Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/12/2022 às 18h47min - Atualizada em 10/12/2022 às 18h33min

França vence a Inglaterra e está na semifinal

Franceses passam sufoco, mas conquistam a sétima semifinal de Copa do Mundo

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Giroud é o maior atilheiro da Seleção Francesa com 53 gols marcados (Foto; Getty Images)
Não foi fácil, mas a França está classificada para a semifinal da Copa do Mundo de 2022 após vencer a Inglaterra por 2x1, neste sábado (10). O volante Tchouaméni abriu o placar a favor dos franceses, Harry Kane empatou para a Inglaterra, e Giroud fez o gol que colocou os franceses na próxima fase. Com este resultado, vão enfrentar a equipe de Marrocos, que venceu Portugal por 1x0.

Esta é a segunda semifinal de Copa do Mundo consecutiva que o time do técnico Didier Dechamps participa. Em 2018, venceu a Bélgica por 1x0. Na final a Seleção Francesa Croácia por 4x2 e se sagrou bicampeã do mundo.
Um dos destaques da equipe francesa nesta competição é o atacante Olivier Giroud. Depois de passar o mundial de 2018 em branco, já marcou quatro vezes na edição atual. O jogador do Milan é o maior artilheiro da história da Seleção com 53 gols marcados. Dois de vantagem em relação a Thierry Henry, que possui 51.
Do outro lado, quem bateu recorde foi o atacante Harry Kane. Apesar de ter perdido pênalti, chegou à marca de 53 gols com a camisa inglesa e igualou o ex-atacante Wayne Rooney. Além disso, Kane também se aproxima de Gary Lineker, artilheiro da Inglaterra em Copas do Mundo, tendo marcado dez vezes. O atual camisa nove possui oito tentos na competição.

1° TEMPO
Ambas as equipes tentavam propor o jogo no começo da partida. Entretanto, havia bastante cautela para que não sofressem contra-ataques. A França cadenciava mais o jogo. Já os ingleses exploravam as pontas por meio dos atacantes Saka e Foden. Aos 10, o meia Griezmann acionou o atacante Dembelé na direita, cruzou ao centroavante Giroud, que mandou a bola nas mãos do goleiro Pickford.
Como a defesa inglesa estava bem montada, os franceses usaram como alternativa a troca de passes e o chute de longa distância. No minuto 16, Mbappé fez linda jogada no meio de campo, tocou para Dembelé, que passou para o volante Tchouaméni chutar de fora da área e abrir o placar para a atual campeã mundial. Aos 20, o lateral-esquerdo Luke Shaw cobrou falta pela direita e o goleiro Lorris encaixou. Momentos depois, o atacante Harry Kane recebeu, girou e Lorris defendeu, no rebote, a defesa francesa tirou em cima da linha.
Em desvantagem no placar, os ingleses não desistiram de empatar o jogo e foram para cima, porém o sistema defensivo da França estava bem armado. Aos 28, Harry Kane arriscou de fora da área e Lorris espalmou. Nos minutos finais, o jogo estava muito truncado. A Inglaterra não criava muitas chances. Do outro lado, os franceses evitavam se expor no campo de ataque.
O primeiro tempo teve poucos chutes a gol. Ao todo, foram três dos ingleses e dois dos franceses. Mesmo assim, em uma das raras oportunidades, Tchouaméni abriu o placar no estádio Al Bayt Stadium
.

2° TEMPO
No começo da etapa final, os ingleses continuavam pressionando. A bola sobrou para o meia Bellingham, que chutou forte, mas Lorris fez linda defesa. A Inglaterra foi um time valente. Enquanto não empatasse, não iria desistir. Aos seis, Sako recebeu na direita, driblou e foi derrubado. O árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti. Harry Kane bateu e deixou tudo igual.
Após sofrer o empate, os franceses foram em busca da vitória. Em contra-ataque, o volante Rabiot bateu de fora da área e Pickford defendeu. Aos 14, Saka driblou a marcação, mas no chute, foi parado por Lorris. O jogo estava bastante equilibrado. Ambos os times buscavam o gol da classificação. No minuto 15, Kane recebeu cortou para o meio e Lorris encaixou.
O francês Theo Hernandez tem como característica ser um lateral que vai até a linha de fundo. No entanto, na semifinal precisou marcar o atacante Saka, que fazia um ótimo jogo. Com isso, fez uma função diferente da qual está acostumado. Aos 23, os ingleses chegaram novamente. Após falta cobrada, o zagueiro Maguire cabeceou para fora. A Inglaterra dominava as ações do segundo tempo, o que faltava era caprichar nas finalizações.
A França chegou novamente aos 30 minutos. Em cruzamento na área, Dembelé tocou para Giroud, que escorou, mas Pickford fez grande defesa. Na sequência, o meia Griezmann cruzou e Giroud se antecipou, colocando a França à frente no placar. Todavia, não deu muito tempo para comemorar. O meia Mount foi derrubado e o árbitro marcou pênalti. Harry Kane bateu e mandou para fora. Um alívio ao torcedor francês.
Nos minutos finais, os ingleses procuram cruzar a bola na área adversária, mas estava complicado ter sucesso na execução. Ainda tiveram uma cobrança de falta pela intermediária no último lance do jogo. O atacante Rashford bateu e mandou na rede do lado de fora.
No geral, a Inglaterra foi superior durante o jogo. Em contrapartida, nas poucas oportunidades que os franceses tiveram, foram eficientes e mandaram duas bolas para as redes.

PRÓXIMOS JOGOS
Com a derrota, a Inglaterra se despede de mais uma Copa do Mundo. A França enfrenta a surpreendente seleção de Marrocos na próxima quarta-feira (14), às 16h (de Brasília), no estádio Al Bayt Stadium.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »