Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/10/2022 às 13h50min - Atualizada em 15/10/2022 às 13h08min

Brasil Game Show 2022: Conheça um pouco do que rolou na maior feira de games da América Latina

Retorno da edição presencial contou com 7 dias de evento

João Vitor O. Santos - Editado por Ana Terra
Foto: João Vitor O. Santos/Redação

Após um hiato de dois anos por conta da pandemia do novo corona vírus, a maior feira de games da América Latina, Brasil Game Show, retornou ao evento presencial em São Paulo nos dias 6 à 12 desse mês. A 13º edição da feira contou com mais de 400 expositores e cerca de 3.000 influenciadores em sete dias repletos de atrações, confira aqui um pouco do que aconteceu: 
 

Stands

Playstation
Um dos maiores painéis da edição foi o da gigante japonesa, Playstation. A empresa disponibilizou 88 estações com TV’s, Playstation 5 e/ou 4 e Headsets. Nessas estações gratuitas, o visitante poderia entrar na fila e escolher um game para jogar. Os games disponíveis eram: Gran Turismo 7, Horizon Forbiden West, Sackboy: Uma Grande Aventura Demon’s Souls, The Last of Us Part I, Returnal, FIFA 23, Apex, F1, Multiversus, Astro’s Playroom, Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões, Assassin’s Creed Valhalla, Far Cry 6, Resident Evil Village, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, Marvel’s Spider-Man Miles Morales e Marvel’s Spider-Man – Ultimate Edition.  

 



Nintendo 
A Nintendo passa por uma conturbada relação com os fãs brasileiros após as decepções pela falta de tradução da maioria dos games ao português. Entretanto, a empresa busca reconquistar o carinho dos fãs e esteve na feira com o segundo maior stand. A empresa contou com uma grande tela no seu centro onde era possível competir no game Mario Kart 8 Deluxe com outros visitantes da feira. A corrida estava sendo transmitida para todos que passarem pelo stand. 

Além disso, em estações menores, era possível jogar It Takes Two, Just Dance, Kirby’s Dream Buffet, Mario Party Superstars, Mario Strikers Battle League, Minecraft, Nintendo Switch Sports, Pokémon Legends: Arceus, Super Smash Bros: Ultimate e The Legend of Zelda: Breath of The Wild. Entre todos os mencionados, os que mais chamaram atenção do público foram Splatoon 3 (o atual “queridinho” dos fãs) e Mario + Rabbids: Sparks of Hope (game que está previsto para lançar no dia 20 desse mês).  

Outros games, além dos citados, também estavam disponíveis nas estações. Mas estes merecem um tópico separado: Cassiodora, Cobra Kai: The Karate Kid Saga Continues, Horizon Chase Turbo: Senna Sempre e Kukoos Lost Pets. O que diferencia estes games dos demais, e, portanto, os torna merecedores de destaque, é o fato de que todos eles foram desenvolvidos por produtoras brasileiras.




Samsung 
A Samsung chegou à feira com o anúncio de seu mais novo monitor gamer, o impressionante Odyssey Ark. São 55 polegadas de pura resolução 4k, painel curvo com 1000R, LEDs Quantum Matrix e suporte HDR 10+, isso tudo em um monitor que pesa cerca de 20kg

Além desse importante passo para se conectar ainda mais ao público gamer, a Samsung contou com estações para jogar Multiversus (game que só poderia ser jogado na stand da Samsung), Fall Guys, Fortnite e FIFA. Em uma sala decorada estavam disponíveis One Piece Odyssey e Elder Ring, com direito a foto com cosplayers e copos de brinde. 


Fonte: Samsung/Divulgação

Fonte: Samsung/Divulgação

Monitor gamer Odyssey Ark


Ubisoft 
A Ubisoft contou com um espaço de exposições celebrando os 15 anos da saga Assassin’s Creed. Diferente dos outros anos, as suas estações de gameplays não estavam juntas em apenas um stand, ficaram distribuídas cerca de 100 estações em espaços de marcas parceiras: Asus, Fast Shop, Acer, Dell, Reddragon, Lenovo, Playstation e Nintendo. Os games disponíveis foram Rainbow Six: Mobile, Rainbow Six Siege, Riders Republic, Just Dance 2022, Brawlhalla, Far Cry 6, Just Dance e saga Assassins’s Creed. 

Alguns dias antes do início da BGS, surgiu um meme dizendo que haveria um torneio de lambada onde a melhor dupla ganharia 1.000 reais em costela e um fone de Assassin's Creed Valhalla. A Ubisoft, em primeiro momento, desmentiu, mas um tempo depois repostou o meme confirmando que realmente teria um torneio valendo os tais prêmios.  


Magalu + Kabum! 

A Magalu Games e Jovem Nerd anunciaram Ruff Ghanor, game de cartas com elementos de roguelike, onde a cada derrota, o jogador enfrenta desafios e fases totalmente diferentes das enfrentadas anteriormente. Ruff Ghanor é baseado no primeiro livro da trilogia A Lenda de Ruff Ghanor, escrita por Leonel Caldela e, que por sua vez, teve origem no Nerdcast Especial de RPG em 2011.  O game está sendo desenvolvido por X Gameworks em versões para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e Nintendo Switch.   


A Magalu dividiu stand com a empresa Kabum!, além das atrações de influencers para meet & greet, o stand contou com estações para o teste de alguns games em computadores, simuladores para jogos de corrida e cockpits em VR. 

Nesse stand também estava disponível uma cabine de ar onde os visitantes poderiam entrar e brincar de pegar o cupom no ar. Entre os diversos prêmios que voavam dentro da cabine, estavam: monitores gamers, TV’s, headset’s, Playstation 5, cupons de desconto, entre outros. 

 

Brindes

A 13º edição da BGS apresentou uma variedade de brindes para os visitantes. Foram posters, canetas, copos, pelúcias, mochilas e até outros objetos de mais valor como TV’s, headset’s e videogames. Tudo isso estava espalhado por diversos stands. Alguns eram garantidos ao postar uma foto com o user da marca, outros era preciso cumprir um desafio ou jogar um game. Por exemplo o stand da Evoverse: nele, ao gravar um vídeo em 360º, o visitante ganhava uma sacola com copo, adesivos e enfeite de maçaneta. Açaí estava sendo distribuído a quem postasse uma foto marcando o user do game. Além disso, era possível se candidatar ao campeonato do game e concorrer a um carro Fiat Pulse 0km.
 

REFERÊNCIAS

Stival, R. PlayStation na BGS 2022 PLAYSTATION.BLOG 04 de out. de 2022. Disponível em: <https://blog.br.playstation.com/2022/10/04/playstation-na-bgs-2022/>. Acesso em 14 de out. de 2022.

SOUSA, C. Jovem Nerd e Magalu Games anunciam jogo inspirado em Ruff Ghanor NERDBUNKER 08 de out. de 2022. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/ruff-ghanor-jogo-anunciado-magalu-games/>. Acesso em 14 de out. de 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »