Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/12/2022 às 09h19min - Atualizada em 10/12/2022 às 09h06min

O Mestre Tim Burton

Amanda Santos - Editado por Marcela Câmara
No dia 23 de novembro, estreou na Netflix á série Wandinha com a direção de Tim Burton. O diretor e conhecido por seguir um padrão em seus trabalhos. Que tal detalharmos mais deste fantástico diretor que já nos proporcionou admiráveis obras.

Em 2005 o diretor dirigiu a segunda adaptação de A Fantástica Fábrica de Chocolate, adaptação do livro de Roal Dahl. A cómedia, Willy Wonka vivido por John Depp, que álias segundo o diretor é seu ator favorito. A história do filme baseia-se em um sorteio promovido pelo Sr. Wlly Wonka, 5 crianças serão premiadas com um cupom dourado que encontra-se apenas em 5 barras de chocolate. O prêmio será uma visita em sua fábrica de chocolate.

Contudo, este não é um único prêmio  por trás deste tour e uma das crianças deverá provar que têm a capacidade de ganhar o prêmio final. O diretor como sempre deixou sua marca na historia, afixionando por cores morbidas neste filme abusou de cores e coisas lúdicas.

Clássico de 1988 o longa mostra a "pós-vida" de um casal que morreu em um acidente de carro, Barbara (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) que vivem como fantasmas em sua casa, por não aceitarem a morte. Quando a familia Deetzes compra a residência, os fantasmas decidem assombrá-los, um plano que não dá muito certo. Então, eles resolvem contratar os serviços de Beetlejuice(Michel Keaton), o que se prova ser bem perigoso já que ele usa medidas não muito apropriadas. Segundo Burton, esse filme é uma versão grotesca de O Exorcista.

Certamente é a obra mais conhecida de Tim Burton e de grande sucesso nos anos 1990. Edward (Johny Depp), é um jovem que vive isolado no casarão de uma pequena cidade. O jovem peculiar possui enormes lâminas no lugar de suas mãos. Vítima da própria inocência, conquista uma parte da cidade mas é perseguido por outros que o consideram uma aberração.

Alice no País das Maravilhas ganhou uma adaptação do diretor, que apostou no ponto de vista de uma Alice mais velha. O tom colorido remete ao lúdico da história e nos brindou com personagens fiéis aos livros mas, com uma visão que só Burton possuí caracteristicas em suas obras. Mas muito mais que entreterimento, o filme é um convite/reflexão para o autoconhecimento.

Um dos dons de Tim Burton é criar universos fantásticos, não foi a toa que a Netflix colocou em suas mãos á direção e produção de Wandinha, série protagonizada por Jenna Ortega. A série chegou á plataforma de streamings no último dia 23 de Novembro, acompanha a jovem Wandinha Addams, que chega ao colégio Nunca Mais para se safar de uma de suas façanhas. Mas reviravolta se dar por ela começar a se interessar pelas ondas de assassinato que aconteciam por lá.

A grande surpresa é que mal estreou e já é a série mais assistida da história da Netflix, desbancando o carro chefe do streaming, Stranger Things. Isso só mostra a versatilidade, identidade e talento de Tim Burton. Abaixo listamos os filmes da carreira deste inigualável Diretor.

Top Filmes:

As Grandes Aventuras de Pee Wee (1985).
Os Fantasmas se Divertem (1988).
Batman (1989).
Edward Mãos de Tesoura (1990).
Batman: O Retorno (1992).
O Estranho Mundo de Jack (1993).
- Ed Wood (1994).
Marte Ataca (1996).
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1998).
Planeta dos Macacos (2001).
Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003).
A Noiva Cadáver (2005).
- A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005).
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007).
-  Alice no País das Maravilhas (2010).
Frankienweenie (2012).
Sombras da Noite (2012).
Grandes Olhos (2014).
O Lar das Crianças Peculiares (2016).
Dumbo (2019).

Referências
Petry,Gabriela Freire. Wandinha 5 melhores produções de Tim Burton. <https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/254646-wandinha-5-melhores-producoes-tim-burton.htm>. Acesso em 28 de Novembro de 2022.

Duvanel, Talita. Serie Wandinha apresenta familia Addams com assinatura de Tim Burton. <https://oglobo.globo.com/cultura/streaming/noticia/2022/11/serie-wandinha-apresenta-familia-addams-com-assinatura-de-tim-burton.ghtml>. Acesso em 28 de Novembro de 2022.

Cinema 10. As Personalidades de Tim Burton.<https://cinema10.com.br/personalidades/tim-burton>. Acesso em 28 de Janeiro de 2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »