Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/10/2022 às 18h21min - Atualizada em 10/10/2022 às 17h35min

Leitura nossa de cada dia

Como nos tornamos leitores?

Bruna Pereira - Revisado por Vanessa Kelly
A combinação de livros e café costuma agradar muitos leitores. (Foto: Reprodução/ Bulevar Livros).

A escrita e a leitura fazem parte da história da humanidade há muitos anos, e ao longo desse tempo, vem evoluindo. A escrita começou a existir ainda na época das cavernas ou periodo pré-histórico. Os homens faziam desenhos nas paredes das cavernas usando sangue de animais para representar suas caçadas e o que acontecia do seu cotidiano. Estima-se que as pinturas mais antigas foram feitas em torno de 40.000 anos a.C. Hoje, esse tipo de escrita é chamado de arte rupestre

 

Algum tempo depois, os homens foram se aperfeiçoando e criaram a escrita cuneiforme. Símbolos feitos com o auxílio de algum tipo de objeto. Para os historiadores, foi bastante difícil decifrar a língua, devido a ampla variedade de sinais. 

 

A escrita e a leitura andam juntas. Primeiro as pessoas foram representando as coisas que viam em forma de desenhos, depois os desenhos foram se transformando em símbolos, até chegarmos ao alfabeto. A leitura foi uma consequência dessas criações, pois o homem que criou a primeira palavra atribuiu um significado a ela, e o conhecimento foi sendo passado a diante e é o que acontece até hoje. A criança quando vai ser alfabetizada não conhece as letras ou sabem formar palavras, elas precisam de alguém que as ensinem.

 

As maravilhas que a leitura proporciona
 

A leitura é um mundo de possibilidades. Através dela as pessoas se comunicam, aprendem coisas novas, se informam e também se divertem. Para alguns a leitura é uma obrigação e não são todas as crianças que quando começam a aprender a ler tomam apreço pela leitura e a escrita, alguns preferem os números ou outras áreas. No entanto, para aqueles que se encantam com as palavras desde muito jovens, os livros passam a ser seus bons amigos. 

 

Para os que se apaixonaram pelo universo literário há infinitas opções para ler. As pessoas que gostam de sentir as emoções mais sinceras e anseiam para que todos tenham um final feliz, o romance é um dos gêneros literários mais famosos que nunca saem de moda. Apesar de também ser nos romances que conhecemos as dores do amor. E o gênero não está presente só em histórias exclusivamente de amor, também o vemos mesclado a diversos outros, como, fantasia e aventura, por exemplo. Estes são para aqueles que gostam de imaginar outros universos e como o mundo seria se tais coisas acontecessem na vida real. Existe a “alta fantasia”, que são universos criados exclusivamente pelo próprio autor, como A Guerra dos Tronos de George R. R. Martin, e a “baixa fantasia”, onde os universos fantásticos passam em lugares que já existem no nosso mundo, como por exemplo, “Harry Potter” de J. K. Rowling, que se passa em Londres.

 

Histórias de Terror

 

A intenção do terror e o suspense é trazer a toa um dos sentimentos mais primitivos dos seres humanos, o medo. Entretanto, sentir medo não é algo bom, então as pessoas gostam de histórias de terror? 

 

Existem estudos psicológicos que explicam porque as pessoas gostam de consumir este gênero, neste caso, tanto em livros quanto em filmes e séries ou até mesmo documentários de histórias reais. 

 

Alguns estudos da psicologia explicam que pessoas que consomem este tipo de gênero podem estar em busca de sentir as emoções de uma forma mais primitiva, e muitas vezes após sentir esta descarga de sentimentos, passam a se sentir melhores. Em outros casos, algumas histórias de terror fazem referência aos problemas sociais, fazendo então que quem esteja consumindo passe por uma série de reflexões. Não podemos deixar de citar que apesar de serem histórias macabras, muitas vezes elas possuem um final feliz, em que o “mocinho” derrota o “vilão”. E claro, tem aqueles que assistem por mera curiosidade e não sentem tanto medo quanto os demais. Um dos autores mais aclamados de livros de terror é Stephen King.

 

Cinco Indicações de livros para quem não gosta de ler

Leia também: O Brasil profundo e desconhecido em Torto Arado


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »