Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/11/2022 às 20h05min - Atualizada em 26/11/2022 às 19h32min

171 | Conheça o GTA Brasileiro com mundo aberto, crime e polêmica

Game está sendo acusado de ser 171 com os jogadores

João Vitor O. Santos - Editado por Ana Terra
Fonte: Divulgação/BetaGames Group

Após 7 anos de desenvolvimento, campanhas de financiamento coletivo e muita ansiosidade por parte dos fãs, o game conhecido como “GTA Brasileiro”, 171, foi lançado em acesso antecipado no dia 17 desse mês. 171 chegou aos mais vendidos da Steam nos primeiros dias de lançamento, entretanto, a alegria da desenvolvedora Betagames Group não durou tanto e logo deu espaço a preocupação de explicar sobre o real uso do dinheiro arrecadado. 


Em apenas 3 dias depois do lançamento, 171 já teve a sua polêmica. O site chamado MixMods publicou uma acusação grave sobre o real uso do dinheiro recebido no financiamento coletivo do game. A publicação feita pelo “Junior_Djjr“ defende o fato de que o game não foi entregue como deveria, levando em consideração o tempo e o dinheiro investidos em sua criação. 

Uma das acusações mais graves, foi sobre o arrecadamento para a criação do sistema de dia e noite para o game: uma das campanhas do 171 pedia 58 mil reais e listava uma série de coisas que seriam feitas com esse dinheiro. Logo essa campanha foi atualizada para 85 mil e outro item entrou para a lista, o tal sistema de dia e noite. Então, seguindo a lógica, seriam 27 mil reais para a criação de um sistema que comtemplasse os climas do game. Porém, segundo o dossiê, o sistema usado é um asset comprado na Unreal Marketplace. 

O dossiê aponta que esse sistema é apenas um dos descobertos nos arquivos do game, acusa de que outros também foram comprados, como o minimapa do game, o sistema de gps, água, skins de personagens e até vegetações. 

Dois dias após a postagem no MixMods, a Betagames Group se pronunciou sobre o assunto. A desenvolvedora se defende dizendo que o processo de criação vai além da montagem de sistemas e assets. Demanda tempo, criatividade e técnica. Diz que o orçamento não foi apenas na criação, mas também em pagamentos para a equipe interna, colaboradores externos, impostos e equipamentos usados no desenvolvimento.   

 



A Betagames Group não só comenta sobre a acusação de uso de assets prontos, como também cita um dos usados no game, o FGear para o sistema dos carros. A desenvolvedora revela que o uso dos assets acelera o processo de criação de outras mecânicas no game, mas que, mesmo assim, demanda tempo e esforço da equipe. A escolha de usar um asset vai além de apenas ativá-los no game: depois de escolhido um sistema, ele deve ser aplicado, testado e até modificado para garantir um melhor funcionamento. Ela também se defende sobre o real uso do dinheiro do sistema dia e noite:  “O valor líquido da meta estendida aproximado de R$21.000 caso alcançado seria destinado não só para o desenvolvimento da mecânica de dia e noite imersivo, mas também em outras mecânicas como: Mercado informal para a compra de armas, bares e outras lojas interativas pela cidade, duas armas novas, incluindo uma branca que por se tratar de uma mecânica diferente das demais armas até então, demandaria trabalhos extras de áreas diferentes.” escreve. 

A nota postada pela desenvolvedora se defende de toda as acusações e, sempre que aparece uma oportunidade, tenta demonstrar o impacto que a polêmica tem na sua imagem e na imagem da equipe por trás do 171. No final de tudo, comenta sobre todos os dados e listas estarem disponíveis para consulta na página do financiamento coletivo. “Sabendo que a verdade pode ser facilmente distorcida, é nosso papel como empresa manter transparência, parceria e lealdade com todos vocês que acreditam e contribuíram com o projeto desde que ele era apenas uma ideia”. 

O QUE OS PLAYERS ACHAM DO GAME? 

Com arrecadações devidamente utilizadas, ou não, 171 demorou bastante para o lançamento, mas essa demora valeu mesmo a pena?  Para um lançamento em acesso antecipado de Alpha (game em desenvolvimento, mas jogável), sim. Na Steam, 78% das análises são positivas, mas todas possuem pontos em comum com as análises negativas: baixa qualidade gráfica e mal otimização.  

Acontece que a comunidade gamer brasileira ficou extremamente dividida com 171 e as polêmicas de assets tornaram tudo ainda mais polarizado. O lado positivo defende que o game se faz valer, já que é uma versão em desenvolvimento e, além disso, é uma produção independente.  Porém, o lado negativo pesa a mão sob as alegações de que o game não é 100% brasileiro já que as assets compradas são de fora e, o tempo de desenvolvimento exige uma qualidade melhor. 

 

REFERÊNCIAS: 

SCHULZE, T. 171, GTA brasileiro, é lançado! Mas vale a pena? Veja reviews VOXEL 20 de nov. de 2022. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/voxel/254630-171-gta-brasileiro-lancado-vale-pena-veja-reviews.htm> Acesso em 23 de nov de 2022. 

REDAÇÃO, 171, jogo conhecido como GTA brasileiro, fica disponível para download no PC CULTURA 18 de nov. de 2022. Disponível em: <https://cultura.uol.com.br/esporte/noticias/2022/11/18/4553_171-jogo-conhecido-como-gta-brasileiro-fica-disponivel-para-download-no-pc.html> Acesso em 23 de nov de 2022.  

Junior_Djjr Jogo 171 – Dossiê MIX MODS 20 de nov. de 2022. Disponível em: <https://www.mixmods.com.br/2022/11/jogo-171-dossie/> Acesso em 23 de nov de 2022. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »