Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/12/2022 às 23h11min - Atualizada em 04/12/2022 às 22h59min

The Callisto Protocol chega ao mercado com reviews positivas

Apesar de alguns problemas de lançamento e das comparações com Dead Space, o game da Krafton conta com um saldo positivo em seus primeiros dias de vida

Felipe Grande - Editado por Ana Terra
The Callisto Protocol era um dos títulos mais aguardados do ano pelos fãs de games de terror e sobrevivência, especialmente por ele ser popularmente citado como o “sucessor espiritual de Dead Space” e dirigido por um dos criadores de tal, Glen Schofield. O game foi lançado oficialmente no dia 2 de dezembro para os consoles de nova e antiga geração, e PC.


Como já era de se esperar, o lançamento é de fato uma repaginação de Dead Space, com personagens e trama diferentes, mas com uma grande semelhança que fizeram a franquia original ser tão bem sucedida: monstros e espaço. Em The Callisto Protocol, no entanto, os momentos de ação superam os de terror, de acordo com reviews já publicados na internet, fazendo com que o gore e as mortes brilhem mais, se comparado com Dead Space.

Então, The Callisto Protocol é um Dead Space com visuais repaginados?

Esse é um questionamento que pode passar na mente dos jogadores ao se depararem com os cenários e com a história do game, e as comparações são em geral inevitáveis. No entanto, vale lembrar que a temática de terror no espaço já era algo muito aclamado desde anos antes de Dead Space se tornar realidade, especialmente com os filmes da franquia Alien.

Portanto sim, The Callisto Protocol se inspira, e muito, em Dead Space, mas com mecânicas, trama, personagens e universo novos, que são elogiados nos reviews dos principais veículos de comunicação especializados em games, como é dito por Tristan Olgivie para o IGN: “The Callisto Protocol é um tour extremamente atmosférico e carregado de ação por um matadouro espetacular no espaço”.

Apesar disso, vale notar que o game chegou com uma recepção mista da crítica e dos jogadores, com vários deles relatando problemas de otimização e bugs, especialmente quando se fala nos recursos de ray tracing na nova geração. No PC, usuários relatam muitos congelamentos e quedas bruscas de FPS, como pode ser visto neste vídeo compartilhado no Twitter:

 
Estes problemas foram relatados principalmente no dia de lançamento do game, e foram respondidos com um patch para PC e um anúncio a partir da conta oficial do game no Twitter, que aponta novos updates nos próximos dias para uma maior estabilidade e qualidade de vida.
 
The Callisto Protocol já está disponível para Xbox Series, Xbox One, PS5, PS4 e PC. O game é desenvolvido pelo estúdio Striking Distance e distribuido pela Krafton, e conta com Karen Fukuhara, a Kimiko de The Boys, em seu elenco principal.

REFERÊNCIAS:

CHUNG, MOTA. “The Callisto Protocol: Preview - Será que você está preparado para enfrentar a lua morta de Júpiter?”. IGN, 2022. Disponível em: https://br.ign.com/the-callisto-protocol/103471/preview/the-callisto-protocol-preview-sera-que-voce-esta-preparado-para-enfrentar-a-lua-morta-de-jupiter. Acesso em: 28/11/2022.
GIANNOTTI, Raphael. “The Callisto Protocol teve cerca de 2 horas de gameplay vazada”. Adrenaline, 2022. Disponível em: https://adrenaline.com.br/noticias/v/80610/the-callisto-protocol-2-horas-gameplay-vazada. Acesso em: 29/11/2022.
VIEIRA, Douglas. “The Callisto Protocol ganha trailer live action assustador”. Voxel, 2022. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/voxel/255012-the-callisto-protocol-ganha-trailer-live-action-assustador.htm. Acesso em: 29/11/2022.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »