Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/12/2022 às 23h46min - Atualizada em 06/12/2022 às 23h34min

Portugal vence a Suíça por 6x1 e está nas quartas de final

Com Cristiano Ronaldo no banco de reservas, portugueses vencem com autoridade e torcida fica confiante para a próxima fase

Daniel Godoy - Editado por: Alan Martins
Comemoração do gol de Gonçalo Ramos (Foto: Getty Images)
A Seleção Portuguesa está classificada para as quartas de final da Copa do Mundo após vencer a Suíça pelo placar de 6x1. O destaque do jogo vai para o atacante Gonçalo Ramos, que marcou três vezes. Os outros gols foram marcados por Pepe, Raphael Guerreiro e Rafael LeãoOs portugueses enfrentam a seleção de Marrocos no próximo sábado. As duas equipes já se enfrentaram na Copa de Mundo de 2018. Naquela ocasião, Portugal venceu por 1x0.

Antes de a bola rolar, havia desconfiança em relação a ida de Cristiano Ronaldo ao banco de reservas. No entanto, o substituto Gonçalo Ramos fez três gols e deu conta do recado. 
Após o gol marcado pelo zagueiro Pepe, o meia Bruno Fernandes igualou o inglês Harry Kane e se tornou o líder de assistências da Copa do Mundo. Ambos possuem três passes para gol na competição. Além disso, a vitória de Portugal em cima da Suíça é a terceira maior goleada da história das oitavas de final da Copa do Mundo. Igualou a vitória da Hungria, que goleou as Índias Orientais (Atual Indonésia) na Copa de 1938 por 6x1. Enquanto que a Itália venceu os Estados Unidos por 7x1 no mundial de 1938, quando se sagrou bicampeã do mundo.

1° TEMPO
 Nos minutos iniciais, a Suíça ficou mais tempo com a bola no campo de ataque. O técnico Murat Yakin montou o time na formação do esquema 4-5-1 e procurou aproximar o meia Shaqiri do atacante Embolo para criar mais oportunidades de finalização. Com Cristiano Ronaldo no banco de reservas, os portugueses não conseguiam manter a bola no campo de ataque.
Mas na primeira finalização, o time foi eficiente. Após cobrança de lateral, o atacante João Félix recebeu e tocou para o centroavante Gonçalo Ramos chutar forte e mandar a bola para a rede, sem chances de defesa para o goleiro Sommer. Aos 21, a equipe de Portugal continuou pressionando. Gonçalo Ramos recebeu na área, tocou para o volante Otávio, que de primeira, mandou nas mãos de Sommer.
No minuto 29, a Suíça teve o primeiro lance de perigo. Shaqiri cobrou falta e o goleiro Diogo Costa defendeu. Aos 31, João Félix cruzou na área e o zagueiro Schar quase marca contra. No escanteio cobrado pelo meia Bruno Fernandes, o zagueiro Pepe tocou de cabeça e ampliou a vantagem portuguesa no placar. Nos momentos finais, Bruno Fernandes deu um belo passe para Gonçalo Ramos, que parou nas mãos de Sommer. Já nos acréscimos, o lateral Raphael Guerreiro arriscou de fora da área e mandou por cima.
A Suíça começou melhor, mas após sofrer o gol, o time não se recuperou na partida. Do outro lado, os portugueses tiveram cinco chutes a gol durante o primeiro tempo e foram eficientes.

2° TEMPO
Apesar da vantagem, os portugueses não deixaram de atacar. O lateral Dalot foi até a linha de fundo, cruzou e Gonçalo Ramos marcou o segundo gol dele no jogo. Aos nove, Gonçalo Ramos recebeu e deu um belo passe para Raphael Guerreiro, que de frente para o goleiro, mandou a bola para a rede, fazendo o quarto gol português na partida.
Em uma das únicas oportunidades que a Suíça teve no duelo, colocaram a bola para dentro. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para o zagueiro Akanji diminuir a desvantagem no placar. Aos 15, com o duelo praticamente decidido, a torcida portuguesa pediu a entrada de Cristiano Ronaldo. Por volta dos 20, a Seleção Portuguesa decidiu administrar o resultado. Com isso, buscava explorar contra-ataques. Mesmo assim, o sistema defensivo estava bem armado e a Suíça criava poucas oportunidades.
Aos 21, João Félix deu um belo passe para Gonçalo Ramos, que de frente para Sommer tocou de “cavadinha”, ampliando o tamanho da goleada. Seis minutos depois, o técnico Fernando Santos acatou o pedido da torcida e colocou Cristiano Ronaldo em campo. Ele entrou no lugar de Gonçalo Ramos. O jovem de 21 anos saiu bastante aplaudido. Aos 38, a bola sobrou para Cristiano Ronaldo. O camisa sete avançou e mandou ao gol, porém estava impedido.
Nos minutos finais, a equipe de Portugal conseguiu ser efetiva no contra-ataque. Rafael Leão, que entrou no lugar de Bruno Fernandes, foi lançado, cortou para o meio e marcou um golaço no canto esquerdo de Sommer.
No contexto geral, os portugueses tiveram o controle do jogo do começo ao fim, o que tornou o placar elástico e justo. Mesmo quando diminuíram o ritmo, foram efetivos nos contra-ataques e construíram um placar confortável.

Próximos jogos
A Seleção Portuguesa enfrenta a equipe do Marrocos, às 12h (de Brasília), no estádio Al Thumama Stadium. Já a Suíça está eliminada.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »