Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/10/2022 às 20h24min - Atualizada em 09/10/2022 às 18h41min

Filmes tristes deixam pessoas mais felizes

Uma pesquisa recente mostra que algumas pessoas se sentem mais felizes ao ver tragédias porque, assim, prestam mais atenção nos pontos positivos de suas vidas

Ana Lara Venturini - editado por Larissa Nunes
Ver filmes dramáticos relembra relacionamentos. (Foto: Reprodução / Google Imagens)

É muito importante entender que filmes são como uma terapia para as pessoas. A psicóloga especialista em filmes como terapia, Birgit Wolz, avalia que ao provocar emoções, assistir filmes pode abrir portas que poderiam permanecer fechadas. Segundo ela, muitos filmes transmitem ideias através da emoção e podem neutralizar o instinto de reprimir os sentimentos e desencadear uma liberação emocional no corpo do telespectador.

Uma pesquisa divulgada pela Variety abordou quais gêneros de filmes despertariam o maior interesse nas pessoas. O resultado foi um pouco controverso, visto que comédia ocupou o primeiro lugar com 43% e logo em seguida veio drama com 35%.

Essa situação pode parecer estranha pelo fato de comédia e drama serem temas bem opostos, mas na verdade não é tão estranho assim. Uma pesquisa mostrou que, na verdade, filmes tristes deixam as pessoas mais felizes.


 

Os estudos de Wolz mostram que a comédia é uma temática ideal para quem está preocupado e com ansiedade, pois ao rir de dalgo engraçado, esse sentimento é diluído, enquanto os filmes dramáticos ajudam a lidar com problemas externos. Com uma rotina tão exigente, uma pausa para uma história dramática pode causar reflexões, já que as coisas que acontecem com os personagens podem ser um exemplo de que nossa situação na vida real não é tão devastadora assim.

Segundo uma pesquisa da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, publicada na revista Communication Research (Tragedy viewers count their blessings: Feeling low on fiction leads to feeling high on lifeassistir a filmes tristes traz felicidade. De acordo com os cientistas, isso acontece porque a tragédia nas telas chama a atenção para aspectos positivos da vida do espectador.

Algumas pessoas se sentem mais felizes ao ver tragédias porque, assim, prestam mais atenção nas coisas boas que acontece nas suas próprias vidas. Isso porque os filmes dramáticos fazem as pessoas pensarem em seus próprios relacionamentos, o que as deixa mais felizes com a sua própria situação. Além disso, a pesquisa ainda mostra que é comprovado que emoções negativas tornam as pessoas mais pensativas.
 
A pesquisa envolveu 361 estudantes universitários que assistiram a uma versão resumida do filme Desejo e Reparação, de 2007. Antes e depois da exibição do vídeo da categoria drama, os participantes tiveram que responder várias perguntas que mediam o quanto eles estavam felizes com a própria vida. Eles também tiveram que dizer, antes, durante e depois do filme, em que grau eles sentiam determinadas emoções naquele momento.



Os participantes que demonstraram uma tristeza crescente enquanto assistiam ao vídeo foram mais propensos a escrever sobre pessoas reais com quem eles haviam tido algum tipo de relacionamento íntimo. Isso, por sua vez, aumentou a felicidade desses participantes após a exibição.

"As pessoas parecem usar dramas como uma forma de refletir sobre os relacionamentos importantes de sua própria vida. Isso pode ajudar a explicar por que filmes tristes são tão populares, apesar da tristeza que induzem momentaneamente", conta Silvia Knobloch-Westerwick, uma das pesquisadores do artigo.

Mas por que então é preciso ficar triste por ver uma história trágica para poder se sentir grato por seus relacionamentos? Segundo Knobloch-Westerwick, a pesquisa mostrou que emoções negativas tornam as pessoas mais pensativas.

"As emoções positivas são geralmente um sinal de que está tudo bem, você não precisa se preocupar, nem pensar sobre as questões da vida. Mas as emoções negativas, como a tristeza, fazem você pensar mais criticamente sobre a sua situação", disse ela.

A pesquisa conclui ainda que, em geral, relacionamentos são a principal fonte de felicidade na vida dos seres humanos, por isso pensar sobre eles deixam as pessoas mais felizes.

Esses filmes/séries dramáticas, sendo uma escapatória da realidade, também são uma forma de suprir a necessidade que as pessoas têm de saberem que existem coisas piores e que ela não está tão ruim quanto parece.

Uma outra interpretação, totalmente oposta, mas igualmente possível, pode ser de que as pessoas sentem um certo conforto ao se identificar com os dramas dos personagens e em saber que não estão sozinhas em seus próprios dramas da vida real.




 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »