Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/10/2022 às 15h02min - Atualizada em 08/10/2022 às 14h21min

MeChat: Love Secrets, uma releitura do Tinder

Entre Matches e Unmatches, o jogo é uma ótima oportunidade para engatar um amor platônico

Letícia Nunes - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: PlayMe Studio / Reprodução: Facebook (@mechat.love.secrets)

O aplicativo de namoro online, Tinder, disponibilizado pela Match Group, revolucionou as formas de flerte na sociedade moderna através de um sistema gamer, que permite ao usuário escolher um perfil-card com interesses compatíveis — seja para um relacionamento casual ou duradouro —, com um simples deslizamento para a direita. 

 

Líder no nicho dos namoros virtuais, o Tinder é o mais lucrativo dentre as 45 plataformas de romance a qual Match Group é proprietário. Em setembro de 2022, o serviço completou uma década de atividade, obtendo um histórico construído por relatos que vão de relacionamentos bem sucedidos a encontros fadados e frustrantes. 

Fonte: PlayMe Studio / Reprodução: Facebook (@mechat.love.secrets)

Fonte: PlayMe Studio / Reprodução: Facebook (@mechat.love.secrets)

 

Visando poupar esforços para desviar de usuários mal-intencionados — como o caso criminoso em que o autor é conhecido por Galã do Tinder —, e aumentar as chances de matches assertivos, tem-se como opção viável o game-app MeChat: Love Secrets, que reinventa a proposta do Tinder a partir da simulação de paquera virtual.

 

CONHECENDO O APLICATIVO

Lançado em 2020 pelo PlayMe Studio, MeChat é um jogo para celular compatível para sistemas Android e IOS. Para cadastrar-se, é possível criar uma senha utilizando o endereço de e-mail ou vincular a conta ao Facebook. Em seguida, seleciona-se 5 interesses, um signo, um username e uma imagem para o avatar entre 12 opções.

 

Nas configurações, o jogador pode realizar alterações no perfil, assim como filtrar as preferências para os encontros. Para iniciar uma conversa, é preciso dar match dentre os personagens disponíveis — são poucos no início, mas surgem outros a cada 20 minutos. Já os encontros, dependem do nível de afinidade, que evolui com o pagamento das Gemas.

Fonte: PlayMe Studio / Reprodução: Facebook (@mechat.love.secrets)

Fonte: PlayMe Studio / Reprodução: Facebook (@mechat.love.secrets)

 

As Gemas são utilizadas, também, para desfrutar de recursos durante a interação com algum paquera, como ter acesso a áudios e fotos. O sistema de recarga se divide entre pago e orgânico, sendo o primeiro, opções de assinaturas com o benefício de acesso a histórias exclusivas, e o segundo, recompensas gratuitas recebidas por login diário e visualização de anúncios.

 

É recomendável verificar o espaço na memória do dispositivo antes de realizar o download do aplicativo, porque ele consome entre 730 MB para mais. Logo, para uma jogabilidade tranquila, rápida e sem travamentos, pode ser necessário uma limpeza. Atente-se também, a bateria, já que a plataforma tem um gasto mediano. 

 

AVALIAÇÃO E EXPERIÊNCIA

É notório o comprometimento do jogo com a elaboração dos roteiros, discussão de pautas sociais e representatividade LGBTQIAP+. As interações — desde o bate-papo até os encontros —, são bastantes convincentes, principalmente, diante das possibilidades de escolhas das respostas e decisões, e também, das trocas de áudio e fotos.

 

O modo como os níveis de afinidade entre o jogador e personagem evolui é natural e coerente. Assim como os encontros, que têm descrições detalhadas e envolventes, considerando que, a depender da rota, diferentes contextos  e universos são apresentados, levando a zero as chances de cair no tédio.

Fonte: PlayMe Studio / Reprodução: Facebook (@mechat.love.secrets)

Fonte: PlayMe Studio / Reprodução: Facebook (@mechat.love.secrets)

 

Sobre o sistema de Gemas, a versão orgânica já oferece uma experiência bem completa. As formas de recarga grátis são diversas, mas demandam de tempo para arrecadar uma quantia considerável, que dê para iniciar e concluir uma interação sem interrupções. Porém, o esforço vale a pena quando comparado ao preço das assinaturas.

 

Apesar disso, a falta de opções em idiomas limita bastante a experiência do jogador. No entanto, para aqueles que estão em fase de aprendizado no inglês, o MeChat pode servir como um recurso divertido para ampliar o vocabulário. Por fim, o aplicativo é recomendável para quem procura um entretenimento saudável para suprir a carência, sem correr o risco de machucar o coração.  

 

REFERÊNCIAS:

BBC. 10 anos do Tinder: o futuro do app que transformou o amor, o sexo e as relações. G1, 15 de set. de 2022. Disponível em: < https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2022/09/15/10-anos-do-tinder-o-futuro-do-app-que-transformou-o-amor-o-sexo-e-as-relacoes.ghtml >. Acesso em: 8 de out. de 2022.

 

COLOMBO, Anderson; DIAS, Carlos; FEREZIM, Renato; SALARO, Valmir. Justiça nega revogação de prisão de 'galã do Tinder'; 12 vítimas são identificadas por Ministério Público. G1, 6 de out. de 2022. Disponível em: < https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/10/06/justica-nega-revogacao-de-prisao-de-gala-do-tinder-12-vitimas-sao-identificadas-por-ministerio-publico.ghtml >. Acesso em: 8 de out. de 2022.

 

JANKAVSKI, André. Tinder dá resultado? Com quarentena, dona do aplicativo cresce 12% no 2º tri. CNN Brasil, 4 de ago. de 2020. Disponível em: < https://www.cnnbrasil.com.br/business/tinder-da-resultado-faturamento-da-dona-do-app-cresce-12-na-pandemia/ >. Acesso em: 8 de out. de 2022.

 

MENON, Isabella. Em 10 anos, Tinder transformou paquera em jogo e deu mais poder às mulheres. Folha de São Paulo, 10 de set. de 2022. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/09/em-10-anos-tinder-transformou-paquera-em-jogo-e-deu-mais-poder-as-mulheres.shtml >. Acesso em: 8 de out. de 2022. 

 

TAINA. Me Chat - O tinder seguro no seu celular! É agora gente sair com os 2d. Visual Novel Outros Games, 27 de abr. de 2022. Disponível em: < https://visualnoveleoutrosgames.blogspot.com/2022/04/me-chat-o-tinder-seguro-no-seu-celular.html >. Acesso em: 8 de out. de 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »