contrato com o ‘Furacão 2000’, a cantora manifestou o desejo de sair da empresa e foi empresariada por Kamilla Fialho. A empresária de nomes como Valesca Popozuda e Naldo pagou uma multa de R$ 260 mil para rescindir o contrato da artista. Entretanto, logo isso valeria muito a pena.

Show das Poderosas

Em janeiro de 2013, Anitta foi contratada pela Warner Music e lançou seu primeiro álbum de estúdio, que incluía o som que viria a ser o mais importante da sua carreira: Show das Poderosas. A música foi um verdadeiro sucesso, permaneceu no topo das mais vendidas em lojas virtuais por semanas e se tornou uma das mais ouvidas na época, ultrapassando 10 milhões de visualizações no Youtube naquele mês. Hoje o vídeo conta com mais de 168 milhões de visualização.



Sucesso nacional

Com o clipe de “Meiga e Abusada” gravado em Los Angels, a carreira nacional de Anitta começou sua ascensão. A partir daí, a popularidade da artista só aumentou e vieram outras faixas de sucesso, como ‘Tá na mira’, ‘Menina Má’ e a baladinha ‘Zen’.

Já no lançamento do segundo álbum, intitulado ‘Ritmo Perfeito’ (2014), Anitta apostou na parceria com o rapper e compositor Projota, que participou e compôs a música ‘Cobertor’, além de outras faixas do disco. As parcerias não pararam por aí, a cantora lançou outros hits, como ‘Loka’, com a dupla Simone e Simaria, e também participou da música ‘Sua Cara’, com Pabllo Vittar e Major Lazer.

Leia mais: A potência de Anitta: o funk do Rio ao Coachella.
Fenômeno Anitta: de Honório para o mundo.

Anitta mostrou que é visionária, além de cantora, dançarina e compositora, ela é empreendedora, especialista em marketing e estratégia de negócios. Até 2019, a artista gerenciava a própria carreira, com isso, amadureceu, cresceu e se desenvolveu. Porém, conciliar a carreira de empresária e a vida artística estava muito cansativo. Então, ela optou por contratar seu atual empresário, Brandon Silverstein.

A Girl from Rio integrou em 2021 o Conselho de Administração do Nubank, contribuindo com sua experiência em estratégias de marketing sempre bem-sucedidas. Além de fazer publicidade para grandes marcas, como iFood, Adidas, C&A, Itaú, Claro, entre outras. Com isso, acumulou milhões e mais visibilidade no mercado publicitário.

Carreira Internacional

O ponta pé inicial para a carreira internacional começou em 2016 quando Anitta começou a fazer colaborações com artistas internacionais, ela participou da música ‘Ginza’, do cantor colombiano J Balvin, com quem posteriormente lançou mais duas músicas de sucesso: ‘Downtown’ e ‘Machika’.

Ainda no mesmo ano, Anitta gravou o hit ‘Sim ou Não’, com Maluma. A faixa explodiu e o videoclipe da música conta com mais de 424 milhões de visualizações no YouTube. Já em 2017, ela participou da música ‘Switch’, da cantora australiana Iggy Azalea.

Em 2019, a artista lançou o disco ‘Kisses’, que contou com participações internacionais consagradas, como o rapper Snoop Dogg, Becky G e Alesso.



 

1º do mundo Spotify

Com o hit ‘Envolver’, do álbum ‘Versions of Me’ (2022), que a estrela alcançou a primeira posição do Spotify Global. Anitta compôs, produziu a música e criou a coreografia conhecida como “El paso de Anitta”. Diversos seguidores movimentaram o TikTok reproduzindo a dança e, assim, o hit ganhou ainda mais notoriedade.

Video Music Awards

Com um objetivo de levar o funk carioca ao mundo, a dona de Envolver se apresentou no palco do MTV Video Music Awards, e entrou para a história como a primeira brasileira a fazer uma apresentação solo na premiação do VMA.

Anitta se apresentando no palco do VMA 2022. (Reprodução: MTV - YouTube)
 

Anitta colocou os fãs presentes no evento realizado em Nova Jersey, nos Estados Unidos, para dançar ao som da canção "Envolver", que a fez vencer o prêmio de melhor música latina. Além de cantar o hit, Anitta ainda levou o funk brasileiro para o palco principal do VMA 2022.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »